quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Parar de consumir...

Recebi um e-mail hoje à tarde e por sorte bem no momento em que terminei meu trabalho.

"Gostaria de receber ajuda para parar de consumir e traçar um plano estratégico para ficar sem comprar.Aguardo resposta e agradeço desde ja."

Respondi rapidamente e resolvi transformar em post e dessa forma não passarei em brancas nuvens hoje.

"Boa tarde!!!

Só existe uma fórmula: PARAR e parece simples, mas não é. Se você leu os posts do início do blog já percebeu que até seis meses após ter iniciado o ano sem compras eu ainda tinha "crises de abstinência" com todos os sintomas pertinentes (taquicardia, sudorese, etc).

Estamos acostumados a consumir sempre e a consumir mais, mesmo quando não precisamos de nada para sermos mais felizes. Uma sacola de compras somente traz felicidade ou aparente felicidade e satisfação quando realizamos as compras. Quantas vezes chegamos em casa e nem abrimos a sacola ou nem tiramos a etiqueta?

O que eu poderia sugerir é que simplesmente você parasse, mesmo com todos os incômodos que envolvem essa mudança de hábitos de consumo.

No início fiz uma lista com todos os itens que me eram permitidos, constando também os proibidos, e por muito tempo andei com essa lista na bolsa e por muito tempo precisei consultar para ver se podia realmente levar aquele item para casa.

Os itens permitidos basicamente eram comida, remédios, material de limpeza, ou seja, aquelas coisas essenciais sem as quais sequer "vivemos". Roupas, sapatos, acessórios, enfeites e qualquer coisa para a casa, presentes (eu costumava comprar muitos e para todos) eu deixei somente reservado para meus filhos.

Enfim, é isso mesmo... parar!!!

O blog me ajudou muito porque assumi um compromisso sério e público, penso que seria uma boa idéia para você. Acompanhar blogs de pessoas que estão nesse caminho do não comprar também é ótimo.

Estou por aqui se você precisar de alguma coisa.

Abraços

Ziula Cristina

p.s. não sei se você tem dívidas nem o tipo de dívida caso as tenha. Assim, se precisar de ajuda nesse sentido, por gentileza, especifique e podemos pensar juntas uma forma de você voltar ao "azul" da conta."


E você, que já controlou o consumo, como agiu?

8 comentários:

  1. É muito louco, o que acontece com a gente.
    Na verdade, estou agindo na surdina. Ninguém aqui sabe deste meu propósito de economia. Não contei para que não vire cobrança, caso eu deslize.
    É um "projeto secreto", que nem o meu Blog sabe, rs.
    Meu marido está estranhando minhas mãos vazias, mas não fala nada.
    Meu filho quase nem percebeu que o Natal já tá aí. Cadê as compras, os presentes, aquele auê todo?
    Pela primeira vez, em muitos anos, o Natal está chegando bem de mansinho...quase uma data comum. Não fosse pelo verdadeiro significado, claro.
    Como não estou me envolvendo nas arrumações da noite especial, vou poder assistir à Cantata de Natal, na minha Igreja. Vou poder abraçar gente que eu adoro e, que vejo todos os domingos. Diferente dos anos anteriores.
    Dizem que é um espetáculo à parte.

    Tenho o compromisso com 02 presentes de Amigo Secreto e um de Casamento no dia 20.
    Fora isso, já será extra. Algumas pessoas merecem muito o meu carinho, como a minha mãe, sogra, filho e comadre. Sei que me sentirei "doente" se não lhes der um abraço especial. Então...bora fazer artesanatos!

    Acho muito importante estar de bem com a vida. Disso não quero abrir mão.

    Muitos beijos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, viajo amanhã e nem sei quando conseguirei colocar a resposta aos comentários em dia... rs... mas espero que logo!
      Penso que para mim não funcionaria esconder porque preciso ser "cobrada" ou precisava, por isso o blog e a família e amigos sabendo de tudo... rs...
      Terminei o ano muito melhor do que eu esperava e muito melhor que todos os outros anos... estou muito feliz e mais uma vez a persistência mostrou resultados... não foi fácil, mas a sensação é ótima.
      Não fiz nenhuma compra de Natal, talvez até compre alguns presentinhos na viagem, ainda não sei...
      Muitos beijos e espero conseguir voltar logo por aqui... acaso não seja possível UM FELIZ NATAL DIFERENTE para você ... um NATAL feliz para você e toda sua família.

      Excluir
  2. É basicamente o que falastes, tem que tentar parar, ler blogs a respeito. Eu comecei lendo o da Marina que fazia referência ao teu. Tinha outros também só que muitos tinham matérias que tu lia em outros lugares, não era interessante, era melhor ler o relato pessoal, embora duvidasse do objetivo de certa forma, mas que até desistirem seria algo como um auxílio para manter um foco diferente do que somos orientados a fazer, qual seja, consumir cada vez mais.

    Penso que outra coisa que auxiliou foi identificar onde estava o problema no consumo, ou seja, o que fazia comprar sem pensar. Nisso identifiquei muita compra pela internet, muito cupom daqueles de descontos e tal. Fui lá nas letras miúdas dos e-mails e descadastrei, não recebendo batia uma preguiça de ir nos sites ver. É prático e não acho que o retrocesso de não utilizar uma ferramenta prática dessas resolva. Mas só vou atrás quando efetivamente preciso e posso dizer que nesse último semestre fiz apenas 4 compras.

    Outra coisa que é muito importante também é dizer não a cada coisa que querem te vender e isso no trabalho é um horror. No dia que tu vai receber ou próximo de então... diria que é só para os fortes dizer tanto não. E tem gente que fica até braba contigo. É um exercício de paciência. Sem contar que tem horas que sei lá, uma vez estava em Parati jantando e um piá foi oferecer panos de prato, disse o não que estava acostumada a dizer para minhas colegas de trabalho mas um segundo depois parece que meu coração foi cortado ao meio e que tinha que levar pelo menos um (rs), fui chamar o piá de volta pra comprar mas a mesa do lado ficou com pena e acabou levando todos.

    E por fim, ocupar a mente com trabalho, estudos, projetos, sei lá, se manter ocupada. Isso evita muita coisa ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é muito fácil encontrar locais onde se fale de consumo de forma clara, com experiências pessoais... para mim não adianta falarem de forma genérica, preciso de exemplo...
      Passei a ir atrás somente quando preciso também... de nada adianta ficar recebendo e-mails de ofertas para criar necessidades que não temos...
      Você acredita que no trabalho nem me oferecem mais nada? Rs... acho que desistiram de tanto ouvir não...
      Estudos, projetos ... realmente ajudam a desviar o foco...

      Excluir
  3. Desde que comecei a procurar respostas para essa necessidade de comprar li muito sobre minimalismo e ficar um tempo sem comprar. Nao acumulo coisas, apenas dividas. Dou tudo embora muitss vezes sem usar, nunca pensei em ficar um ano sem comprar porque acho que nao vou conseguir, mas agora estou disposta a tentar, e si.plesmente impossivel a gente colocar toda a nossa energia nessa atividade de comprar e pagar divida. Preciso mudar porque estou achando que sou muito fraca e vou perder o respeito por mim mesma. 2014 sera melhor. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yara, comece... você não precisa ser 100%... você pode ir devagar.. você pode também radicalizar (o que para mim funcionou melhor!!!)... Desejo que dê tudo certo!!!

      Excluir
  4. Oi Ziula, então estou no meu primeiro ano sem compras. Comecei em março, os primeiros meses foram bem dificeis, escorreguei algumas vezes, comprei algumas coisas, digamos que diminui o consumo, que ficou mais ou menos em 25% do que eu consumia antes. Já considerei um avanço. Mas eu queria mais. Em julho, resolvi parar de comprar no cartão de crédito, porque era com ele que eu comprava roupas, sapatos, bolsas, acessórios, coisas para casa e roupas para marido e filhos. Sempre que eu comprava para mim, eu comprava para eles. Então, parei de usar o "maldito" desde julho, e aí quitei as faturas, porque eu usava 02 cartões. E agora, em dezembro, vejo que já não é preciso ser radical, dá para consumir algumas coisas que são necessárias e algumas que eu gosto, flexibilizando, mas sem perder de vista que bom ficar alerta para não voltar aos velhos hábitos.
    Meu ano sem compras ainda não terminou, tenho 03 meses pela frente ainda. Até agora vejo que melhorei bastante em termos de consumo geral, porque comecei com coisas pessoais, e foi se ampliando para as outras partes da minha vida. O consumo de coisas para casa, alimentos, na parte profissional, de relacionamentos, enfim, está acontecendo uma mudança geral.
    A leitura de blogs de pessoas como você e outras que também se propõe a mudar seus hábitos de consumo ajuda muito.
    Quando eu comecei, o seu blog foi uma referência e continua sendo.
    Abraços,
    Feliz Natal e um 2014 feliz para você e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, tenho acompanhado seu blog e tenho adorado!!!

      Tenho aprendido muito com você, mas não consegui largar o cartão... rs...

      Estou fazendo algumas tentativas para minimalizar o meu trabalho doméstico... vamos ver se dá certo!

      Um feliz 2014 para você e sua família!!!

      Beijos

      Excluir