domingo, 1 de dezembro de 2013

Problema? Não, simplesmente encontrar outro caminho...

Aparentemente estávamos com um problema já há algum tempo. Minha filha completou dezoito anos em julho e havia a promessa de que ganharia um carro. Vamos abstrair a questão de que todo adulto deveria esperar comprar o próprio carro (visão que tenho hoje) porque havia uma expectativa com esse presente e costumo cumprir com o que prometo (promessa feita antes de entrar no caminho atual).

Pois bem. Haveria uma divisão de valores que não se concretizou por culpa de terceiro que mudou de idéia. Não gosto de prometer e não cumprir, penso que filhos devem ter confiança naquilo que os pais dizem, pois essa confiança leva a outros caminhos proveitosos no relacionamento.

A carteira de motorista deve sair em dezembro. Pensa daqui, pensa dali de onde sairia a metade que faltava considerando que minha parte já estava organizada. Faz contas daqui, contas dali, ponderações, choro e ranger de dentes também. Menina inconformada que não teria o carro e realmente não terá.

Nesse ponto a única possibilidade seria adiar desejos e isso é ótimo de certa forma, esperar a satisfação, fazer esforço para chegar onde se quer. Ou chora, eu disse para ela, ou me ajuda a achar uma solução, a única solução que não vale e não será aceita será financiamento ou qualquer outra forma de dinheiro que não seja aquele que temos ou que possamos juntar sem pagar juros e correção monetária.

Fazendo o papel de adulta da relação sugeri algumas providências, mais choro e ranger de dentes (rs). Formas de economizar. Algumas tarefas que poderiam gerar alguma recompensa. Paciência para atender o momento atual de falta de valores e esperar, agindo de forma consciente e em busca do objetivo, chegar a hora de realizar esse desejo que considero uma necessidade para quem faz faculdade de manhã, trabalha à tarde e ainda tem ensaio da bateria e outros compromissos à noite.

O que achei importante nisso tudo é que os valores faltantes virão da própria menina e seu esforço deixando claro que precisamos conquistar as coisas, nada caí do céu e chegamos onde é mais importante: pessoa adulta deve comprar seu próprio carro ou pelo menos colaborar para realizar esse sonho/necessidade.

Será preciso um ano, dois anos ou menos tempo, realmente não sei, só sei que será interessante observar esse trajeto da minha pequena grande mulher.

8 comentários:

  1. Imagino como foi estressante isso tudo, mas sabia que lendo assim você me passa uma super calma e um meio super " fácil ' de resolver as coisas? Com certeza sua filha no futuro vai dar muito valor a todas essas coisas!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andressa, estressante e frustrante... agora já está tudo mais calmo! Vamos ver onde chegamos e em que prazo...
      Beijos

      Excluir
  2. Querida Ziula:

    Como afirmam os budistas, a única verdade da vida é a impermanência. A vida está sempre em constante mudança e dá sempre muitas voltas boas e más. Acho que, como sempre, foste brilhante a resolver essa situação que, na verdade, e também como tudo, tem a grande virtude de a «chamar» para a vida, o que agora evidentemente a Isabel ainda não consegue perceber.

    Penso que só nos EUA é que esse desejo-sonho juvenil de ter carro próprio aos 18 anos se pode considerar «natural». Lá é o país dos carros e os adolescentes ´'trabalham' deste muito cedo para terem o seu, quase sempre em segunda mão e customizado por eles próprios.

    Podes sugerir também à Isabel a compra de um carro em segunda mão (eu tenho um!) para realizar mais cedo o seu sonho, o que mesmo assim também a obrigará a constinuar a trabalhar já que um carro implica uma despesa anual de manutenção significativa: o meu pequeno toyota yaris que está com 11 anos e funciona na perfeição, custa-me cerca de 1000 € (seguro, revisão, imposto, inspeção), fora a agasolina, claro!

    Bj grande,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, no Brasil é muito comum os filhos ganharem o tal carro. Só para você ter uma idéia ganhei o meu com 15 anos quando ainda sequer era permitido tirar carteira de motorista, somente com 18 anos poderia dirigir.
      Agora já está tudo organizado e ela esperará para ver o que conseguimos.
      Beijos

      Excluir
  3. Faço votos que ela compreenda o esforço e interesse que tens que ela tenha o seu primeiro carro, mas tenha certeza de que não é fácil.

    Hoje eu entenderia muitas coisas que com 18 nem.... e o carro é uma das.

    Ganhei um do meu pai e um consórcio da mãe, pois o que ganhei nem ar condicionado tinha. Mesmo assim era o máximo. 18 anos é assim. A gente quer e não se liga muito em outras coisas que passam a ter vital importância depois.

    Meus tios mais "bambambam" sempre criticaram qualquer facilidade que meus pais davam. Pois chegaram em boa ascensão sozinhos e com muito menos conforto. Eu cansei de ficar furiosa com esses tios mas hoje até dou razão. E meus amigos, primos, colegas que tiveram que pelo menos dar uma ajudada evoluíram muito melhor nessa parte. E muito mais rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, nada na vida é fácil, não é mesmo?

      Vamos aprendendo e tentando acertar!!!

      Excluir
  4. Concerteza ela vai dar muito valor..meu primeiro carro foi um celta ´´seco´´ a unica vantagem era um vidro eletrico e trava rs ! Ganhei quando tinha 19 anos dos meus pais,não tive o direito de escolha e claro que preferiram um carro mais em conta e economico rs...Hoje tenho um carro um pouco melhor,e comprei com o meu trabalho sem ajuda dos dois .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que é conquistado com o próprio esforço parece que tem um sabor melhor.

      Excluir