quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Como está sua organização financeira para 2015?

Espero que tenhas feito no ano passado uma programação para 2015 a fim de que o ano seja mais leve e sem sobressaltos.

Na realidade não fiz nada por escrito, entretanto com atos contínuos na tentativa do consumo consciente foi possível chegar a bons resultados.

Tentativa? Sim, apenas tentativas continuadas porque poucos anos não conseguem mudar 100% décadas de condicionamento de não pensar em dinheiro, de deixar a vida levar, de realizar desejos imediatamente mesmo que não sejam necessários.

Bons resultados? Sim, apenas bons, não chegaram a ótimos embora estejam melhorando a cada ano e sequer sei se serão ótimos, mas sempre serão melhores.

Consegui entrar 2015 sem nenhum sobressalto. A escola do Pedro será paga como anuidade. IPVA e IPTU devidamente provisionados. Seguro do carro que vence em maio também já devidamente com valores reservados. Material escolar a ser comprado no débito.

Fiz compras final de ano? Com certeza! Não consigo explicar as razões de ter resolvido dar presentes nesse Natal depois de tanto tempo me esquivar desse ritual. Foi ótimo, confesso. Agradei pessoas que convivo pouco e o sentimento que tive foi bastante agradável. Não, não foram presentões. Foram presentes escolhidos com muito carinho. Todos esse mimos foram comprados no débito e não entrei 2015 com prestações ou mesmo fatura de cartão para pagar.

Consegui economizar bastante em 2014. Foi o suficiente? Seria o suficiente se a consciência não pesasse com algumas contas desorganizadas - mercado e refeições fora casa e quanto à isso já houve conversa com meus filhos para que todos juntos possam diminuir os valores gastos que não fazem o menor sentido e que essa economia seja aplicada em coisas realmente importantes como experiências, viagens ou mesmo apenas economia.

O problema do mercado está centrado no fato de todos alegarem cansaço final do dia e invariavelmente ser pedida alguma coisa pronta. Além de ser um gasto absurdo, é pouco saudável e não há nada melhor que comida caseira.

Tenho alguns outros planos para 2015 e vou contando devagar...

Você já tem alguma mudança programada para esse ano?

3 comentários:

  1. E para 2015 estou com o mesmo sentimento que você: economizar.
    Tentar realizar alguns planos. Beijos da Jaque

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é tão legal ler posts assim! Apesar de ainda achar que precisa melhorar muito, vc já mostrou tanta educação financeira, e ainda conseguiu pagar a escola do filhote numa tacada só.
    * acho que comentei uma ou duas vezes, mas acompanho seu blog há mais de um ano!

    ResponderExcluir
  3. A minha está indo bem, evidente que num treinamento desde 2012 por ai, dai as coisas fluem com mais naturalidade. Impostos que tem desconto considerável pagos até 2 de janeiro assim foram feitos de forma integral, contas também e evidente que dá um susto a mais porque no final de ano tem viagem, passagens de avião, de ônibus, presentes para pessoas próximas, incluindo até meu cachorro, também a parte solidária do local de trabalho que fazem um trabalho comunitário de "adotar " uma criança , deram uma quase dobra no normal gasto no meu cartão, mas fiquei pensando no que poderia ter retirado e a resposta foi nada. Também não foram parceladas, embora feitas no crédito para pontos.

    Antes quando pagávamos por exemplo o IPTU parcelado, já aconteceu de pagarmos parcela em duplicidade e ter que entrar com procedimento administrativo para reaver o pago a mais, fruto de desorganização que há alguns poucos anos desconheço..rs

    Para alimentação fora também pretendo melhorar, até porque os maiores gastos são em alimentação assim que , de vez em quando é bom, mas minha preferência sempre foi comer em casa qualquer coisa, durante o dia é impossível, mas dai me adequo ao VR fornecido, que antes tinha que complementar com dinheiro, pois acabava antes de completar o mês e depois que baixei o aplicativo no celular e vejo o saldo , dai geralmente sobra alguma coisa pro mês seguinte, pois quando a coisa está nos finalmente a gente troca de local para almoçar, vai num mais barato, eu não me importo, me importo mais em pagar caro, que dai tenho pouca simpatia..rs, mas pior que eu só um primo, ele e uma tia foram pra POA visitar, estavam no apto da filha dela que é no mesmo prédio do nosso e eu fui lá conversar com eles e ela estava falando de onde tinham jantado no dia anterior e ele disse: "tia, da próxima vez, o que a senhora acha de comprarmos um miojo, eu acho melhor e é bem mais barato". Ela não sabia onde se enfiar e eu achei muito engraçado e nunca esqueci o meu parente até na grossura. Ela quis agradar ele levando num local bem caro e ele achou que por alguns centavos comia a mesma coisa rs, o que demonstra que não precisa muito para agradar. O local que ela foi tem muita gente que gosta, mas eu ia no miojo também.

    ResponderExcluir