terça-feira, 4 de novembro de 2014

O que está acontecendo...

Tenho recebido muitos e-mails sobre o fato de o blog ter "parado" semana passada... Lembram que falei que isso iria acontecer? rs

É o seguinte: estou trabalhando direto doze horas por dia na Vara do Trabalho. Houve algumas mudanças na equipe, perda de dois servidores, enfim... menos pessoas para a mesma quantidade de trabalho ou até para uma maior quantidade considerando que final de ano algumas coisas que são "normais", e feitas conforme um cronograma mais elastecido, passam a ser urgentes.

Somado a isso estamos recebendo algumas determinações para melhorar a "taxa de congestionamento", ou seja, número de processos que são arquivados deveria ser maior que o número de processos que chegam novos e por aí, para isso algumas outras atividades devem ser priorizadas... e quando vemos existem "n" urgências que devem ser administradas.

Certo que não é possível com a estrutura atual atender tudo, mas é possível melhorar nos pontos mais críticos e é isso que estamos colocando no planejamento, ouvindo os servidores individualmente para depois tomarmos uma decisão que desagrade o mínimo possível.

Somado a tudo isso ainda tenho audiências, sentenças, despachos, atendimento a advogados e partes, decisões em execução, cursos obrigatórios e uma família para cuidar.

E vocês podem perguntar: "ué? mas não foi sempre assim?". Até pode ter sido, mas quando você para e começa a olhar números vê que é possível melhorar e para isso é preciso planejar e para planejar você tem que achar as pessoas certas e depois para implantar você tem que quebrar certas resistências e por aí vai a conversa... e tudo isso demanda imenso tempo e queima de "neurônios".

A semana complicada no trabalho e o Pedro doente em casa, levei no homeopata e final de semana o pai levou no alopata. Homeopatia que não estava fazendo efeito, alopatia iniciada sábado e parece que já está ajudando. Dor de cabeça de gritar ele estava. Trabalhando dessa forma e passando a noite toda acordada com o menino, mais casa para limpar, comida para organizar, Izabel que precisou de ajuda em um trabalho (primeira vez que pediu em dois anos de faculdade).

Minha avó de 92 anos, a mesma que foi para a UTI em 2011 na época do meu aniversário, passou muito mal e foi hospitalizada. Nesse ponto eu não sabia se largava tudo e ia para lá, se esperava para ver o que acontecer. Acabei ficando por aqui e ela ainda está no hospital, mas ao que parece se risco de morte - sempre fico medo de que escondam as coisas de mim por estar longe mil quilômetros.

No meio disso tudo eu pensava em sentar para escrever por aqui e simplesmente não tinha forças para pensar... espero que essa semana seja melhor...

3 comentários:

  1. Putz, totalmente puxado mesmo. Só o trabalho já me derrubaria - minha carga horária é 30 horas semanais e eu acho pela morte (meu sonho é a de 20 horas).

    Melhoras pro filhote e pra vovó. E se cuida senão corre o risco de ser a próxima, com tanta correria. ;-)

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu acho que por mais que se queira melhorar ou atingir metas, não devemos extrapolar a jornada de trabalho por n motivos.

    No meu emprego anterior eu costumava ficar mais e passado um ano, comecei a sair no horário correto. Até a mulher do RH foi chamada pra ver o que eu tinha, perguntou o que aconteceu, e eu só disse que estava saindo no meu horário oras, mas com culpa, principalmente depois disso.

    Ai eu aprendi que a meta é trabalhar na hora de trabalho e descansar na hora de descanso, afinal, ninguém sai reconhecendo nada, só acaba com a saúde da gente e ainda mal acostumamos outras pessoas, eu não faço mais.

    Esses tempos um senhor meu colega disse que estava cheio de serviço e que ia ir no sábado e perguntou se eu ia ir também e sabe o que disse pra ele? "Mas tu tá louco, bem capaz!!"

    E a quantidade de trabalho que eu tenho aqui em relação ao que tinha quando ficava bem mais que o horário triplicou, ainda mais com a demissão de uma pessoa do administrativo que repercute no jurídico pra n coisas, entrou uma nova que acho que vai pegar bem melhor até, mas ficou um período difícil, quebra uma rotina, tu te apavora até, mas ai vai fazendo aqui e acolá e deu 17h, tchau e gracias... tico e teco precisam de descanso pra funcionar e no fim dá pra fazer tudo e o que não, vai para outro dia sem culpa, entra na frente do que teria que fazer no outro dia. Ficar até tarde trabalhando só pra gastar com tinta pra cabelo depois? nananinanão!

    Mas o ruim mesmo é ter que arrumar a casa, dá muuuuuuita preguiça!!!! Eu queria criar uma rotina básica mas troco por uma dormidinha..rs

    Melhoras pra tua vó e Pedro, eles vão ficar bons e tu tem que ficar também, pra isso eu repensaria esse excesso de jornada, tanto no trabalho quanto fora dele...

    ResponderExcluir
  3. Pois é, talvez seja o caso de delegar o que for possível fazer e verificar se as pessoas ao redor estão cumprindo suas funções ou deixando sobras para ti. Hoje mesmo tive que deixar claro a minha posição em não fazer algo que não é minha atribuição e acho que o colega não gostou muito. Mas entre eu ficar desgostosa e ele, prefiro que seja ele. Custei mas alcancei um nível de fleuma que faz com que eu não me importe em desagradar. Se fosse um amigo ou parente, vá lá, eu dava um jeito de fazer o que não me cabe. Melhoras para sua avó e para o Pedro. Se for o caso, peça licença por doença de familiar para dar atenção ao seu filho, ele é mais importante que o sistema.

    ResponderExcluir