quinta-feira, 3 de abril de 2014

Fobia social...

Como é difícil alguém me tirar de casa!

Recebi um convite para um aniversário. Tenho sentimentos ambíguos em relação à pessoa. Parece muito carinhosa, mas suas atitudes com outras pessoas e talvez em outras eras (pode ter mudado!) não indicam ser tão amorosa assim e são totalmente contraditórias com seus estudos e seus escritos. Enfim, de qualquer forma era um convite que meu coração dizia que eu devia aceitar.

Telefonou quinze dias antes. Mandou e-mail na semana anterior ao aniversário. Essas atitudes me fizeram acreditar que realmente queria minha presença.

Fui ao shopping no dia do aniversário para comprar um presente. Dificuldade. Não queria um presente "muito" nem um presente "pouco". Queria algo carinhoso e não conheço a pessoa em sua intimidade. Então, teria que ser algo neutro. Bingo. Uma pashimina preta e branca.

Para me arrumar foi quase um parto e não conseguia imaginar uma desculpa nem termos para eventual e-mail de desculpas. Única solução: escolher a roupa, arrumar o cabelo, maquiar.

Senhor! Eu teria que ir de carro apesar das três quadras porque seria à noite. Não saio à noite de carro, mas não poderia aprontar essa com o taxista pedindo uma corrida tão curta, afora a dificuldade pra conseguir táxi no retorno.

Está bem, paro por aqui. Fui no aniversário, a festa estava ótima, a conversa divertida e não fiquei ouvindo falar somente de serviço, aliás acho que nem falaram de serviço. Sentei ao lado de um amigo que adoro e ele me contando suas peripécias. Separou há três meses. Há dois meses está namorando. Casa em maio do ano que vem e exigi ser madrinha. Rimos muito.

Muito difícil sair de casa. Eu me divirto quando consigo superar essa minha fobia de gente e de lugares diferentes. O ruim é que nem sempre eu consigo superar essa minha fobia e tem dias que ela é mesmo incapacitante. 

Você tem alguma fobia?


10 comentários:

  1. Me identifiquei com seu post, pois estou passando por isso no momento. Vou a encontros e festas só por consideração ao amigo, mas minha vontade é de ficar em casa. Sinceramente não gosto disso, perdemos momentos de está com pessoas amigas e bacanas, mas tem hora que é mais forte que tudo. Já penso em procurar uma ajuda profissional, fico na dúvida se não estou com depressão (vá saber!!).

    Beijos,
    Josy Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josy, sei lá se é depressão, penso que é cansaço... tem uma hora que queremos mesmo é ficar quietinhas... beijos

      Excluir
  2. Também tenho fobia social. Na verdade dos poucos amigos que valem à pena não tenho fobia social, topo tudo, agora essas obrigações em prol da coletividade nem tão amistosa fujo mesmo, na cara dura. Exemplo: no trabalho. As pessoas passam o ano inteiro com brigas horrorosas, de bater porta e sair xingando e caluniando uns e outros e chega dezembro tem a tal "festa de fim de ano". Exatamente a pessoa que organiza tem carisma abaixo de zero e faz uma festa estática, todo mundo numa grande mesa sentado e cada um com seu microgrupinho igual ao ano inteiro sem interagir com ninguém novo. E pior que o valor que é alto e nem todo mundo pode despender com tranquilidade. Já tem uns três anos que decidi parar de ir, pago somente minha cota em relação aos estagiários e arrumo um serviço que me exima de comparecer. Idem encontro de colégio de 20-30 anos atrás, as mesmas pessoas que inventam a festa são aquelas que passam na rua e não te cumprimentam! Quer dizer, só serve para perpetuar os "bullyings" de sempre. Nem adianta me chamar que não vou mesmo, só vou quando é de amigo mesmo. Até ex-colega pré-pré-candidato a deputado distribuindo "santinhos" apareceu na última festa dessas, conforme vi pela internet!. Fico em casa, tá doido. Acho que as pessoas estão meio carentes, querem estar junto mesmo sem nenhuma interação, não entendo essa lógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, acho que a vida e as conversas vão nos cansando. Difícil encontrarmos pessoas com quem valha a pena conviver sempre, daquelas de almoço no domingo, todos os domingos... está cada vez mais raro porque às vezes perdem os limites e fazem algumas piadas de mau gosto... tudo bem, temos que calcular o custo benefício da convivência, mas está cada dia mais custo e menos benefício...

      Achei que tinha encontrado uma pessoa ótima para conviver e de repente vem falar de trabalho em tom jocoso... me irritei profundamente! Enfim...

      Excluir
  3. Tenho sim...de piscina funda. Fujo ou fico bem longe quando alguém insinua que irá me jogar na piscina. Corre-se o risco de perder uma amiga para sempre.
    Até brinco dizendo: "Estátua! vou passar!" Os sobrinhos me protegem, mas os irmãos e cunhados ficam me provocando.
    É um trauma de infância. Já paguei seis meses de natação e nunca larguei da prancha. Não entendo como se pode ficar com os pés fora do chão e sem nada concreto para segurar com as mãos, rsrsrs.
    Não tem jeito, já desisti de aprender a nadar.

    É isso, beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, não gosto de água fria... rs... então nem me convidem para ir até a piscina embora eu saiba nadar... também não faço hidro porque não suporto água quente... rsrsrsrsrs acho que sou meio Cascão, né?

      Beijos

      Excluir
  4. Eu não sou muito dessas festas também, mas não acho que isso seja fobia, até porque entendo fobia ser uma coisa mais séria, de casos que a pessoa tem medo de público, de ir num banco, de coisas desse tipo.

    Acho que festas vai do gosto e eu não gosto nem nunca gostei muito, se for de gente que gosto ok, não tenho problemas, mas se for de gente que não gosto, não vou e nem fico com remorso...rs

    Essa do táxi, usa o easy táxi ou o 99... o easy por exemplo, tem uma promoção de noite tu paga meia tarifa se tiver cartão santander, tipo dá 50, dai tu paga 25 e o taxista ganha os 25 de ti e a outra metade do santander, ou seja, ele recebe os 50,00 só que tu só gasta a metade, achei tri bom isso e dai tu paga pelo celular mesmo, só ter cadastrado teu cartão. Tudo bem que podia ter para outros bancos, mas já é um progresso.

    Eu chamo direto táxi dessas formas pelos aplicativos, tri rápido , tu recebe a informação do taxista, nome, placa, no 99 recibo, no easy tem esse da meia tarifa, fácil fácil, poucos minutos no click do aplicativo tá lá.

    E essa de não pegar táxi por ser corrida curta por favor né!! Corrida é corrida, dinheiro é dinheiro, eu passei anos aguentando cara feia de taxista quando chegava do interior pela rodoviária. Tinha vezes que o carregador custava mais que o táxi... e eu não ficava com pena não. Uma época uma guria que morava no prédio do lado e também era do interior disse que uma vez o taxista disse pra mãe dela ir a pé, falta de respeito né, pode ser barato mas de a pé passa por zona horrível, impossível ir a pé, até sem mala..

    Não acho que eu tenha fobia de alguma coisa, nem acho que essa tua seja fobia, até porque meu conceito por fobia tem que ser muita fobia mesmo, não um simples desconforto, ou gostar de ficar em casa, mas não tenho simpatia por deixar carro na rua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, chamo de fobia porque tenho taquicardia, sudorese, etc, embora eu enfrente a situação, então suponho que não seja tão grave...
      Não tenho conta no Santander... rs
      E tenho dó de corrida curta, pois o camarada pode estar perdendo outra de maior valor... vai saber o que passa na minha cabeça!
      Carro na rua me incomoda demais!!! Sempre procuro um estacionamento, mas nesse dia da festa não teve jeito porque o estacionamento que fica em frente ao prédio onde fui e onde eu deixava o carro quando mudei para Londrina simplesmente fechou

      Excluir
  5. Então Ziula, eu acho que essa sua situação não é fobia. Não sou psicóloga, é só pitaco mesmo. Acho que fobia é algo que realmente te impede de fazer algo e prejudica seriamente sua vida em vários aspectos. Talvez seja algo que você faça pouco e daí alguma dificuldade. Entendo e muitas vezes me sinto assim quando sou convidada para um evento social.

    Eu gosto de ficar em casa e tenho a maior preguiça de me arrumar toda para ir a uma festa. Só vou quando gosto muito da pessoa que me convidou! Quando não gosto, dou aquelas desculpas socialmente aceitas e ok.

    Sobre não pedir taxi porque é perto, ah, corrida é corrida, você vai pagar igual. A ideia do aplicativo para pedir táxi é bem legal mesmo, acho que é só ver se tem ai na sua cidade. Aqui em Curitiba, eu já usei e é bem bacana!

    Falo por mim. Tenho preguiça de me arrumar e sair, mas depois que faço o movimento, acabo relaxando e curtinho os momentos de descontração. Acho que sou muito séria e boas risadas na companhia de amigos faz super bem!

    beijos e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, acho que não é nada muito grave como falei para a Adriana, mesmo assim minhas reações físicas são consideráveis, só que não fui de me entregar para determinados medos e sintomas... rs
      Não sei se tem aqui em Londrina esse aplicativo para pedir táxi, vou procurar...
      beijos e ótimo final de semana!

      Excluir