sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Para ficar pronto ... é só fazer...

Tem muita gente que se queixa de falta de tempo ou culpa os outros. 

Coloca a desculpa da desarrumação da casa, por exemplo, no excesso de trabalho ou doença ou porque os demais ocupantes do imóvel "não se mexem".

Essas mesmas pessoas começam a trabalhar às 08h00 e levantam da cama 07h30, se arrumam em cinco minutos, engolem alguma coisa e já saem para a rua voltando exaustas às 19h00 quando então sentam assistir televisão até às 22h00, engolem alguma coisa e vão dormir, daí dizem:

- Não aguento mais! Minha casa está o caos, fedendo! Tanta roupa para lavar final de semana! Casa para arrumar! Nunca descanso e ninguém me ajuda!

A vida financeira vai andando no mesmo batidão e nem sabem o que gastam ou o que ganham ou como está a conta corrente, afinal tem cartão de crédito e limite de cheque especial e esperança de que tudo dê certo.

Pois é. Quanto aos outros, são os outros! E é preciso desenvolver métodos para que ajudem em alguma coisa. Em algumas casas a única coisa que funciona é o grito e o surto, algumas pessoas só reagem assim. Em outras há um espírito maior de colaboração. Entretanto, o que importa é o que você está fazendo por você mesmo.

No meu caso, fico doida quando vejo bagunça, roupa acumulada, pia suja, cama desarrumada. Então, o que eu faço se trabalho o dia todo? Levanto às seis horas da manhã todo dia, deixo minha casa razoavelmente limpa, arrumada, roupa guardada, cama arrumada, roupa lavada, pia limpa e depois vou trabalhar.

Agora... se eu levantasse às 07h30 certamente mal teria tempo de me ajeitar para trabalhar...

Como você lida com as tarefas domésticas ou sua casa é sempre o caos e você já se conformou?

Como você lida com sua vida financeira? Controla ou deixa a vida levar?

O que você faria para mudar o padrão que vive hoje?

4 comentários:

  1. Eu poderia fazer mais do que faço..... Mas piloto um fogão, tanque, pia, varridas, passar pano.... ,lavar caçadas, lavar roupa, por pra secar, recolher.... dobrar e guardar.....

    Mas a esposa.... tudo isso pra ela é terapia, principalmente, cultivar um canto do terreno com horta. Até rama de mandioca ela plantou (dez pés)..... e muitas verduras e condimentos..... e temperos....

    Também, levantamos antes das 6h da manhã e a cama fica arrumadinha....

    Já as gurias.... (filhas).... muita coisa fica "pra dispois"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas deixadas para depois me causam estresse... assim vou fazendo e tem dias que são difíceis...

      Gosto de fazer o serviço da casa... embora alguns dias tenham ficados complicados com essa minha coluna... por enquanto tudo sob controle...

      Excluir
  2. Bah, ontem mesmo estava mandando sms pra mãe antes de dormir e ela disse que estava com a casa limpa pra esperar meu irmão e eu disse que eu não podia dizer o mesmo rs.

    Não gosto de bagunça, muito menos de sujeira. Mas acho que faço parte desses que tu falou, com a pequena inveja de quem trabalha `as 8h pois no meu é `as 7h..rs, mas já fui bem assim de acordar meia hora antes, quando entrava `as 9h então, era 8h30 pra acordar.. tem uma música chamada "desgarrados", que tem uma parte que diz: "e nem sabiam que eram felizes"..rs, mas se pensar bem, 9h ou 7h, ou 8h, nunca mudou, de manhã me movo no arrasto e acordo 5h30min, mas nem por isso faço algo a mais do que fazia quando acordava meia hora antes, só de diferente tem um trânsito super tranquilo se sair até 6 e pouquinho e se deixar pra uns 10, 20 minutos depois pega um horror de trânsito.

    Mas também não gosto de cama bagunçada , que é arrumada quando chego, as louças por mais que deteste, lavamos depois de comer, e a bagunça que acumula, não que tenha virado algo que conforme, mas são arrumadas ao seu tempo, sempre dividido, essa divisão comecei aprendendo vivendo junto com meu irmão, quando começamos era tipo um passar aspirador na casa inteira e deixar o quarto do outro a podridão que estava, se recusar e no máximo deixar o aspirador na frente, com o tempo isso foi passando, já tive várias vezes ele lavar minhas roupas, eu passar as dele, ele lavar as louças que eu deixava e isso nunca fiz por ele rs, aqui em SP idem, com minha mãe que dai ela faz tudo e não deixa a gente fazer porque está de férias ou folga rs, ela gosta, mas claro que dai é colocar roupa na máquina, ajudar, só louça que é férias mesmo ou folga , ela gosta, eu isso nunca vou gostar rs, inclusive uma vez com a troca do nosso ticket refeição, eu recebi o novo e esqueci de desbloquear, no restaurante não passava obviamente e o cara como já conhecia disse "ah, tem as louças que pode lavar" e eu fui catar o número que ligava pra desbloquear pelo celular mesmo pra não dar chance ao azar rs

    Tenho uma colega que tira dias para limpeza. Quinta feira é o dia dela limpar a casa. Fica agoniada o dia inteiro dizendo "eu tenho que limpar a casa". Ela é daquelas que limpa até de baixo da cama na quinta, tu morre rindo ao ouvir das limpezas que ela faz, é tipo acordar de madrugada e lembrar que esqueceu de limpar em cima do armário, e levantar e fazer isso, etc, etc. Ela é tão fanática que nos dias que vai a senhora da limpeza no escritório, ela mesma pega o pano e o álcool e limpa a mesa dela.

    Quanto `a vida financeira, só esses tempos que consegui ir no banco alterar um sistema lá que o salário ia pra conta salário e tinha que fazer transferência pra corrente se fosse utilizar, mas sempre controlo pelo celular ou computador, como o cartão de crédito é usado mas ele é limitado e controlado, até meu vr esses dias estavam falando que dava cria, minha colega mais velha em idade, em tempo de serviço, em tudo, ganha mais que eu e é muito mais insatisfeita, sempre reclamando de falta de tempo e de dinheiro, e ela não ganha mal não, muito longe disso.

    Para mudar o padrão, talvez acordar mais tarde, ter mais feriados, férias menos choradas, ainda estou pensando no que fazer, jogar na loteria não tem dado certo, mas pelo menos os números saem mais próximos que uma vez do "bolão dos entendidos", só pessoas que lidavam com número, fizeram o bolão e pra não correr o risco de numa segunda só ir tu trabalhar , tem que entrar né. Nunca vi passar tão longe, prefiro meus números rs, e estudar sempre que é necessário pra se manter onde está, que é o primeiro passo pra melhorar, que a gente acaba acomodando e o acomodar é ruim, mas não é definitivo, hoje vi que uma pessoa que era bem acomodada, os pais ficavam descontentes pois os outros dois filhos eram engenheiros e ela parada. Pois resolveu um dia entrar na faculdade, bem tarde, mas entrou, e hoje defendeu a tese de mestrado na UFRGS, agora é mestre, com 44 anos. Sempre dá pra gente melhorar, só tem que ter uma determinação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Determinação... controle... equilíbrio... e vamos tentando levar a vida da melhor forma...

      Excluir