domingo, 18 de agosto de 2013

Papel de parede na cozinha, apartamento pequeno e minimalismo

Considerando que a dúvida de um pode ser a dúvida de muitos resolvi voltar ao papel de parede na cozinha.

Frescura? Gasto desnecessário? Preocupação excessiva com a estética?

Nada disso! Todo mundo por aqui já sabe que meu apartamento tem oitenta metros quadrados. Logo, a cozinha é minúscula e a pia fica muito próxima da outra parede. Somente foram colocados azulejos na parede da pia que tem como continuidade o local da máquina de lavar e tanque, áreas molhadas, segundo a construtora. A tinta das paredes não é acrílica e, portanto, para limpar vai ficando manchada. As frutas, alguns alimentos e louças, além da lixeira ficam na parede sem azulejo.

Pois bem. Essa parede vivia suja e eu tinha dificuldade para limpar, sendo que isso foi resolvido com o papel de parede que é vinílico e somente um pano úmido deixa ele limpo e perfeito, sem manchas na parede. Penso que minimalismo também é isso: facilitar o dia a dia!!!

Lembre-se que o papel não pode ser instalado em paredes com azulejo e caso queira instalar em um banheiro, por exemplo, é preciso passar massa acrílica, lixar e pintar.

E, falando em facilitar o dia a dia, essa semana uma pessoa veio com o olhar espantado comentar comigo:

- Nossa!!! Fique sabendo do tamanho do seu apartamento!!!

O comentário foi no sentido de como uma pessoa pode viver em tão pouco espaço, isso considerados os padrões que as pessoas estabeleceram para o que seja viver bem ou morar bem.

Outro amigo comentou:

- Você precisa de um apartamento de no mínimo cento e vinte metros quadrados!!!

Qual a metragem que precisa uma pessoa para viver? Qual a metragem que uma pessoa precisa para juntar tralhas? Qual a metragem é confortável?

Para mim, que saí de uma casa imensa, o suficiente é o que tenho no apartamento. Impossível ficar como minha casa que estava cheia de bagunça e até lixo armazenado, pois não há espaço para isso. Também é fácil de limpar e organizar, com um detalhe muito importante, uma coisa fora do lugar e parece o caos, sendo que isso permite o exercício diário de deixar tudo no lugar.

Tirou do lugar tem que ser guardado de imediato. Precisa limpar, limpe agora caso contrário a sujeira espalha para os outros cômodos. Tem coisas para destralhar? Não dá para esperar. Pode ter alguma facilidade que permita trabalhar menos na limpeza? Utilize. Compras? Tudo tem que ser muito bem pensado, caso contrário não há lugar.

As crianças sempre brincam que determinadas coisas acaso compradas nós teríamos que sair para a dita coisa entrar!!!

Quero exatamente isso para mim e já falei e repito que estou preparando minha casa imensa para venda e quando tudo estiver pronto tenho certeza que o comprador aparecerá. Ainda existem pessoas que querem viver assim e isso deve ser respeitado.

E o Pedro e seu quarto? Fiz um post falando sobre o desespero dele com o quarto de 2,4 x 2,5 e sobre o fato de não estar aceitando esse local. Felizmente passou a sensação ruim. Essa semana ele me contou que chegou a deitar no local onde depois foi colocado o roupeiro e bancada de estudos e pensar:

- Só cabe minha cabeça e minha mãe quer colocar móveis!!!

Agora ele diz que deita na cama e fica olhando o papel de parede, os espelhos e nem acredita que tem um quarto tão grande. Está muito feliz!!!

Fico aqui sonhando com meu filho morando com meu neto não humano, o Jimmy, em uma casa menor e mais funcional, sendo que talvez ele nem precise de oitenta metros quadrados, pode precisar até de um local menor. Só o tempo dirá e, segundo a leitora Zilda, o que escrevo por aqui se realiza e é isso que estou fazendo, colocando os desejos nesse "papel virtual". Muitos desejos já se realizaram e espero que esse da casa, quando o universo estiver pronto para me responder, também se realize!

6 comentários:

  1. Continuaremos torcendo por vc. Para que tudo aconteça da melhor maneira possível. Continue acreditando!
    "Preocupação excessiva com a estética", tô sempre ouvindo essa frase, vinda do meu marido.
    Mas eu posso...sou esteticista!

    Embora não seja verdade. Procuro manter as coisas no lugar, limpo, guardado, sem muita bagunça.
    Meu marido, gosta de deixar vários livros sobre a mesa da sala; larga os halteres cada hora num lugar; gosta do travesseiro na cama, para uma deitadinha eventual. E eu, saio catando e guardando, todos os dias.

    Penso que se deixar a coisa rolar solta, o caos irá se instalar.
    A convivência não é fácil, mas...quem disse que seria?

    Obrigada por tudo, Ziula.
    Te gosto daqui.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, as vibrações que você envia são muito importantes para mim!!! Obrigada por sua amizade!!!

      Confesso que sempre mantenho quatro travesseiros na cama (dois com fronhas e dois com porta travesseiros do conjunto da colcha), mais uma manta... rs... sempre que posso dou uma fugidinha para deitar!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Eu desconhecia essa finalidade do papel de parede em cozinha, mas é bom saber! Na verdade acho que desconhecia pois o que entendo de papel de parede era o que tínhamos quando ainda era criança então de lá pra cá eles devem ter evoluído, não que tenha passado tanto tempo assim, jamais :-), mas as coisas evoluem rápido..rs

    Essa do "precisa de no mínimo 120m²" é uma coisa que acontece muito. Do tipo: precisa trocar de carro, precisa comprar um carro, precisa de uma geladeira nova, precisa de uma casa maior, precisa, precisa, precisa. E quando a pessoa realmente acredita que precisa sem precisar, ai acontecem as compras desnecessárias, as dívidas evitáveis, a insatisfação evitável. Então só nós mesmos quem podemos dizer se precisamos ou não, pois aquela necessidade que nos colocam, a conta dela é exclusivamente nossa, então nessas horas não dar bolas é o melhor a se fazer, estando satisfeita e os familiares satisfeitos, está ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os papéis de parede antigamente eram apenas papel e os vinílicos ou vinilizados eram inacessíveis em razão do preço e até para comprar quando não havia internet... agora um paninho úmido resolve e acabou a função de limpar paredes...

      Sinceramente a cada dia vejo que preciso de menos coisas supérfluas... não quero uma tv último modelo, quero coisas que facilitem meu dia a dia...

      Excluir
  3. Interessante. Num apartamento alugado onde eu morava eu passei contact branco por cima dos azulejos mesmo. Não ficou uma lindeza, mas deu uma melhorada no visual, e considerando apartamento alugado isso era o máximo que dava pra fazer.
    Mas tô arrasada agora, meu apartamento tem 37m², única coisa que deu pra comprar com essa alta absurda dos imóveis e estou fazendo malabarismos aqui. Falar que vc precisa de 120m² é fácil, quero ver é pagar a sua prestação. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, quase caí na conversa e já estava financiando um apartamento maior até porque a facilidade para conseguir financiamento, quando tem holerite e renda fixa, é um absurdo e os valores oferecidos são realmente tentadores. O bom é que caí na real em pouco tempo e consegui concluir que não tinha qualquer prestação de financiamento para pagar e não seria recomendável pagar prestação da diferença unicamente para ter um lugar maior porque alguém achou que eu teria que morar em um imóvel maior. Estou feliz onde estou!.

      Agora, fala sério, o preço dos móveis também está um absurdo somado ao preço de acessórios de banheiro... uma coisa que realmente intimida!

      Excluir