domingo, 28 de setembro de 2014

Dona Preciosa - Restaurante - São Paulo

Para ficar pelos dois dias exigidos para conseguir o visto americano, reservei hotel que pelo googlemaps era relativamente próximo aos dois locais - Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto e Consulado Americano -, ou melhor, próximo de um deles e distante do outro.

A surpresa ficou por conta do restaurante do outro lado da rua: Dona Preciosa e a construção parecia uma daquelas antigas mercearias argentinas. Rua Rio Grande, 130, esquina com Morgado, Vila Mariana.

Esperamos o horário do almoço e lá fomos. Tijolos e piso de ladrilho hidráulico mantidos da antiga mercearia que por ali funcionou durante quarenta anos e que pertencia à Dona Preciosa. Adoro essa homenagem ao local e às pessoas. Isso faz com que as memórias não se percam e o passado seja preservado. É preciso conhecer o passado para traçar o futuro. Realmente esse tipo de iniciativa me emociona!

A coisa toda não ficou por aí, os armários da antiga mercearia também estavam lá, apenas com uma demão de tinta a manter a aparência original.

Pratos inéditos para mim! Simplesmente maravilhosos.

Entrada "puff de mandioca", quadradinhos de purê de mandioca para serem mergulhados em molho roquefort.

Izabel escolheu um filé mignon com arroz, couve com um sabor que eu jamais havia experimentado, farofa e feijão preto com muito louro como aquele que minha mãe fazia. Dividi o prato com ela e sequer deu tempo para a fotografia... rs

Pedro foi de tartar de salmão com salada de folhas verdes. Nem digo nada! O garçon ficou olhando aquele quase adolescente pedindo aquele prato diferente. Enfim...













Sobremesa: "Vol au Velt de amêndoas"(talvez seja assim que se escreve)... nem falo nada... só deixo a foto...













Voltamos no dia seguinte para o jantar, pois era muito prático e muito próximo do hotel, além de maravilhoso e com preços bem justos.

Entrada: bruschetta com tomates cereja e mel... foto depois do início da comilança...













E lá foi o Pedro experimentar o Steak Tartar com salada verde e batatas rústicas. Também sem fotos... por falta de tempo!

Eu e Izabel dividimos um bife ancho com batatas rústicas e legumes crocantes cuja foto foi tirada já no meio da refeição e não ficou bonita, razão pela qual não é colocada por aqui. 

A sobremesa simplesmente fantástica: banana crocante com sorvete e doce de leite.













Dessa vez resolvemos experimentar os drinks. Izabel pediu um coquetel alcóolico "surpresa do barman", perguntei para ela se isso estava no cardápio e ela disse que não... rs... e olha que ele caprichou no coquetel feito com morango e champagne. Eu pedi um coquetel não alcóolico com capim santo, lichia e limão. O Pedro foi de abacaxi com coco. Todos simplesmente deliciosos.
 

No segundo dia um dos sócios, Gill Carneiro, veio conversar com a gente porque o gerente havia comentado com ele que já tínhamos ido ao local no dia anterior. Pessoa muito amável, aliás todos no local pareciam ter a intenção de que nos sentíssemos em casa.

Achei linda a atitude da garçonete quando percebeu que o Pedro (ou a Izabel sei lá... rs) havia derrubado o drink da Izabel em cima do celular dela, ficou aquele climão e nem dois segundos depois ela apareceu com outro drink igual e conseguiu tirar um grande sorriso da Izabel que talvez fosse impossível nessa situação!

Amei tudo e voltarei quantas vezes for a São Paulo. Foi uma experiência única para três pessoas que estavam exaustas da burocracia exigida, cansadas da viagem de ônibus e ficaram felizes tanto com os pratos e drinks quanto com o atendimento dispensado e cheio de carinho.

Obrigada a todos e parabéns pelo conjunto da obra!!!

4 comentários:

  1. Parece maravilhoso. Vou anotar para ir em breve pois também tenho que ir a SP.

    ResponderExcluir
  2. Esse puff de aipim parece bom!

    O Pedro tem um jeito parecido com meu irmão, mas meu irmão ficou assim um pouco mais velho...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pedro adora coisas diferentes, seja uma bebida, uma comida, um lugar e o brilho nos olhos quando conta as peripécias ou recorda as viagens é de sentar para assistir... rs

      Excluir