terça-feira, 27 de agosto de 2013

- Mãe, você tem uma joaninha?

Ouvi a frase quando estava saindo para ir ao cinema e já estávamos atrasadas.

- Tenho sim uma joaninha, pegue no potinho em cima do balcão!

Quanta coisa deixamos atiradas por aí e na hora que precisamos perdemos muito e muito tempo, além do estresse, do nervoso, do choro e ranger de dentes.

Minimalizar sentimentos depende de organização!

Você tem um problema para resolver, precisa pensar nele e ao mesmo tempo precisa encontrar itens essenciais para aquele dia. Seria muito mais fácil manter tudo organizado, apenas pegar o que precisa no lugar certo e dedicar-se à solução do problema, não é mesmo?

E daí vem a pergunta: como manter-se organizado no dia a dia?

Tempos atrás uma pessoa perguntava como manter organizados os famigerados carregadores, diferentes para cada aparelho e que ficam pela casa um em cada tomada, sendo que quando precisamos não os encontramos.

Simples! Uma caixa grande ou uma gaveta. Encontrou o carregador em alguma tomada leve para a caixa/gaveta. Encontrou o carregador atirado pela casa leve para caixa/gaveta. É uma pequena atitude que vai evitar grande perda de tempo.

Toalhas de banho não precisam ser passadas nem precisam ficar atiradas na mesa de passar. Recolheu, dobrou, guardou cada qual em seu banheiro e com isso evita os gritos das crianças: - Mãe, traz a toalha!!! Não ouço esse grito desde que os armários do banheiro ficaram prontos.

Louças devem ter um local específico. Assim quando sua filha às 06h30 da manhã pergunta onde está seu copo misturador de suplemento você simplesmente responde: - No armário da pia, na primeira porta do lado direito.

Para isso você tem que colocar as coisas no lugar sempre que as tirar para o uso! E uso esse copo misturador para molhar as plantar porque ele é grande. Tomara que a Izabel não descubra! 

Onde está a cola, a tesoura, o esquadro e a régua? Na caixa do material escolar. E as bijouterias? Na gaveta das bijouterias. Os sapatos? Pela casa? Não, cada qual no seu lugar. Documentos? Na pasta ou caixa de documentos em espaços devidamente etiquetados. Comida? No armário próprio e de forma com que consiga enxergar tudo que tem até para garantir a manutenção. Temperos separados para visualizar tudo quando for fazer comida.

E isso são apenas exemplos. Pode parecer que dá trabalho, mas mais trabalho você tem ao ficar procurando e zanzando pela casa atrás de uma coisa que você não sabe onde está e precisa imediatamente.

Tente! Um pouco por dia! Uma gaveta por dia! Uma porta de armário por dia! Uma caixa por dia! E sua vida vai facilitando de forma a diminuir o estresse e sobrar tempo para o que realmente interessa: aproveitar a vida de forma leve e tranquila!

12 comentários:

  1. Ziula querida!!! Só uma pergunta, porque sou daqui de São Paulo...o que vem a ser uma joaninha???

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs uma joaninha não é um bichinho... rs... é um alfinete, daqueles que fecham... ai ai não sei explicar... rs... entendeu? Tipo aquele prendedor que tem em broches! Beijos

      Excluir
  2. Eu ia perguntar a mesma coisa. Joaninha??? Pensei que fosse um tic-tac, mas pela descrição, deve ser alfinete de segurança, aqui em SP.
    Se for...no meu Ateliê tem joaninhas. Gostei!!

    Doce ilusão achar que a Izabel não descobrirá sobre o copo. Achas que ela não lê o blog?

    Aaaaa..., tudo organizado, no lugar, sempre limpo...um sonho de harmonia.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que você tem muitas joaninhas no seu Ateliê... rs... por aqui usamos para fechar o decote quando é muito grande ou camisas, entre um botão e outro, quando ela fica meio abertinha1

      Beijos

      Excluir
  3. alfinete de fralda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Gabriela! Mas certas pessoas nem tem idéia do porque colocar alfinetes em fraldas... rsrsrsrsrsrs...

      Bem, já vamos explicando: eram alfinetes utilizados para prender fraldas de pano e meu filho mais velho chegou a usar essas fraldas e por cima colocava calça plástica...rs... fraldas descartáveis eram novidade e caríssimas.

      Excluir
  4. É isso mesmo: Alfinete de segurança. Tem em vários tamanhos e eu uso muito para passar fitas ou cordões em sacolas para presentes.
    Também socorre quando a roupa perde um botão. E quando aquele zíper não para fechado, é só prender uma "joaninha" logo acima do fecho.

    Gabriela, os de fraldas são bem maiores e geralmente têm enfeite na cabeça. Joaninha, é aquele bem simplinho, de metal.

    Acho que aprendi mais essa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses de fralda, maiores, uso para passar o cordão nos calções do Pedro quando escapam... rs... e nem imaginava que a tal "joaninha" tinha tantas utilidades... rs

      Excluir
  5. Hahahaha obrigada meninas!!!! Aprendi mais essa!!! Nosso Brasil é rico em cultura!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, temos tantas expressões e palavras diferentes nesse País... fiquei feliz que tenhas aprendido mais uma!!! Bjs

      Excluir
  6. Pra mim joaninha era para fraldas mesmo, com um elefante ponta, nós pegamos essa fase da fralda de pano nos anos iniciais, eu mais tempo que meu irmão, por ter 2 anos a mais. Que horror deve ter sido né..kkk, já passo léguas de distância da hora de trocar a fralda da minha sobrinha que é da turma da mônica... se fosse naquela época então...

    Só que joaninha menor e sem figurinha na ponta só aquelas que vinham em boton, até temos atrás quando teve o Paul McCartney em Poa, a RBS começou a distribuir botons e um lenço naquela fila interminável e eu tentei destruir meu boton pra usar aquela parte...veja que ignorância, era só ir em algum lugar de costura..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa!!!! A joaninha com elefantinho!!!! Amiga, se eu não te conhecesse pessoalmente ia pensar que você tinha mentido a idade!!!! rsrsrs

      Excluir