quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Experiência compartilhada... CARTÃO DE CRÉDITO

* Um aviso: recebi ótimos, úteis e estimuladores comentários de leitoras, mas a querida "NET" está me deixando com sinal muito oscilante e espero que até sexta esteja normalizado para que eu possa moderar todos e dividir com vocês! Aguardem! Fui atendida por uma gravação que prometeu isso e ainda disse "não adianta falar com nossos atendentes, mas se quiser..."... comecei a rir, desliguei o telefone e estou esperando!

Novamente a Adriana nos deixa sua experiência com cartão de crédito:

"A tua sobrinha deve ter falado isso depois de saber que eu era colorada (comentário da minha sobrinha sobre a Adriana ser o tipo de pessoa que jamais fará algo errado)...rs, mas tomara que ela tenha razão, me esforço pra isso..kkk

Quanto às compras parceladas é aquela coisa do costume.

Eu fui usar cartão de crédito muito tarde, acho que estava no último ano da faculdade que ao encerrar uma conta corrente do interior o banco mandou um cartão e dai resolvi usar.

Nunca cheguei aos extremos que minha amiga por exemplo mas já cheguei a comprometer rendimentos futuros com compras inúteis parceladas. Nisso que fui numas palestras do expo money que tem em diversas capitais, cada uma é um mês respectivo e também tinha feito um curso rápido na puc sobre esse tema. Curiosidade, falta do que fazer e preocupação com a forma com que eu estava fazendo.

Não posso dizer que atingi o ideal mas acho que aprendi que cartão deve ser usado como se fosse débito, só com o que a gente tem e não com o que vai receber e usar os benefícios dele para viagens e mesmo um controle de saber onde está se gastando.

Teve um período, mais ou menos nessa época que fiz o curso ou um pouco antes que meu irmão estava meio viciado em compras pela internet em negócios para corrida. E tinha comentado que precisava de um limite maior no cartão. Eu disse que ele não precisava de um limite maior e sim de ganhar mais, que limite não era renda.

Fui um pouco dura, talvez mais que comigo mesma. Hoje ele está um exemplo. Foi chamado em um concurso que vai ganhar mais que eu (hahaha) e na cidade indo no shopping pude ver todas ponderações modelo. Eu confesso que acho que me perderia um pouco. Ele não. E quando perguntei o que queria que eu levasse pra ele foi direto: "a calculadora financeira que está na escrivaninha, a foto da nossa família e a santinha que a mãe deu que está ali junto". Nessas horas que a gente vê o que realmente importa e ver que ele não se perdeu para essa onda de consumo fútil me deixou com muito orgulho dele.

Mas tem gente que falamos e ouvimos só deboches... uns até engraçados, outros lamentáveis, mas essas pessoas que não querem acho que o falar simplesmente não adianta... mas dá pra tentar, eu já tenho alguns apelidos, o mão de vaca é o mais conhecido..kkk"

Ainda insisto no cartão em razão dos pontos para transformar em milhas... rsrsrsrs... mas espero um dia esquecer essas milhas até porque tenho algumas vencendo e não vou viajar agora!

Se acaso eu abstrair as milhas, realmente não tenho porque ter cartão considerando que meus pagamentos são todos à vista, então, não faz diferença ter ou não cartão, apenas agrupo o pagamento em única data, mas fiquei muito feliz quando estava usando apenas o cartão de débito.

Quero continuar pensando sobre isso e quem sabe, um dia, me libertar do cartão de crédito!!!

5 comentários:

  1. Cartão de crédito é uma coisa que temos que ter bem claro que trata-se de uma prévia autorização para comprar alguma coisa até aquele valor do limite e que esse deve ser menor que a renda. Do contrário... Mas no uso racional ele tem alguns benefícios.

    Além dos pontos para programas de milhagens há de ser destacado a facilidade que o cartão proporciona caso queiramos comprar alguma coisa de fora da nossa cidade ou do exterior.

    Antigamente para comprar alguma coisa em minha cidade do interior tínhamos que ir na loja encomendar, dai a tal loja pedia para porto alegre e quando chegasse em poa mandavam pra loja e íamos buscar. Bem fácil assim, prático... rs. Hoje certamente com cartão de crédito e site da loja, não existem mais limites. E isso é bom. Assim que essa abertura veio pra facilitar, veio pra encurtar todo uma “novela” para ter alguma coisa que se queira. Mas claro que devemos ter os mesmos limites que teríamos antes. É aquela coisa e deu, é um valor dentro do que se tem disponível para pagar a conta depois.

    Outro caso, reserva de hotéis no exterior. Se vamos fazer “por conta” precisa do cartão para reservar. E assim vai. Claro que tem malefícios também, e que temos que aprender muito bem a usar e não cair em conversas de que é só uma “parcelinha de x”, que cabe no orçamento. Já teve um cara numa loja que falou isso , ou seja, ele sabia mais do meu orçamento do que eu, dai não dá. Temos que ter muita atenção mas que ele pode ser bom, pode. Assim como pode ser um desastre.

    Hodiernamente não me vejo abrindo mão dessa opção, mas também não me vejo e nem em pesadelo quero me ver fazendo uso irracional para ter uma “conta fixa” praticamente todo mês. Ele é para ser esporádico, e para nos meus gastos em dinheiro obrigatórios acumular milhas, mais que isso não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema todo é a cultura do "dinheiro que não é meu" parece de graça. Certa vez uma das crianças pediu dinheiro, não lembro qual delas (rsrsrs), e eu disse que não tinha, sendo que a resposta imediata foi "paga com cartão"... como se o cartão fosse mágico e não precisasse ser pago...

      O cartão tem algumas vantagens, vantagens criadas justamente para termos a ilusão de necessidade...

      Ainda não consegui me libertar, mas um dia consigo...

      Excluir
  2. Minha mãe sempre disse se tem dinheiro compra se não tem, não compra..então uso o cartão de credito apenas para viagens,baladinhas,barzinhos e posto de gasolina. Mais para o consumismo de roupas ,sapatos e afins e apenas débito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha esse já é um indicativo de controle. Boa sorte e continue com o débito... quem sabe débito para todas as demais despesas? não, ainda não cheguei nesse ponto, mas quem sabe um dia paro de me iludir com as milhas... rs

      Excluir
  3. Débito para as demais despesas difícil no momento auhauhauah...Mesmo utilizando apenas para essas despesas não vem pouco não rsrs,preciso me controlar mais =)

    ResponderExcluir