quinta-feira, 21 de maio de 2015

Consumo desenfreado ou "o que você está fazendo com sua família?"

Ano passado uma amiga pediu dinheiro emprestado. Amiga recente. Fiquei pensando o que se passaria na cabeça que pede empréstimo para quem mal conhece. Ponderei que não tinha disponível e ela sugeriu, por acompanhar nossa vida, que emprestasse o dinheiro do carro da Izabel. Dei uma de "João sem braço" e desconversei.

Depois vieram ofertas de roupas e semi-joias. Alguma coisa comprei, mas porque gostei realmente, e foram poucas peças.

Sempre vejo que a situação é bastante complicada. Marido procurando emprego. Esposa autônoma. Por aí vai uma vida sofrida, com muitos atritos. Um filho insatisfeito sempre inventando moda. E vou levando à distância essa amizade.

Por vezes aceito alguns convites e outras simplesmente informo algum compromisso.

Ontem esteve em casa com seu mostruário. Eu disse que estava com alguns compromissos e ainda iria viajar, assim somente na volta decidiria se compraria ou não alguma coisa. Ela ponderou "compre para ajudar sua ajudar sua amiga, estou precisando de ajuda!". Não cedi e deixei para depois.

Estou em uma fase em que compro somente o que quero realmente. Sim, havia peças lindas, mas lembrei da promessa quando da última compra.

Hoje estou em casa e ela liga. "A Izabel vai vender o celular?". Respondi "Não, ela não vai comprar celular na viagem, se alguém do grupo for vender te aviso na volta". 

Ela informou da urgência e que não aguardaria a volta, sendo que compraria hoje um celular para o menino que não tem nem dez anos ainda. "Ele quer um iphone. Acorda e vai dormir falando nisso. Não aguento mais! Tenho medo que ele fique doente!".

Senhor!!! O que é isso? Não é possível levar uma vida desregrada assim. 

Se tivesse dinheiro, não estivesse passando por dificuldades. Eu poderia tentar entender e nem assim entenderia como se pode ceder dessa forma para uma criança. É assustador!!!

E olha que o menino tem um celular que até dá para telefonar... porque na realidade ele fica na internet do celular, em joguinhos, no whatsapp e por aí vai... para que outro aparelho? Para que uma despesa enorme?

Ainda tirou o menino da escola particular e colocou na escola pública, o que demonstra, no mínimo, que a mensalidade estava pesada... e lá vai comprar bobagens!!!

3 comentários:

  1. Que horror a cidadã se atrever a querer o dinheiro guardado para sua filha, para dar para essa família destrambelhada dela e para o filho um Iphone??? Eu sou adulta, tenho minha renda e não tenho um Iphone (e nem vou ter). Isso não é propriamente "amiga", né? Tive uns "conhecidos" (não chamo de amigos pois eram amigos dos meus pais) bem assim como você descreve essa família. Meu pai é amigo deles há mais de 40 anos e eu, assim que sai de casa, sumi para eles, não tenho A MENOR paciência e, pelo que acompanho, eles não são realmente amigos de ninguém. Minha mãe esses dias fez uma comparação:" vc tem que conhecer minha amiga X é superparecida com a minha amiga Y (a da tal família), pedi para ela ir aí te entregar uma coisa que estou mandando". Eu pedi para dizer que eu não estaria na cidade na ocasião ( para não ter que conhecer essa nova pessoa similar à amiga anterior). Deixei de receber um presente da minha mãe só para não arrumar outra "sarna" dessas para me coçar!!!. Boa sorte, que as mudanças incluam essa mudança também (Fico me perguntando se essas pessoas não conhecem teu blog...).

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei meio atrevimento essa história de pedir emprestado o dinheiro do carro.

    Ziula, ao invés de "dar o peixe" porque não ensina essa tua amiga a "pescar"? Se ela está trabalhando de forma autônoma, ensina, sei lá, a divulgar isso. Diga a ela para criar um site, um blog, anunciar em mercado livre, olx, enjoei, criar um grupo ou entrar em algum grupo do facebook sobre essas vendas, falar no colégio do filho, assim amplia as chances dela vender, não se limita e se ela não gostar pelo menos não vai ficar te oferecendo pra comprar toda hora pra ajudar, pois a ajuda foi dada. Não sei, eu faria isso.

    Esses tempos uma senhora que limpa o escritório estava reclamando de falta de dinheiro quando eu pedi pra ela comprar uma coca-cola pra nós, dai disse que assim não podia e ela foi me explicar das contas e tal. Coincidentemente tinha sido um dia depois de ter caído o dinheiro da NFP e perguntei se por acaso ela não junta ali e ela disse que dava o CPF mas que nunca tinha resgatado. Chefe fora, chamei ela para meu computador e fui lá com ela pra ver se tinha algo, tinha uns 50,00 reais, dai fizemos o procedimento pra ir pra conta dela e dias depois fui na sede do grupo e outra pessoa da copa perguntou se eu que era Adriana, que a pessoa lá falava tanto em mim, ou seja, ficou feliz com o tal do dinheiro que estava zerada, e eu mexi que até então não tinha recebido nenhuma coca-cola de pagamento e na quinta-feira essa passada ela foi dar dinheiro para uma assistente dizendo "ó, vai comprar a coca-cola da Adriana", dai eu tive que intervir e dizer que era brincadeira . As vezes dar algum norte é o melhor a se fazer.

    Agora essa do iphone, curioso. Ano passado um colega estava falando com a filha dele no telefone e numa tristeza e quase gaguejando. Dai outra filha dele que trabalha com a gente disse que a irmã dela estava telefonando pra ele pra pedir um iphone. Mas era muito engraçado ouvir ele falar e dizer "um celular de 800,00 reais" e dai a gente corrigia que "800,00" era só a caixa, era muito engraçado mexer com ele que estava incrédulo da filha ligar pedindo o iphone. Ele tem condições até de ter o dele, mas é daqueles que tem os preços em mente do tempo do epa. Um dia que ajudei ele num negócio ele disse que ia me levar numa churrascaria de nome famoso e eu disse "é o mínimo" e ele riu dizendo "deve estar uns 30 reais cada pessoa né"? kkkk, acho que nem o estacionamento do lugar era isso, a gente ri muito com ele, mas a parte do iPhone foi a mais engraçada, mas a guria ganhou o tal iphone no final das contas... mas já tem uns 19 anos, está no 2 ano da faculdade, não é uma criança menor de 10 anos que já tenha um aparelho com esses recursos atuais e que não pode esperar para comprar, nessa de não esperar, não pesquisar, que se acaba fazendo compras desnecessárias e dai piorando a situação.

    ResponderExcluir
  3. Percebo pela forma que fala que isso esta te fazendo mal. Vc é uma mulher poderosa, seja honesta com essa pessoa. Isso vai te fazer muito bem. Falei em tom suave que você só vai querer saber dos produtos que ela vende quando vc estive Precisando e quando isso acontecer vc irá procurar ela. Que você não quer comprar nada. Vc quer a usar as coisas que já foram compradas. Eu faço isso, quando veem alguém eu falo que quero usar primeiro as coisas que comprei e quando eu precisar eu procuro ela (vendedora). Não receba em sua casa se vc não quer. Casa é algo muito íntimo pra vc se sentir invadida por alguém tal invasiva. Fale que esta de saída. Pronto! Ufa! Que paz! Kkkk Boa sorte!

    ResponderExcluir