sábado, 13 de dezembro de 2014

Escola - mensalidade ou anuidade?

Todo ano quando eu ia fazer a matrícula das crianças pedia desconto para pagamento à vista e sempre obtinha resposta negativa.

Com tudo organizado, eu não via sentido em ficar pagando mensalidade!

Esse ano, finalmente, fiz a proposta na escola do Pedro e foi aceita: pagando anuidade teria o desconto de uma mensalidade, o que representou pouco mais de 8% de desconto, percentual anual não alcançado pela poupança, o que já é um ganho. Somado a isso, sem ter a preocupação de ficar verificando o pagamento no banco, lançando mensalmente nas planilhas e sabendo exatamente o que já será gasto antecipadamente.

Pechinchando mais um pouco consegui que o cheque fosse para fevereiro, assim somente terei que mexer na poupança em fevereiro, o que aumenta um pouquinho o valor do desconto porque em janeiro esse dinheiro renderá o tantinho da poupança.

E você, já chegou a pagar anuidade?

3 comentários:

  1. Ziula acho que a maioria das pessoas não teria o dinheiro para pagar as mensalidades de uma só vez. Aqui no onde eu moro uma mensalidade escolar está por volta de 1 ou 1,2 mil reais, então calcule. Na capital custam mais, entre 1,5 e 1,8 mil. Nem com esse desconto de 1 mensalidade daria para a maioria das pessoas pagar, ter o total já em fevereiro (só se passar o ano anterior já juntando). Até pensei em pagar a única mensalidade que pago - da academia de ginástica - deixando os cheques (nem cogitei se teria desconto, talvez sim) ,mas ainda bem que não fiz, porque ocorre aqui onde moro - que é um distrito de casas de veraneio que está se tornando cidade satélite da capital- é que os comerciantes montam o negócio, dão aquela alavancada e depois deixam entregue às baratas, ou seja, deixam na mão de funcionários e não comparecem mais. Pois bem, ainda bem que não paguei adiantado porque o local está às moscas, tem três sócios e ninguém dá as caras, caindo a qualidade. Fiquei irritada em ter ido (há mais de um mês, pois não tive ânimo de voltar) e ver a água da piscina verde e baixa e ninguém providenciar para melhorar a qualidade da mesma (e reclamei). Depois me lembrei de ter ouvido uma das sócias recebendo um propagandista para fazer um plano de marketing para chamar alunos. Deu vontade de falar: Não faz propaganda não, basta ficar alguém aqui todo dia cuidando do negócio!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho mais duas irmãs e meu pai fazia isso todos os anos. Acabava que eu não pagava escola (por ser a mais nova e a mensalidade mais barata), era muito vantajoso e meu pai juntava dinheiro o ano todo pra poder fazer isso. Tudo que era possível pagar a vista com desconto ele se programava para pagar e tento aplicar isso na minha vida (a única diferença entre eu e ele é que sou mais pão duro)

    ResponderExcluir
  3. Se tiver redução considerável e possibilidade do pagamento, com um regramento anterior a fim de possibilitar, certamente é uma coisa interessante, mas até hoje só vi um caso assim, era um colega de faculdade, ele fazia outro curso, mas disciplinas comuns aos cursos como filosofia, sociologia , no início do curso, dai ele fazia junto e ficava se exibindo que o vô dele já tinha pago a faculdade toda pra ele, rs, pra essas coisas escolares eu tive um período em escola estadual e outro na particular, essa era pago por mês.

    Na minha pós o pagamento foi em 6x pelo preço `a vista, não teve acréscimo, e um colega fez em 18x dizendo que era mais vantajoso, dai depende do que a gente se programa ou aperta daqui ou dali para se livrar mais rápido. Em geral eu fico muito contrariada quando vou comprar uma coisa em cartão e dizem ser o mesmo preço em 10, 12. Fico com muita vontade pra dizer pra fazer em todas as vezes possíveis então e só não faço para não acelerar cabelos brancos por ficar controlando e recebendo conta o ano inteiro em razão de alguma coisa, ainda que o preço seja o mesmo.

    Pra contas anuais fixas eu procuro juntar durante o ano, ou programo o pagamento nas parcelas agendando no banco, como tive que fazer ao ter duas com aumento considerável, um pior que o outro, da atividade profissional, mas ano que vem já separei da 1 parcela do 13, tadinho.

    Agora para essa técnica de negociação eu tinha que aprender contigo, sou muito pateta, se não está previamente estabelecido não me sinto confortável em pechinchar..rs

    ResponderExcluir