domingo, 25 de agosto de 2013

E o adeus à marmita me deixou feliz!!!

Lembram do post "Eu, minha preguiça e a marmita!!!"?

Não imaginava como ficaria feliz ao não precisar perguntar para a pessoa responsável por pedir a marmita:

- O que temos de ruim para hoje?

É visível a tristeza das minhas colegas ao fazerem o pedido da "dita cuja". Era visível minha tristeza também e aquilo ia descendo no automático, mais ou menos como "preciso deglutir para viver". Gente! Tenho o direito de ser feliz! Tenho o direito de comer por prazer algo gostoso e não uma gororoba por obrigação!

A postagem "Eu, minha preguiça e a marmita!!!" rendeu muitas dicas importantes e muito apoio para essa mudança tão necessária e essencial. Obrigada a cada um de vocês que me ajudou a enxergar melhor o que eu estava fazendo com minha alimentação, razão pela qual vou compartilhar essa ajuda que recebi.

Quero experimentar a "marmiquent", dica da Li. Segundo a leitora esse aparelho para aquecimento não deixa a comida seca, aquecendo em sistema que parece banho maria. Penso que o tamanho ligth é melhor para a quantidade de alimentos que consumo.

A Júlia também indicou a "marmiquent", embora diga que ainda não usou, também dando a dica de levar separado em um pote a salada e em outro o restante que precisa ser aquecido.

Lembra nosso gaúcho taura, o Valdemar do blog "O bolso da bombacha" sobre o problema do colesterol que pode ser agravado em pessoas que somente comem em restaurante sem tomar o cuidado necessária com o que estão colocando no prato.

Indicado pela Gabriela o grupo no facebook "365 dias de comida honesta" e já solicitei para participar, vamos ver se sou aceita... rsrsrsrs

Débora nos conta como prepara sua refeição que leva para o trabalho: sempre uma porção de arroz+feijão ou massa, uma com carne+legumes, uma de salada e uma de fruta para a sobremesa. Diz ainda que congela para a semana seguinte, por exemplo, o que fez na segunda, leva na terça e congela uma porção para outro dia da próxima semana, não necessariamente o mesmo dia para não ficar repetitivo. Compra a salada e as frutas e deixa cortadas e lavadas no domingo e na quarta. Lembra, finalmente, que é mais barato do que comer em restaurantes, fato também lembrado por outros leitores, tais como a Júlia e o Valdemar.

Houve também indicação de preparação de bentô, o que ainda quero pesquisar e ainda não o fiz por absoluta falta de tempo.
E agora vocês devem estar curiosos de como me virei semana passada, meu início do novo projeto de levar o almoço preparado em casa para o trabalho.

No primeiro dia já separei dois potes de vidro com tampa (jurei nunca mais comprar potes de plástico em razão do cheiro e do desgaste! acho que até fiz um post sobre isso), pequenos (550 ml cada um). Em um deles coloquei polenta e carne de panela; no outro alface, agrião (lavadinhos por mim de manhã cedo - delícia saber como estão limpos!), grãos de soja cozidos, tomate, pimentão; na sacola coloquei uma banana (para o meio da manhã) e uma maçã (para o meio da tarde).

No segundo dia os mesmos potes, um com arroz integral e estrogonoff  e o outro com alface, agrião, grãos de soja, pimentão, cenoura crua ralada e queijo branco. Um iogurte para o meio da manhã e uma barrinha de cereais para o meio da tarde.

Salada temperada com shoyu! Deliciosa!

Enfim, nunca imaginei que seria tão simples assim. Aliás, devo confessar que até vir para Londrina, e não me perguntem as razões porque não sei, mas nunca, jamais, em hipótese alguma comia comida requentada. Loucura, não? O que sobrava de um dia as pessoas que trabalhavam comigo levavam embora, porque realmente estragaria na geladeira.

Após mudar para Londrina e já que comia marmita no trabalho, também passei a requentar a comida em casa e, logicamente, aproveitar melhor os alimentos que preparava, trazendo inclusive maior economia, além de ficar curada da minha "frescura".

Depois da experiência de levar comida de casa percebi e repito que fiquei muito mais feliz com meu almoço e até com minha vida, está sendo um prazer preparar os alimentos para levar e saber o que vou comer!!!




6 comentários:

  1. Eu levo marmita há anos. Esquento no microondas porque muitas pessoas levam marmiquente (não sabia que o nome era esse!) e não sobram muitas tomadas. Para mim o diferencial são a forma como a comida é feita, saber a procedência dos alimentos, poder comer bastante salada que eu tenho certeza que foi bem lavada e limpa, o sabor, o fato de não ficar tudo misturado (destestooooo)e a economia, é claro.

    Muitas pessoas não comem comida requentada e eu nunca entendi muito bem isso, porque na minha família isso sempre foi normal. Tenho colegas de trabalho que têm nojo de comida requentada.... no meu trabalho também chegamos num ponto em que se alguém não tiver almoço no dia, sempre consegue comer por levamos umpouco a mais e cada coisa num potinho separado. Um potinho pro arroz, outro pro feijão, etc. Todos cozinham em casa e muitas vezes não dá tempo ou alguém não conseguiu levar o almoço então após nos servimos da comida que levamos, disponibilizamos o restante do que trouxemos nos potinhos para quem quiser. É tudo muito limpinho e a maioria de nós serve a comida nos pratos, podendo assim dividir o resto. Eu costumo dividid a salada, porque faço saladas diferentes e as pessoas gostam e costumo tomar o suconatural que alguém faz na hora ou então comer o carboidrato principal que a psicologa wud trabalha comigo levou.
    Bjo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. No primeiro dia sobrou um pouco da polenta e da carne, sendo que repassei para um colega porque também havia servido no prato e sobrou um tanto no potinho. No segundo dia foi a salada que quando tirei do potinho triplicou de tamanho... rs... e muita gente aproveitou!!!

    Adorei o sistema!!!

    Beijos e um domingo de paz!!!

    ResponderExcluir
  3. Hoje consegui entender melhor a sua revolta com as marmitas.
    Se tem alguém responsável pelos pedidos, deve ser o mesmo que traz as marmitas. Aqui chamamos de marmitex, aquela embalagem de alumínio, frágil, que amassa toda e às vezes abre no caminho. Marmita, para nós daqui, é um jogo de 5 peças encaixadas uma sobre as outras, em que o fornecedor coloca tudo separado. O quente por baixo, arroz, carne + guarnição e na última de cima a salada.
    Fica bem organizado e serve a mais de uma pessoa.

    Claro que, se o "boy" trouxer várias sacolas na mão ou no box da moto, é evidente que chegará toda misturada, desarrumada, sem identificação. E a salada, murchinha da silva.

    Tem restaurante que fornece o marmitex em embalagem de isopor, próprio para alimentos. É bem melhor pela estrutura firme.

    Desculpe, mas fiquei triste ao saber que vc estava ingerindo alimento com raiva, nojo, infeliz. Ninguém merece passar por isso. E vc é minha amiga. Te desejo o bem.

    Na minha família, a refeição é sagrada. Juntos ou individualmente, o alimento tem que nos deixar feliz e gratos.

    "Abençoar os alimentos é uma forma de pedir e agradecer pela fartura, abundância e a boa saúde.
    Ou seja, agradecer por um dia de vida, de trabalho, de amor e pela refeição é a maneira de nos conectarmos com Deus para dizer: "Obrigado por estar vivo e por tudo de bom que tenho".

    Ainda bem que vc saiu dessa ciranda dos descontentes.
    Realmente, foi um grande passo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marmita no Rio Grande Amado também é chamada de "vianda" e é um jogo de cinco panelas de alumínio ou cinco recipientes térmicos onde é possível colocar a comida separada, exatamente como você falou.

      A marmita que eu estava pedindo no restaurante quando estava trabalhando era uma única embalagem de alumínio ou isopor e a comida vinha toda ali misturada tipo "prato feito", sendo que a salada vinha em um saquinho plástico fechado com um nó, aliás tenho que confessar que nunca consegui nem tocar na tal salada.

      Adorei ter saído. Tem coisas que às vezes a gente ri sem se dar conta, por exemplo, eu perguntava rindo "o que tem ruim para comer hoje?"... como podia eu não me dar conta de que poderia mudar e penso que fazemos isso em muitas situações.

      É preciso estarmos atentas e buscarmos soluções!!!

      Beijos

      Excluir
  4. E o filho mal acostuma, dai que nunca mais volta à marmita mesmo!!! rs

    Com certeza é mais saudável e mais econômico, sem contar que não se perde muito tempo em filas mas dai considerando restaurantes.

    E ainda que eu entenda o "O que temos de ruim para hoje" pois muito já disse com lamento respondendo perguntas em "vamos almoçar no X?" e de enojar às vezes saía um "fazer o quê né...". Mas que é melhor mudar o clima e achar uma alternativa para ser uma coisa feita com prazer, isso é.

    Essa de comida "requentada", também não era muito fã mas o morar sozinha (ou melhor, com irmão e longe de mãe ou empregada que faziam minhas vontades) acabou com isso bem rapidinho...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje novamente levei comida de casa... cozinhei legumes no vapor, passei comprar alface... e fui feliz... !!!

      Nunca mais volto para a vida anterior... já pensei até em fazer sanduíche natural... com o tempo vou aprimorando... rs

      Excluir