terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

E a conversa da casa começou mansinha...

Meus filhos, os que moram comigo, vieram de mansinho:

- Queremos morar em uma casa!
- Pois é, mas tem que ser casa em condomínio em razão da segurança!

A conversa foi entrando na minha cabeça.

- Verdade! Teria mais lugar para os cachorros!

E lá foi andando, dizendo o Pedro:

- Tem que ter piscina!
- É, mas piscina dá despesa o ano todo e somente é usada no verão e olha lá!
- Então pode ser sem piscina!
- Tem o jardim e ouvi falar que cobram R$ 250,00 só para cortar a grama, pelo menos na minha amiga cobravam isso...
- Eu limpo o jardim, é só você comprar uma máquina de cortar grama...
- E você vai rastelar e juntar a grama cortada?
- Claro! É só colocar em um saco. Eu faço isso!

Conversas lúdicas!

- Podemos receber mais amigos em casa - diz a Izabel.

Ponderei que precisava juntar mais dinheiro para comprar a casa e em seguida falei que poderia financiar um pouco e depois ir adiantando o pagamento do financiamento. Até o mais velho, que não mora comigo, achou boa a ideia pois fez isso no apartamento que comprou e deu certo... está quitado!

Condomínio de R$ 200,00 pago no apartamento que passará a R$ 500,00 no condomínio.

Quando viajo a trabalho fico tranquila com a segurança no apartamento e com as muitas vizinhas que tenho que até comida trazem para as crianças.

Teria que contratar uma van para levar e trazer o Pedro da escola. Precisaria deixar sempre dinheiro em casa para táxi quando houvesse trabalho extraordinário da escola, pois hoje o Pedro vai andando e em um condomínio dependerá de transporte. E o inglês? Hoje fica a duas quadras de casa, no condomínio precisará de transporte.

E volta a conversa: é, mas os cachorros teriam mais espaço! eu prefiro casa!

Ainda não estou conseguindo concluir de que os benefícios seriam maiores que os custos...

O que vocês acham?

8 comentários:

  1. Casa!!!!
    Eu só moro em apartamento SE NÃO TIVER OUTRA SOLUÇÃO!!!
    Mas a questão para mim é só uma: privacidade. Não sei se em um condomínio de casas vai ter privacidade, se forem aqueles de casas coladas, acho que não tem.
    Eu só gasto o custo de 1 diária por semana para manutenção do jardim (está agora em 400 reais por mês). Não tenho empregada (nunca tive e nem vou ter), então não acho que gasto muito com isso. A piscina se for pequena (tipo redonda com uns 3 m de diâmetro) vocês mesmo podem cuidar e não gasta água (ou incluir isso nas tarefas de quem for cuidar o jardim). Claro que dá. Só cuidado para não arrumar outro quarto do Ricardão cheio de tralhas....Eu já tinha surtado com um apto cheio de cachorros sujando e fazendo bagunça;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, até que os pequenos não sujam muita coisa, usam o jornal na sacada, embora alguma coisa escape... rs...

      Meu sofá de tecido está o caos, fedido, já mandei lavar, mas na semana seguinte estava daquele jeito.. eles adoram colo quando chegamos em casa e nós adoramos assistir tv com eles por perto... então, mandei fazer um sofá de couro sintético, vamos ver se resolve a questão do cheiro...

      Estou somando os gastos mensais da casa ainda... rs

      Excluir
  2. Casa realmente custa mais caro, mas o ganho em qualidade de vida compensa cada centavo. Moro sozinha e nem por isso tenho vontade de morar em apartamento. Adoro ter quintal, grama, rede ao ar livre, varal sob o sol, bastante espaço para os gatos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helen, isso também já tinha pensado... acordar e colocar o pé na grama... sol para secar as roupas... só não estou achando o "bastante espaço" porque o que tenho visto tem terreno bem pequeno...

      Excluir
    2. Compreendo. Em condomínio fechado deve ser complicado mesmo.

      Excluir
  3. Oi Ziula, vou comentar um pouco sobre este assunto, de acordo com o meu ponto de vista como moradora de apartamentos. Eu sempre morei em apartamentos. O primeiro foi um apartamento térreo que meus pais foram morar quando casaram e quando eu nasci eles ainda moravam lá. O apartamento, como era térreo, tinha quintal, cachorro, plantas e balanço para crianças. Depois nos mudamos. Hoje moro em um apartamento antigo, que não é térreo e tem um tamanho legal. O prédio não tem muitos apartamentos e fica em uma rua sem saída e, por isso, não passam carros por lá, apenas os dos moradores e visitantes. Desta forma, me acostumei a morar em apartamentos. Não tenho vontade de morar em casa, fico imaginado o trabalho. Quero simplificar as coisas para mim e, com certeza, se morasse em uma casa, as coisas iam ficar mais complicadas. Tenho uma filha pequena e no prédio que moro tem várias crianças. Nos sentimos seguros lá.Conheço algumas pessoas que moram em casas e confesso que às vezes fico com uma ponta de inveja mas quando vejo o trabalho que dá e o gasto com a manutenção, esqueço logo. Também tem a questão de que quem mora em casa está sujeito a ter gente freqüentando todos os finais de semana. Para quem gosta de casa sempre cheia tudo bem. Outra coisa, não acho legal aqueles condomínios de casa que são coladas umas nas outras, acho que se a gente der um espirro os vizinhos já vão ouvir. Além disso, sei que tem algumas casas que são bem pequenas e apertadas, acabando, assim, com a sensação de liberdade que uma casa proporciona. Acho que casa deve ser espaçosa e não dar a sensação de prisão.
    De qualquer forma, sou suspeita para falar pois nunca morei em casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, tenho as mesmas vantagens que você colocou morando em apartamento... vizinhos com quem posso contar... todas as facilidades perto de casa... locomoçao dos filhos facilitada...

      Mudando para uma casa aumentaria o valor do condomínio, teria despesas com jardineiro, tudo mais longe com aumento do gasto com transporte... enfim... amanhã vou visitar algumas mas já estou com a sensação de que vou trocar seis por meia dúzia... ou até pior... vou só aumentar minha despesa mensal porque espaço que é bom... nada... os jardins são minúsculos...

      Obrigada por dividir sua experiência...

      Excluir
  4. Pois é. . Para mim, que tenho filha pequena, é fundamental ter vizinhos com quem posso contar de verdade. No bairro onde moro tem bancos, padarias, farmácias, mercadinhos, clínicas, academias, ponto de onibus, etc, tudo perto do meu prédio, dá para ir andando. A escola de minha filha fica perto e ela vai a pé com a babá. Futuramente vai para uma escola mais longe mas aí será quando crescer mais. Tenho uma amiga que mora em uma casa que até para comprar pão tem que ir de carro. Fico com uma sensação que lugares assim são para passar finais de semana e relaxar mas no dia a dia me parece complicado.

    ResponderExcluir