sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Serra Gaúcha: Gramado, Canela...

* Dica... em Gramado tem um ônibus de dois andares onde você compra um passe para o dia todo e te leva em todos os pontos turísticos, você desde onde quiser e depois embarca no próximo.
 
E o pessoal do trabalho resolveu fazer uma viagem de final de ano e eu fui de carona. Não palpitei em nada! Milagre, porque sou a pessoa mais palpiteira que existe na face da terra. Fomos praticamente com todos os passeios marcados e isso se mostrou não muito econômico e não produtivo, considerando que tem uma hora em que estamos cansadas e outra em que pretendemos fazer outra coisa. Entretanto, em um balanço geral foi ótima pela convívio, conversas, risadas, passeios e tudo mais!!!

Começamos tendo que buscar os ingressos dos shows - Natividad e Grande Desfile de Natal. Enquanto esperávamos as meninas buscarem os ingressos ficamos em uma praça e a festa foi com uma pistola de bolhas.
 

 

À tarde algumas foram fazer compras e nós (uma amiga e quatro crianças) fomos conhecer o Snowland - primeiro parque de neve das Américas, um parque novo em Gramado com neve de verdade e todos os esportes para neve, além logicamente de lojinhas diversas. As crianças se divertiram muito, mas o frio era intenso e os adultos ficaram lá, congelando e esperando. Caríssima a entrada, começando por quase cento e cinquenta reais por pessoa. Valeu para conhecer!




O show à noite pareceu muito bonito - Natividad - embora tenhamos ficado atrás de um equipamento, não vimos o presépio de atores, o anjo descendo e sequer enxergávamos o telão. Passei um frio danado, embora usando jaqueta de couro.

No dia seguinte passeio de trem pela serra. Aí começou o bicho a pegar com o consumo. Primeira parada da van em um local com várias lojas de malhas de gosto duvidoso - quarenta minutos. Depois uma hora na Tramontina e uma loja de queijos. Finalmente visitamos a praça das flores e andamos em um labirinto de plantas. Até encontramos um cachorro que usava óculos de sol (rs). Almoço maravilhoso.
 
 

Um parênteses para o almoço. O tortéi não estava incluído no cardápio e ainda assim o garçon prometeu trazer. Trouxe ao final do almoço com o molho que pedi, de frango com tomate. Em seguida perguntou se podia trazer com molho de tomate seco, pedi somente um. Quando ele trouxe e experimentei dei um grito. Aliás, a primeira vez que gritei ao experimentar um prato. Gente! Que coisa mais maravilhosa! Logicamente o Pedro ficou bravo e os outros não entenderam o que estava acontecendo (rs). Depois duas sobremesas, afinal estávamos passeando (rs).
Do almoço para a Vinícola Salton embora eu preferisse outras bem melhores foi para lá que nos levaram. Não vale pelos vinhos, mas o local é lindo!






 
 











Passeio de trem com shows de gosto duvidoso também, mas uma paisagem maravilhosa!!!
Fugi do show à noite com medo de passar frio e continuar sem enxergar nada. Perdi o valor do ingresso e aqui a recomendação de não deixar tudo programado até por economia.

No dia seguinte, outro passeio "comprado antecipadamente". A essas alturas o Pedro e a filha de uma amiga desistiram desse passeio e foram fazer raffiting. Dois valores de passeio perdidos, mas eles se divertiram muito mais considerando que a primeira parada de quarenta minutos foi em uma fábrica de cristais onde os passageiros da nossa van foram aplaudidos pelos empregados do local por serem os primeiros a chegar. Sinceramente, me senti uma otária!

Apesar dos pesares, foi interessante assistir o processo de fabricação.















De lá fomos para uma fábrica de chocolates, ver o pórtico da cidade (?????) e depois para um local onde vendiam queijos e outros produtos da região. Visitamos o Mundo a Vapor, mais R$ 17,00 e tudo é pago nessa região. O pessoal foi para o almoço e desistimos do passeio, eu, minha amiga e o filho de outro amiga voltamos para o hotel, levamos as crianças para o almoço e fomos caminhar no centro de Gramado. À noite fomos comer fondue e para quem não conhecia foi um show a parte, nos divertimos muito.
 




No dia seguinte ainda teve quem saísse bem cedinho para as compras (e as compras ficarão para outro post) e isso acarretou o atraso para a viagem para Porto Alegre para pegar o vôo e quase acarretou a própria perda do vôo. E como tudo na vida no final tudo dá certo!

7 comentários:

  1. Legal essa do ônibus, não sabia. É parecido com o de Curitiba então?

    Em viagens assim com grupo nem sempre dá pra escolher os lugares, vamos em alguns que se dependesse de nós ficaria de fora, mas é bom para conhecer mais coisas e dai sim opinar melhor.

    Agora essa de ver o show com vista um pouco ruim não deve ter sido legal...rs, é que é muito difícil conseguir ingresso né, os de frente então... mas quanto ao frio nem vou falar nada.....kkkk

    Esse parque novo da neve deve ser legal, não conheço ainda, fui em algo parecido no el calafate que é um bar do gelo, é tudo de gelo, bancos, mesas, copos. Tomei a coca-cola mais gelada da vida e achei bem agradável, o ruim é que limitam o tempo lá, dá vontade de ficar mais...rs, tomara que esse de gramado faça o frio semelhante... rs

    Essas paradas pra compras que eu não sou muito simpatizante. Desde a época que ia com o pessoal da faculdade era parar em tudo que era fábrica de sapatos, depois de couros, depois de chocolates, de vinhos, de sei lá o que, de tudo que é coisa.

    O passeio do trem foi aquele carlos barbosa-bento-garibaldi, que entra o pessoal cantando e querem te pegar pra dançar e dai pra não ir temos que dizer que nem que a vaca tussa e ainda ficam insistindo?

    Eu conheci essa fábrica de cristais, é bonito, não é um lugar que encha de gente... mas não nos aplaudiram rs, agora fiquei ofendida!! Rs

    Ah adorei a pistola de bolhas, o labirinto é de Nova Petrópolis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ônibus é aquele padrão, de dois andares e o de cima é aberto. Padrão Londres... rs
      Dez graus negativos esse de Gramado... mas como é fechado a sensação é de que estamos em uma câmara fria.. rs
      O trem é esse mesmo!!! E é como você falou, em muitas pessoas a gente acaba seguindo o que a maioria escolhe, de qualquer forma foi ótimo!!!
      A pistola fez o maior sucesso um dia... até agora está guardada!!! rs
      O labirinto é de Nova Petrópolis e lá estava passeando o cachorro com óculos escuros.

      Excluir
  2. Puxa Gramado para mim foi decepcionante, quando fui em 2004, nem sei se consigo dar uma nova chance, talvez esse lugar do gelo me interesse, mas achei tudo cidade cenográfica, não achei nenhum museu histórico, só esses "museus" de venda de produtos, acho que fui no do perfume, carro, chocolate...Gostei muito mais de conhecer a Casa do Povo do Niemeyer esse ano quando passei em Vacaria do que Gramado, fora Missões que já fui duas vezes e quantas me chamarem eu vou. Quem sabe crio ânimo para ir nesse parque do gelo um dia, as crianças devem ter adorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro Gramado!!! Dê uma chance!!!
      Nossa! Quando passar por Vacaria vou conhecer essa Casa do Povo e também não conheço as Missões ainda, sempre programo e nunca dá certo.

      Excluir
  3. Tô lembrando do trem em Garibaldi ou Bento Gonçalves não sei ao certo, o cara do acordeon (ou sanfona?) tocando "Eu sou do Sul, só de olhar dá pra ver que sou do Sul" e um simulação de assalto no trem que terminou em fiasco pois uma pessoa passou mal, realmente era um show duvidoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, eles variam os shows, mas é bem como você falou.. rs

      Excluir
  4. Nossa, quanta reclamaçao de lugares tao agradaveis e belos? primeira vez q vejo pessoas colocando defeitos naquela regiao....

    ResponderExcluir