sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Vó Lina...

Sabe, vó! Filmes estão passando na minha cabeça. Criança, eu esperava a sua chegada e do vô, a mãe fazia a gente tomar banho e colocar um dos vestidos que a senhora tinha feito com o tecido que havia sobrado de suas clientes. Penso que éramos tão pequenas que qualquer retalhinho virava um lindo vestido. Lembra daquele de lã com gravata? Cinza com azul? Meus cabelos molhados e a festa quando a senhora chegava com aquela torta de maçã inteirinha para mim e eu comia até me fartar.

Confesso que nem sei se gosto de torta de maçã... mas aquela torta de maçã era minha alegria!

Quando morei com a senhora, o vô e a bisa... o dinheirinho trocado para o ônibus e para o lanche todas as manhãs, até em centavos e era sagrado! Tudo contadinho, calculadinho.

Minhas amigas iam em casa estudar, principalmente a Simone, e lá vinha a senhora com biscoitinhos amanteigados e dois copos imensos de Tang... rs... Tang de laranja...

E no café da manhã sempre eu tinha que colocar o nescafé antes do leite, tá certo, confesso que hoje faço o contrário e nem sei porque... primeiro o leite e depois o café...

Aprendi muito com a senhora, desde organização e controle financeiro, até a forma de cuidar da família de uma forma magistral, talvez até submissa em relação à vida, porque a família vinha à frente de seus próprios interesses.

Muita coisa que aprendi de importante devo à senhora, embora algumas eu só tenha começado a aplicar muitos anos depois.

Lembro que a senhora sempre comia o que havia sobrado do dia seguinte e deixava a comida "fresquinha" para as demais pessoas à mesa, sempre lembrando que não podia haver desperdício, afinal a senhora havia passado fome e muitas vezes dividiu com sua irmã um pão francês e um copo de café...

E, para evitar confusões, o Tio Edson vinha almoçar depois que o vô tinha saído e a comida do tio estava sempre quentinha.

Férias escolares era uma festa... minha mãe e meu pai na "faculdade de férias" e nós na sua casa indo na vendinha comprar balas Banzé, brincar no parquinho na praça que ficava quase em frente ao Estádio Olímpico.

Vó! Estou saindo agora me despedir da senhora e está doendo muito, muito mesmo! Sinceramente a última coisa que imaginei na minha vida foi isso. Está certo! Sei que a vida é breve, que a vida passa, mas sempre pensei que a senhora fosse eterna... infelizmente ontem às 20h30 percebi que a eternidade não existe e perder você foi o mesmo que perder um pedaço muito muito muito importante de mim...

Espero que realmente exista outras vidas e outras encarnações e outras dimensões e que possamos nos encontrar muitas e muitas e muitas vezes e ainda conviver muito até que um dia até o espírito acabe.

Vó! A senhora é e continuará sendo uma parte extremamente importante da minha vida. Obrigada por tudo! Obrigado por ter existido na minha vida! Obrigada por talvez continuar existindo em espírito e cuidando de mim enquanto ainda estou por aqui!

Te amo!!!

8 comentários:

  1. Bom dia Ziula, grata pela partilha. Fiquei emocionada com o seu texto, até as lágrimas me vieram aos olhos. Sinto-muito pela partida da sua avó. Beijinho

    ResponderExcluir
  2. Texto emocionante. :( Que lindo você ter tantas memórias boas da sua avó... No final das contas, é isso que conta e reconforta. Força, garota! E paz no coração.

    ResponderExcluir
  3. "A morte não é nada.
    Eu somente passei
    para o outro lado do Caminho.

    Eu sou eu, vocês são vocês.
    O que eu era para vocês,
    eu continuarei sendo.

    Me dêem o nome
    que vocês sempre me deram,
    falem comigo
    como vocês sempre fizeram.

    Vocês continuam vivendo
    no mundo das criaturas,
    eu estou vivendo
    no mundo do Criador.

    Não utilizem um tom solene
    ou triste, continuem a rir
    daquilo que nos fazia rir juntos.

    Rezem, sorriam, pensem em mim.
    Rezem por mim.

    Que meu nome seja pronunciado
    como sempre foi,
    sem ênfase de nenhum tipo.
    Sem nenhum traço de sombra
    ou tristeza.

    A vida significa tudo
    o que ela sempre significou,
    o fio não foi cortado.
    Porque eu estaria fora
    de seus pensamentos,
    agora que estou apenas fora
    de suas vistas?

    Eu não estou longe,
    apenas estou
    do outro lado do Caminho...

    Você que aí ficou, siga em frente,
    a vida continua, linda e bela
    como sempre foi."
    Santo Agostinho

    ResponderExcluir
  4. Sinto muito! Como é difícil morar tão longe nas horas importantes. O que importa agora são as boas lembranças que vão ficar para sempre!

    ResponderExcluir
  5. Saudades sim, tristeza não.

    Essa é uma frase de difícil aplicação, especialmente se for ente muito querido, como sempre ficou muito evidente quando se referiu a ela em postagens e certamente ela gostava muito de vocês e todos bons ensinamentos certamente ficarão eternizados na memória e ela deve ter ficado orgulhosa de poder contribuir com a educação e formação de vocês, pois na época de colégio, colegas que vão estudar , fazer trabalho e são paparicados pelas mães ou avós ou tias, acabam tendo aquilo na memória pra sempre. Não sei se hoje é assim, mas até meu tempo foi, e no teu também. Só tenho um pouco de dúvida quanto ao parquinho em frente ao olímpico. Essa parte acho que ela mudaria um pouco, levaria para os lados da padre cacique.

    É inaceitável a partida de pessoas que gostamos, mas se ela precisou descansar, depois de 92 anos, siga sendo o motivo de orgulho dela, bem como os bons aprendizados que ficam pra sempre, que ela vai estar te cuidando lá de cima.

    Força pra teus pais e irmã que tem o mesmo nome dela não é? Devia ser outro orgulho dela, até porque ao que me lembro essa não se deixou influenciar pelo estádio em frente ao parquinho mencionado..

    Não é fácil aplicar a frase "saudades sim, tristeza não", e ainda que se consiga, não sei qual dói mais, mas a primeira é um pouco mais alegre, como pareceu ser tua avó.

    ResponderExcluir
  6. Ziula, deixo minhas orações por vc, sua avó e toda sua família.
    Bjjsssss

    ResponderExcluir
  7. Ziula, meus mais sinceros sentimentos. Também perdi, inesperadamente, uma das pessoas mais próximas e importantes para mim recentemente e sei como é isso. O que nos conforta são essas memórias e recordações dos bons momentos. Muita força!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ziula, infelizmente a única verdade absoluta nessa vida é a morte e sabemos que não se agenda. Conseguimos eternizar aos que amamos, como você fez, seguindo exemplos e passando suas memórias aos mais novos. Acho que devemos isso a eles. Linda sua homenagem. Beijos.

    ResponderExcluir