quarta-feira, 11 de junho de 2014

Sobre a vida e a possibilidade de alcançar os sonhos...

A Cristina passou pelo blog e deixou uma porção de perguntas:

"Oi, Ziula, eu passei na OAB-DF há pouco tempo, mas ainda não advoguei, me interesso mais pela carreira pública. Estou com 26 anos e já sou casada, tenho filha, enfim. Me conta se você passou na prova de magistratura com que idade, se já tinha família? Porque às vezes acho que pra passar tem que estudar uns 4 anos seguidos, poderia me contar sua experiência?".

Primeiro eu perguntaria "qual o seu sonho?", "porque escolher a carreira pública?", "quais os seus objetivos?".  Respondidas essas questões e delimitado o que quer fazer na carreira pública, posso dizer que é possível sim, mesmo casada, mesmo com filha, alcançar o que você quer. Realmente vai precisar de muita dedicação e o tempo em anos varia de pessoa para pessoa, do tempo dedicado em cada ano.

Conheci uma pessoa que eu tinha a idéia, errônea diga-se de passagem, que jamais passaria em qualquer concurso. Pois bem. Oito horas de estudo diariamente, acho que dois anos, e hoje é Juíza Estadual. Fiquei admirada! E também cada vez mais convencida de que o ser humano consegue tudo o que quer quando realmente quer e gasta sua energia em prol desse objetivo.

Eu casei com 17 anos, tive filho com 17 anos e nem havia terminado a faculdade de Direito e parte da  história está aqui no post "Por onde andei". Advoguei cinco anos e terminei por passar no concurso e conto novamente a história aqui "Saudade e experiências" e falo mais um pouco sobre o concurso no post sobre um faqueiro "Quem vai ficar com ele???", pode parecer estranho mas é que ganhei esse faqueiro do meu avô e ele, meu avô, foi fundamental para que tivesse confiança suficiente ao prestar as provas.

Cristina, tem muita coisa no blog relatando minha experiência e cada pessoa faz sua própria história. Meu conhecimento foi adquirido em cinco anos de trabalho das 06h00 à meia-noite, inclusive sábados, domingos e feriados, incluídos recessos forenses e com tanto serviço era obrigada a estudar para dar andamento nos processos.

Também conheço pessoas que simplesmente estudaram durante a faculdade inteira para determinado concurso e pouco tempo depois foram aprovados. Outras pessoas tentaram concurso durante nove anos e somente passaram nesse nono ano.

Assim, desejo que você encontre seu caminho e siga por ele até seu objetivo maior!!! Boa sorte!!!

2 comentários:

  1. Um dia na pós a prof. estava dizendo qual melhor carreira para o perfil de cada, e disse para uma colega que ela deveria estudar para ser procuradora do trabalho. E a colega responde que tinha ido até a última fase nesse concurso em 2004, mas que dai com a filha complicou de voltar a estudar e de lá até então nunca sequer tinha feito prova da ordem ou feito outro concurso e nisso digo quase 10 anos. E então que estava retornando.

    Ficar parada é o pior que podemos fazer, essa colega que quase foi procuradora do trabalho não sabia que cabia ed em 5 dias em uma coisa que me perguntou, contar o prazo então.... mas trabalhar e estudar é deveras cansativo. Eu me arrependo de quando tinha como única obrigação na vida estudar e fazer corpo mole.

    Na faculdade, por exemplo, eu tinha um colega chato, mas chato daqueles que se perguntassem "alguém tem perguntas" ele já estava levantando os dois braços caso não percebessem que ele tinha perguntas. Qual não foi minha surpresa tempos depois ao ver no folheto da femargs ele como novo juiz do trabalho. Pouquíssimo tempo entre a formatura e me surpreender vendo o folheto.

    E uma colega de colégio que vivia saindo cedo pra ficar sentada na calçada, sair, ficar em recuperação sempre, depois virar médica. E pelo visto querida pelos pacientes... enquanto que alguns notas 10, 100, A, A+ ou o que fosse de superior e sempre sonharem em fazer medicina e desistirem depois de reprovações no vestibular. Tem coisas que não tem uma explicação lógica... aliás a lógica nunca é lógica.

    Mas acho que independente do que for tem que fazer um estágio ou um experimento em áreas, eu nunca experimentei áreas que digo que odeio, e já fiz concurso para outras que achava que ia gostar e indo lá em razão do trabalho ao esperar ficava pensando o que eu estava fazendo, que aquilo era chato só de ir esporádico, se fosse todo dia então, aff, mas talvez acostumasse, enfim.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você... é preciso estar em movimento, ter um sonho, desejar algo mais dessa vida que passa tão rápido.
      As coisas acontecem na vida de forma inusitada... fui parar no direito do trabalho quando advogava por acaso e amo o que faço até hoje!!!

      Excluir