sexta-feira, 5 de setembro de 2014

E o campo energético que fui formando...

Torneira elétrica estragada há meses, bem antes de começar o inverno. Eletricista que tem paciência com ela pegou um vírus e somente agora está curado. Ficou de vir ontem, tive que sair, pedi para vir hoje e não podia.

Ontem mesmo contratei outro eletricista para trocar as famigeradas tomadas. R$ 40,00 para troca de três tomadas já compradas. O outro menino queria R$ 60,00. Diz o Pedro que é tão fácil que faria de graça. Peço para o profissional que veio olhar a torneira e pela dificuldade do local - atrás das gavetas - informa que tem que trocar todo o aparelho e não vai mexer. Ora, é somente a resistência, como aquelas de chuveiro, que queimou, fácil de trocar. Enfim... continuo sem água quente.

Fogão em curto há mais de sessenta dias. Fica fazendo aquele barulhinho de quando acende automático, de tempos em tempos "tec... tec...". Sem paciência para a assistência especializada... O jeito é desligar da tomada e ligar somente quando preciso usar.

Ar condicionado da sala não gela mais. Técnico semana passada vem e diz que não sei usar o controle. Explica como se estivesse falando com uma "E.T." e finjo que entendo. Estranho o fato de que antes conseguia ligar sem maiores problemas... enfim... finjo estar conformada e ele vai embora após mexer na máquina na laje técnica e diz que está tudo bem e o aparelho funciona um dia. No dia seguinte... nada, nada, nada!!! Ligo novamente e ficam de vir hoje.

Confesso ter ficado assustada porque certo dia o aparelho vazou muita água no meu papel de parede. Comentando o fato o rapaz fala "é o problema da instalação que foi feita antes de colocarmos o aparelho e não foi feita por nós!", respondo que falei para o chefe dele que naquela época poderia ter quebrado tudo novamente e refeito a instalação, que esperei um ano para colocar os espelhos e papel de parede. O moço sorri e manda que eu espere!!! Senhor!!! Melhor não pensar nisso agora... cada problema no seu tempo certo e eu não pedi para colocar no papel que eu autorizaria refazer o serviço.

O vidro e a porta da área de serviço foram comprados e pagos em 01.08.2014 com prazo de entrega inicial de 15 dias e depois a vendedora falou em 25 dias. Ok. Prazo máximo 26.08.2014 e até quarta-feira, 10.09.2014 não tive qualquer notícia. Mando e-mail e recebo resposta de que havia chegado na sexta-feira anterior. Então? Porque não me ligaram ou fizeram algum contato? Dizem que a instalação será feita hoje... esperemos...

Até aqui só coisas materiais e devagar a gente resolve... se precisar quebra tudo e se precisar compra outra vez certo que com dor no coração... mas... o que não tem solução... solucionado está, não é mesmo???

Só que o bicho pegou mesmo no trabalho. 

Quando cheguei em Londrina o ano passado já havia uma moça designada para minha assistente. Não estava treinada e começamos juntas. E a coisa foi indo muito bem. De vez em quando ela se queixava de dor nas costas, mas ia levando, colocava alguns suportes na cadeira para tentar aliviar a coluna. Eu reticente para chamar outra pessoa porque gosto muito de trabalhar com ela e esse contato constante não é com todo mundo que consigo ter, isso sem contar que o serviço é bastante complicado e técnico.

Fui me acomodando e ela lutando com a coluna... oito ou dez horas diárias sentada... bem sei o que é isso com minhas três hérnias de disco e duas cirurgias de coluna que não me permitem ficar sentada por mais uma hora (e isso é meu tempo máximo!!!), depois de uma hora preciso levantar caminhar, subir e descer escadas, fazer alguma coisa em pé... sentada é o "ó do borogodó" e por isso bem sei a dor que ela sente!!!

O volume de serviço é desumano e cruel. Algumas pessoas acham minha profissão bem glamourosa. Nossa! Você faz isso??? Só não sabem dos equipamentos que não adequados quando se fala em ergonomia, audiências em três dias por semana das 09h00 às 18h00, com intervalos de meia a uma hora, dois dias por semana para dar conta das sentenças da semana, despachos, processos em execução, problemas administrativos, necessidade de horas obrigatórias de curso, atendimento às partes e advogados, prazos que devem ser cumpridos sob pena de processo disciplinar.

Está certo... talvez seja essa a rotina de muitos, senão de todos... mas... decidir a vida dos outros é coisa que me causa muita preocupação e estresse... é a vida de um trabalhador... é a continuidade ou não de uma empresa dependendo de sua solvência... é a dignidade da pessoa humana... é o emprego de outros que continuam trabalhando e precisam do salário para a sobrevivência... são valores que terminam por se chocar e terminam por exigir uma atenção quase sobrehumana... afora outros aspectos estressantes, por exemplo testemunhas que faltam com a verdade pelas mais diversas razões... por religião, por companheirismo, para manter o emprego, por ser sua convicção mesmo o resultado da coisa toda... sei lá... e você vai passando por isso tudo... iniciais de 120 páginas para quem não tem tempo de ler um livro com uma contestação de 200 páginas que também tenho que ler e... não tenho tempo de ler um livro...

Nessa toada toda você precisa ter uma pessoa que realmente auxilie e essa pessoa que estava comigo adoeceu... e preciso de outra pessoa... daí entram aspectos burocráticos que nem cabe mencionar... e essa pessoa próxima ficará até que outra apareça...

Enquanto isso... minha sobrecarga de trabalho está ainda maior... e por aí vai...

Sempre lembrando que amo o que faço, não me imaginando fazendo outra atividade profissional... e vamos tentando superar as dificuldades em todos os campos da vida...

2 comentários:

  1. Mas torneira elétrica em Londrina? Quando faz frio aí? rs, cade teu gauchismo dona Ziula?

    Bah, o instalador do ar a primeira vez fez o ó hein, eu falaria um monte para quem recomendou, tá louco. Mas pior que isso só os outros justificarem "não foi feita por nós". Eu diria para ele que convalidou o erro do primeiro inclusive, pois antes de qualquer instalação ele tem que saber se está adequado ou se precisa algum ajuste, isso é básico, mas mais fácil por a culpa em outros. Só que pingar é da instalação, mas o fato de não funcionar era o quê? De qualquer forma, o verão está aí, se agilize..rs

    Pro fogão tu já tentou por naqueles sites de reclamação que vai direto para a empresa ou fabricante responder? Geralmente funciona. Eu estava pagando um sistema de abrir cancelas de shopping e pedágios automaticamente, mas morando em outro local e ainda sem trazer o meu carro, pagava igual sem usar a taxa de 12, 13 reais. Só que resolvi cortar umas contas e ela estava na lista, tentei ligar para o negócio quando voltei do trabalho e seguramente fiquei mais de 1 hora ouvindo uma musica insuportável. Não tive dúvidas, como durante o dia pra mim é impossível resolver, na hora do telefone, ao esperar, abri um site desses e cadastrei lá a reclamação. No dia seguinte ligaram só pedindo uns dados e realizaram o cancelamento, rápido.

    Do trabalho acho que a sobrecarga é geral né, em dias que tenho audiência tem vezes que nem almoçar dá tempo, um dia almocei as 16h, esses dias nem almocei e fui lembrar que não tinha almoçado quase as 17h, ou seja, quase na hora de ir embora..rs, já não decoro mais nomes e estou achando uns fios de cabelo branco, coisa que antes não tinha, e não me venha dizer que é a idade...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A torneira elétrica é mais tirar gordura e não tanto pelo frio... rs

      Funcionando o aparelho de ar condicionado... espero que continue perfeito...

      O fogão já saiu da garantia, vou ter que chamar alguém, mas até que não está incomodando tanto... rs

      Nem me fale em cabelos brancos... rs

      Excluir