domingo, 5 de janeiro de 2014

Acumuladores...

Será que a tendência a acumular é genética? A forma como os pais e mães lidam com os bens materiais tem influência no modo de agir de todo o núcleo familiar?

Pois é, ainda estou viajando e tentando dar minha contribuição para casas mais organizadas, visando com isso mudar a vibração e desviar a atenção de alguns fatos que estão ocorrendo. E funciona essa coisa de desviar a atenção? Até penso que não, entretanto muda a energia da casa e espero que com isso a pessoa consiga buscar mais forças para enfrentar o que se faça necessário.

A dona da casa é filha da pessoa que gerou esses dois posts: "A lógica dos acumuladores!" e "A recuperação de um acumulador". Por falar nisso, ele mandou notícias e até pediu para que postasse algumas fotos da casa que está reformando, segundo a esposa sou eu a responsável pela mudança.
Ontem mexemos em um armário, na cozinha (bem pouco!) e no chamado "quartinho e banheiro de empregada". Senhor! Como pode caber tanta coisa em tão pouco espaço.

Assim estava o armário que fica em frente à mesa de jantar:

















Esse foi o lixo e descartes tirados da cozinha antes de começarmos com o armário:














E até ela resolveu colaborar. Meu anjo, porque você resolveu eliminar seus papéis. É porque vocês estavam arrumando tudo!

\

Coisas que saíram do armário. Vocês acreditam que é possível tanta coisa em um armário tão pequeno?












E ficou tudo lindo, organizados e sabemos onde tudo está:















Depois do almoço fomos para o banheiro/quartinho:

















E o lixo dos dois cômodos foi saindo:



O quartinho ficou lindo, agora até podemos passar roupas:





Apareceu um quadro para o quartinho e outro para o banheiro:
















E a cozinha foi ficando assim:

O corredor externo do apartamento quando retiramos todo o lixo:





Missão cumprida!!!! No dia seguinte foi o dia do quarto da dona da casa!!!

14 comentários:

  1. Da próxima vez vou te passar meu endereço... kkkkkkkk, só vai ter que ficar câmera ou celular ou qualquer outra invenção (pois agora até relógio tira foto) com câmera em posse do zelador..kkkk

    Já saiu coisa assim da minha casa (embora se procurar mais a fundo ainda se acha rs), agora no 1º de ano também fiz isso no meu quarto do interior e foi só de grosso (lixo) pois o resto deu pena e muita coisa ainda terá para próximas, mas saiu 5 sacolas....

    Agora não saberia responder se é genético. A mãe tem uma tendência de acumular para dar para os outros, por exemplo garrafas de 2 litros de refrigerante ou água, essas coisas, isso ela passou para meu irmão, ele fazia um acúmulo de caixas de ovos ou de geleia real, um isoporzinho que vem, ele juntava uma tonelada para levar de volta para o da feirinha. Passei a por no quarto dele e ele reclamou e eu disse que ali ele podia acumular até o teto mas no resto da casa não. Assim que esse acúmulo parou faz tempo... mas dai tem revistas e tal, meu pai também tinha das suas. Então não saberia, pode ter alguma relação sim, até porque a limpeza também tem.

    Esses dias estava conversando com umas pessoas sobre celulares... uma falou que o celular do filho passou a não funcionar mais nada de um dia para o outro. Coincidência ou não, ele estava querendo muito um celular à prova d'água e hoje faz ligação no chuveiro ou na torneira.... 14 anos..rs, o menor, 10, filho de outra, tinha "herdado" a escadinha, o marido trocou o celular por um top de linha, passou o dele pra ela e ela passou o dela para o guri. E o dos guris, tanto o pequeno quanto o maior, foram para uma tia deles. Dai uma falou que o marido dela, já tinha dado um celular para essa pessoa, quando trocou o dele. Dai falaram "ela parece daquele programa dos acumuladores", e me perguntaram se eu conhecia o apto dessa pessoa e quando neguei disseram ser um apartamento de 3 quartos, para uma pessoa sozinha, que tu não consegue entrar sem bater em nada de tanta coisa que tem. Fiquei até curiosa...rs

    Essas limpas de ambiente fazem muito bem e ajudam ou ajudarão a deixar o clima mais agradável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode passar o endereço... adoro destralhar a casa dos outros... é bem mais fácil... rs
      Com certeza até o ânimo da gente melhora!

      Excluir
  2. Ai, que susto!!! Ainda bem que você manteve o Sr Batata. Ficaria com pena se ele fosse desalojado, coitadinho!

    Aqui em casa já aconteceu de um banheiro se transformar num "quase" escritório, de tão organizado. Difícil é manter assim.

    2014 beijos, ***dividir com o Pedro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pedro tinha um senhor batata (não sei se ainda está por casa) e confesso que me dava uma alegria quando terminava de arrumar o quarto e deixava o senhor batata com todas as peças... rs...
      Quanto à manter acredito que se fizermos um pouquinho por dia e formos mantendo as coisas no lugar fica até fácil... agora se deixar bagunçar tudo de novo daí complica...
      Beijos

      Excluir
  3. Bom dia Ziula
    Gosto muito do seu blog e tem ajudado a manter alguma organização em casa. Já fiz uns destralhes razoáveis.
    Também estou quase sem comprar.
    O meu problema foi transferido para a minha filha de 5 anos.
    Não consigo jogar fora os brinquedos dela. Penso que é pouco etico fazê-lo sem que ela concorde. Ela não quer libertar nada. E quando eu ando a destralhar as minhas coisas ela quer ficar com tralhas que eu já não uso.
    De facto ela brinca com aquilo tudo. Às vezes vem crianças amigas e brincam com tudo, com os brinquedos, malas e objetos que eram meus. Mas é demais. Tenho a casa cheia de brinquedos e tranqueiras.
    Também não consigo parar de comprar coisas para ela, sejam brinquedos ou roupas... Não quero que lhe falte nada!
    Temos poucos recursos financeiros e tenho medo de caso não aproveite alguma boa promoção, depois não possa comprar mais tarde. Acontece com brinquedos e com as roupas... Mas se eu não comprar e ela precisar? Afinal cresce muito e a roupa deixa de servir.
    Enfim, sei que é o meu medo de escassez. Mas não sei como lidar com a situação do excesso, principalmente de brinquedos.
    Ainda ontem tinha 2 brinquedos perto da porta para deitar no lixo antes dela chegar a casa, mas entretanto ela chegou e não quis que eu deitasse os brinquedos no lixo.
    Se me puder ajudar agradeço.
    Beijinho
    Ana Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é bom destralhar, não é mesmo? Quando terminamos ficamos com aquela sensação de dever cumprido.
      Bem, você já deve ter lido o post que fiz para você!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Ziula,
    Sinceramente eu acho que faz sentido o que você citou.
    Não sei do ponto de vista genético. Mas, a minha resposta para a sua pergunta: " A forma como os pais e mães lidam com os bens materiais tem influência no modo de agir de todo o núcleo familiar? É sim, acho que tem influência sim.
    Porque são os pais, ou na grande maioria a mãe que define como a casa vai funcionar. Normalmente são as mulheres que definem o que será comprado, como será guardado e utilizado.
    E os filhos aprendem muito com os exemplos dos pais, mais do que com as falas
    dos pais. E sim com a forma como os pais agem e conduzem suas vidas.

    Eu falo isso porque eu venho de uma família em que as pessoas acumulavam muitas coisas, compravam muito tanto objetos quanto alimentos. E iam guardando, guardando. Por vários motivos, uma deles até compreensível porque minha família de origem já viveu um tempo em que faltava comida em casa. Mas, os tempos mudaram e ainda assim, quando compravam, faziam estoque com medo de faltar. E eu vivi assim por muitos anos, aprendi assim e fazia assim quando fui cuidar da minha própria casa, minha própria vida.
    De tempos em tempos eu percebia, tentava mudar e não seguia muito adiante.
    Somente agora, estou fazendo progresso quando resolvi enfrentar de vez essa mania de comprar e acumular coisas em casa.
    É preciso mudar fora, mudar dentro e seguir suando para manter tudo lindo e organizado!
    Acho que vale muito à pena!

    E a organização que vocês fizeram ficou muitooo boa mesmo! Que trabalhão! Parabéns!

    beijos,
    Andreia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa coisa de armazenar comida eu mesma vivi na época da inflação a 84,32% acredito que na década de noventa, estocávamos o que podíamos porque os preços subiam dia a dia... foi realmente horrível e levou tempo para perder o costume de comprar de caixa.
      Vamos mudando porque os tempos mudam também...
      Beijos

      Excluir
  5. Que fotos terríveis, estou cansada só de olhar.
    Fiz um destralhe antes do Natal na minha casa, somente no meu escritório e saiu muita coisa, principalmente cópias xerox de livros que eu sempre achava que poderia vir a precisar. Peguei tudo, fotografei as capas e coloquei a montanha de papéis na coleta seletiva da rua. Se eu precisar eu vou procurar em pdf ou para kindle. Estava tudo meio mofado, é lógico que eu mesmo precisando não ia ficar lendo com aquele mofo vindo para cima de mim.
    Destralhei várias sacolas de roupa, mas aí já tive um custo pois fiz um pacotão e mandei pelos Correios para SC, lá minha mãe tem para quem doar sempre, enquanto que se for esperar para achar uma instituição aqui perto de casa não vai sair nunca o pacote da minha varanda. Gastei uns 32 reais mas fiquei aliviada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, tantas coisas que a gente acha que estão organizadas e na realidade estão "socadas" em algum lugar sem nenhum uso.
      Eu tenho mandado as coisas para o pessoal do prédio ou do trabalho, caso contrário ficam em um canto até eu achar quem receba e isso não é bom porque a bagunça continua.
      Minha irmã queria falar com uma pessoa sobre o colchão, sugeri que doasse para o rapaz que tirou a bagunça e já na segunda-feira ele buscou, melhor destino que a antiga máquina de lavar que está lá ocupando espaço na área de serviço dela porque doou para uma mulher de outra cidade e essa pessoa não tem o dinheiro do frete.

      Excluir
  6. Nossa que vitória, muita gente passa por isso, eu acredito sim que seja genético, conheço famílias assim!!!
    Eu sou muito "ao contrário", de medo disso, quando vejo algumas coisinhas acumuladas, eu já jogo algumas fora, dou algumas coisas boas e arranjo lugar para organizar o que ficou.
    É terrível uma casa, ou mesmo um cômodo entulhada, parece que a vida está atravancada.

    http://www.caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adri, minha vida está fluindo bem melhor depois que comecei a ficar apenas com o que entendo essencial.

      Excluir
  7. Já destralhei tanta coisa,mas tem muita coisa para destralhar ainda!Morava em apt de 3 quartos (daqueles antigos,enorme),me mudei para uma casinha pequenina de 2,cozinha mínima...mas tem coisas que são difíceis,uma delas é o conjunto de peças japonesas da coleção da Revista Caras,ele é tão lindinho,mas ocupa tanto espaço...roupas doei uma sacola enorme para a gari da minha rua (aquelas roupas que guardamos para quando emagrecer,engordar...) affff acho que sou acumuladora de nascença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, será que essa coleção não poderia ficar em alguma prateleira mais alta sem ocupar tanto espaço? E penso que algumas coisas não representam que somos acumuladores, destralhe quando se sentir pronta.

      Excluir