terça-feira, 24 de junho de 2014

Qual o limite do destralhe?

Impossível manter uma casa organizada se você tiver tralhas guardadas em todos os lugares e isso todo mundo já sabe, pois além de ser impossível guardar tudo que queremos ainda surge a dificuldade da limpeza e manutenção.

A questão é saber qual o limite do destralhe e aqui o número de itens varia de pessoa para pessoa, mas não devemos esquecer que o ideal seria ter somente aquilo que é usado efetivamente.

Já falamos por aqui do jovem que resolveu viver com quinze itens, incluídas roupas, escova de dentes e todas as coisas com as quais ele transita pela vida. Bem, no meu caso tenho muitíssimo mais do que isso e tenho apenas tido o cuidado de não trazer para minha casa o que não me apaixono seja uma roupa ou um enfeite, sempre respeitando o espaço, assim para determinadas coisas tenho que retirar uma antiga para achar lugar para eventual nova comprada.

Destralhei muito nos últimos três anos e muito ainda há para ser feito, entretanto é preciso respeitar o próprio tempo e as próprias limitações emocionais.

Quando fiz o destralhe dos CD's e DVD's, por exemplo, tinha inicialmente quatro caixas e atualmente duas guardadas na área de serviço. Confesso pesarosa que se as caixas sumissem misteriosamente, não fariam a menor falta e mesmo assim não consigo me desfazer das famigeradas no momento.

Dar a cada um o que é seu também é uma boa medida e foi isso que fiz com as fotos. Carregava eu dez álbuns de quatrocentas fotos, mais alguns álbuns para fotos maiores, mais caixas com fotos que não cabiam em álbum algum. Hoje tenho uma pequena prateleira no roupeiro com minhas fotos e o restante foi distribuído para que cada filho ficasse responsável por suas próprias fotos.

Potes? Potes, potes e mais potes plásticos. Embalagens. Vidros de geléia. Vidros de qualquer coisa. Recipientes diversos que vinham em alguns produtos. Tudo ocupando um espaço imenso e criando uma bagunça sem precedentes. Isso acabou! Substituí todos os potes que tinha por potes de vidro com tampas e quadrados que ocupam menos espaço na geladeira e no armário, obedecendo o número suficiente para atender minhas necessidades. Eliminei dezenas de tralhas. Não há razão para ter dezenas de potes de uso no dia a dia em torno de vinte ou menos.

Roupas? Procuro verificar o que me caí bem. Experimentei e não gostei, guardo para outro dia e novamente experimento, se realmente não vou usar a solução é retirar e doar/vender/trocar e se estiver em petição de miséria o destino é virar pano de chão ou ir para o lixo.

Livros? Esses passam por uma fase ainda difícil. Consigo retirar poucos por vez, mas sempre tirando um sempre que possível até que permaneçam somente aqueles realmente importantes.

Mantimentos? Uma embalagem de cada coisa ocupa menos espaço. Está terminando? Vai para a lista de compras e busco no mercado apenas quando preciso realmente. Dessa forma as embalagens não criam bichos, não preciso de muito espaço e fica muito mais fácil encontrar o que preciso. Isso também se aplica a itens de higiene e limpeza.

Antigamente tinha estoque de cremes, shampoos, condicionador, sabão em pó... ah! o sabão em pó... eu não podia ver uma promoção de sabão em pó que saía comprando e não me perguntem a razão. Consigo me livrar da fascinação! rs... agora só quando está acabando mesmo!

Como você organiza suas compras? Costuma manter estoque de alguma coisa? Precisa de muito espaço? Destralha constantemente?


2 comentários:

  1. Oi Ziula, como vai?
    Eu sou meio desapegada das coisas viu, já doei 5 caixas de cds e dvds sem dó mesmo. Eu não estava usando e corria o risco de mofar, porque aqui em Curitiba quando chove por muitos dias mofa tudo que estiver guardado por muito tempo, desde cds, livros, roupas, calçados e afins. Já perdi duas jaquetas de couro muito mofadas.
    Eu estou destralhando a pouco mais de 1 ano, agora estou na parte de coisas que ficam guardadas nos cantos escondidos da casa. Tudo que fica à vista já foi devidamente destralhado e só mantenho o necessário mesmo. Se entra algo novo, sai algo velho. Aqui estão roupas, calçados, acessórios, roupas de cama, mesa e banho, cosméticos e produtos de higiene pessoal.
    Agora só compro um item novo (shampoo, condicionador, filtro solar, maquiagem) quando está quase acabando.
    Quanto aos produtos de limpeza para a casa, eu só compro quando está acabando também. Não tenho estoque. Tenho um armário na área de serviço para guardar material de limpeza, vassouras, aspirador de pó e tábua de passar roupas.
    Quanto aos alimentos, não faço estoque. Faço compras semanais com itens de geladeira e quando faço a lista sempre olho o armário despensa para ver se está faltando algum item. Mantenho ali apenas os itens que consumimos rotineiramente. Aquelas coisas que quando chegar em casa à noite, posso abrir o armário e conseguir cozinhar uma refeição. :) Adoro cozinhar, então gosto de cuidar dessa parte da casa! Tenho uma porta alta para esses itens.
    Estou morando nessa casa, que construí e coloquei os armários, há 4 anos, então quando eu mudei eu separei e fiquei só com o que eu mais gostava e cabia nos armários. O que sobrou eu doei para uma instituição de caridade.
    E para manter tudo organizado, eu faço destralhe constante. Se algo quebra, eu substituo e jogo fora o quebrado. Fico atenta com vidros, garrafas e papéis, assim que são liberados vão direto para o lixo reciclável.
    É mais ou menos isso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ziula. Acredito que o destralhe está muito ligado a uma questão pessoal, no qual a quantidade de um item ideal está diretamente ligada com cada pessoa mesmo. Além disso, acho que está relacionada com o tamanho da casa e principalmente a quantidade de armários na casa. Quanto mais armário, menos parece que se tem objetos. Já morei em casa com mais de dez armários e, nessa época, como tinha coisas e nem me dava conta. Atualmente não tenho nem um terço de armários o que fez com que eliminasse objetos demais e, o melhor de tudo, não fez a menor falta. abs

    ResponderExcluir