sábado, 20 de setembro de 2014

Gente que sabe...

Ainda estranho um pouco as pessoas curiosas.

- O que foi que a "fulana" fez para você?
- Nada, foi uma decisão puramente necessária.
- Está bem, então agora fala o que ela fez.

Restou-me rir, não responder e escutar duas horas de histórias. Na medida em que você se torna um ouvinte atento penso que a pessoa esquece a própria curiosidade pela certeza do acerto de todos os seus atos e esses acertos devem ser contados, exibidos, alardeados.

E continuo ouvindo também outras pessoas. Nossa! Sabem mais da minha vida do que eu mesmo. Ouviram falar que... depois que... e sequer questionam se é verdade. Bem, nem adiantaria porque eu responderia de forma evasiva rs.

Aí vem aquela vontade de falar tudo que sei em relação aos outros e o ensinamento do meu querido psicoterapeuta prevalece: guardar silêncio. Assim eu faço, guardo silêncio e apenas sorrio ou faço uma expressão mais grave dependendo do fato relatado.

Tenho certeza de que a vida seria mais leve se cuidássemos mais da nossa própria vida e deixássemos que os outros cuidassem de seus problemas. Podemos ouvir, talvez dar um conselho se for solicitado, entretanto, essa curiosidade desmedida não leva a lugar algum, até porque a pessoa quer saber por mera curiosidade e não para prestar alguma forma de ajuda.

4 comentários:

  1. Tá, mas quem é a fulana?? rsrs

    Pior que curiosidade desmedida são pessoas que querem te contar a vida sem que tu esteja muito a fim de saber e te atrapalhando nas atividades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fulana pode ser qualquer pessoa... rs...

      O pior é ter que ouvir as peripécias de quem você não tem o menos interesse... rs... mas é o preço para que se esqueçam de perguntar sobre o que está acontecendo contigo... rs

      Excluir
  2. Uma das melhores coisas q aprendi ultimamente foi bem isso q vc diz, a maioria das pessoas quer ouvir por curiosidade, nao pra ajudar. E saber ouvir é uma arte mesmo, bem melhor do que falar.
    Aprendi a duras penas que o siilencio é um grande amigo!
    Amei o post Ziula!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, saudades! Guardar silêncio... uma grande lição!!!

      Excluir