terça-feira, 13 de agosto de 2013

Experiência compartilhada... INICIANTE NO CONSUMO CONSCIENTE

E a menina que inspirou o post "Sobre sapatos, bolsas e outras compras desnecessárias" nos deixou seu comentário:

"Realmente não resisti..mas ainda me controlei para comprar apenas um , porque todos são maravilhosos. Quando estou nervosa, brava, ansiosa, irritada, com vontade de matar alguem eu sempre vou à uma loja de sapatos, assim desconto o meu nervosismo e não ´´grito´´ com ninguem. 

Ontem após a compra me senti aliviada,d epois, após a conversa me senti revoltada comigo mesmo por ter gastado um dinheiro desse com apenas um sapato!

Acabei deixando o sapato no porta malas do carro, mas não resolveu muito, pois meu pai viu a foto no face e logo me liga bravo,pois ele ja imaginava o preço daquele sapato. 

Adorei as postagens logo de inicio e me interessei pelo blog,ainda não consegui ler todas ,mas pretendo logo mais".

Bem, só pelo fato de ter se interessado pelas postagens já é um começo. Importante lembrar que na lista de blogs do lado direito constam outros blogs com experiências muitíssimo interessantes.

Somente aprendemos a direcionar nossos sentimentos para outras atrações e outras atividades quando nos damos conta da felicidade efêmera que existe em uma compra, analisamos nossa situação financeira e percebemos quanto dinheiro gastamos com coisas que muitas vezes sequer usados, pretendemos fazer uma viagem (por exemplo!) e "não temos dinheiro", pois colocamos o dinheiro fora com coisas sem importância e totalmente desnecessárias.

Fosse pedido para eu dar algum conselho para começar o consumo consciente diria para listar todas as compras já feitas e cujas prestações precisam ainda ser pagas, dividindo cada uma no mês a que se refere, depois passar a anotar até uma bala ou um refrigerante que tome, pois somente assim vai ter um panorama de onde está indo seu dinheiro. 

Por vezes achamos que não gastamos, que não temos dívidas e nessas pequenas coisas do dia a dia nosso dinheiro vai por água abaixo. Esse procedimento permite monitorar também a frequência com que realizamos compra e enxergarmos claramente que não precisamos de mais nada.

Estamos confiando na mudança de comportamento de todos e que o consumo consciente não seja mais exceção e sim regra!!! Boa sorte!!!

* conte sua história!

6 comentários:

  1. Oi Ziula, que legal a iniciante ter encontrado seu blog. Acho que ela será muito feliz, depois de um tempinho, é claro.
    Eu, pelo menos, passei por diversas fases, do tipo frustração, irritabilidade, vergonha de querer e não levar, baixa auto-estima. Ficava muito triste e chateada quando era aniversário de alguém e eu não tinha comprado um presente para esse alguém. Sentia-me arrasada e infeliz.
    Tive que ir trabalhando esses sentimentos todos, aos poucos. Me fortaleci bastante quando descobri o "Hora de mudar". Vi, então, que eu não estava sozinha. Havia uma legião a ser seguida. E eu queria seguir essa legião.
    Agora...menina...eu ando de cabeça erguida, olho vitrines, ponho a mão nas roupas, sapatos, bolsas, e sei que eu não vou ficar doente se não comprar. As coisas bonitas podem ser só olhadas e admiradas. Não me dizem mais respeito. Eu não preciso delas para ser feliz. Aprendi a dizer não, numa boa. Saio das lojas com ar de vitoriosa, pois saio leve e com as mãos vazias. O que antes era constrangedor, virou sinal de força e coragem.

    Boa sorte para a querida iniciante!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda... vamos para mais um post com seu comentário...

      Adoro seus comentários!!! E boa sorte para todos nós, porque tem dias que não são fáceis para segurar a onda... rs

      Beijos

      Excluir
  2. O início é difícil mesmo. Muita influência de escola/amigos/trabalho, às vezes da família. Isso sem contar a mídia que faz o seu papel que é tentar convencer da necessidade de tal coisa.

    Mulheres e sapatos, por exemplo, é uma coisa tão bem implantada que dizer o contrário parece que está se nadando contra a maré. Dizer que não tem “loucura” por comprar sapato numa roda de pessoas pode parecer que viemos de Marte.

    É preciso muita força para não ceder aos apelos. E ter objetivos maiores, e assim concentrar atenção e recursos ao que realmente importa.

    Eu acrescentaria, além do que falastes de anotar, a a troca de experiências com outras pessoas "também de Marte..", isso dá forças para não escorregar e assim comprar o que quer e porque quer e não porque a mídia diz que é bom, não porque o grupo que frequenta tem e etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, não vou deixar o comentário perdido por aqui... rs... aguarde o post

      Excluir
  3. Finalmente segui o seu conselho e coloquei em planilhas parte dos meus gastos e quantidade de parcelas...Sabia que a situação não estava boa mas ao ver os valores na minha frente me assustou, agora estou partindo para o próximo passo que é anotar os gastos diários. Estou lutando para mudar meus hábitos de compras e também buscando otimizar as coisas ao meu redor, estou lendo bastante sobre o minimalismo e também blog de pessoas que estão cortando os gastos, até criei uma pasta no meu Feedly chamada desapego... Espero que no futuro eu tenha alguma história de superação para postar por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislaine, sua história de superação já teve o primeiro capítulo escrito... rs... fiz um post para você que deverá sair nos próximos dias!!! As coisas estão tão rápidas que não consigo atualizar no momento em que acontecem, assim deve sair tal postagem no final de semana.

      PARABÉNS!!!

      Excluir