segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Desejos e Imposições!

Vivi uma situação diferenciada este final de semana, considerando a proximidade do Dia das Crianças.

Tenho um filho de nove anos, por incrível que pareça não consumista e que não se emociona nem se deixa levar pelas propagandas que passam na televisão.

Como agora está se soltando mais com a família paterna, ficou extremamente ansioso com atos de adultos que certamente agradariam outras crianças.

E lá se foi o Pedro Henrique com seu pai para o shopping, sendo dito que poderia comprar tudo que quisesse e com a insistência para que comprasse mais. Voltou para casa com um helicóptero de controle remoto e mencionando que deu duas voltas no shopping inteiro, sendo que realmente não queria mais nada, somente o helicóptero e seu pai ficou pedindo para ele escolher outras coisas.

Perguntei porque não comprou outra chuteira - ele adora futebol -, ao que respondeu que já tinha uma chuteira. E uma camiseta? Já tenho quatro e a conversa ficou por aí.

No dia seguinte, após passeio com a tia, chegou em casa comentando que não entendia porque ela queria dar tantos presentes, ele somente queria uma bicicletinha de dedo! Neste ponto, ganhou a bicicleta e a pista, e a tia arrematou as compras com uma coleção de livros. Bingo! Ele ficou lendo até a hora de domir. Gostei muito desta última parte.

Mas o que isto tem a ver  com o ano sem compras?

Tudo! Pela forma como se desenvolveu nosso relacionamento até hoje, a autoestima do menino é altíssima, não tem necessidade de consumir o que não deseja, tem muito amor e carinho durante todo o tempo, com represálias verbais na hora certa.

É um menino diferente desde sempre e tomo muito cuidado para não despertar nele o lugar comum do consumismo, aquilo que todos ou a maioria faz.

Ele falou, por exemplo, que não gosta de pedir presentes caros para as pessoas. E não pede mesmo! Compra com a mesada que vai economizando.

Outra vez falei para ele conversar com o pai para ver o jogo de vídeo-game e ele respondeu: - Hoje não, é Dia dos Pais, dia de ganhar presentes e não pedir presentes.

Estou aprendendo muito com este ser que me escolheu como mãe e embora por vezes eu ainda tenha alguns impulsos de consumo, ele está sempre do lado rindo e dizendo: - Lembra? Você não pode comprar!

3 comentários:

  1. Ziula, achei seu filhote um amor e realmente uma criança incomum! A simplicidade com que ele te respondeu porque não comprou a chuteira ou uma blusa é tão óbvia que nós deveríamos nos perguntar porque não agimos da mesma maneira. Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Marina,

    Todo dia resto surpreendida pela forma como ele lida com o consumo, desde ida a supermercados desde muito pequeno controla a validade e a necessidade dos produtos, lembrando de tudo que tem em casa e do que é desnecessário. Ainda, jamais dei um carrinho pequeno de mercado para ele... rs... ele nunca quer nada além do que é comprado. Realmente impressionante e sempre uma lição.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo filhão abençoado!

    Por coincidência eu também tenho um filhote lindo de 9 anos, o Daniel.

    Certamente tê-los é um aprendizado diário... uma lição por dia aprendemos com os pequenos.

    Que Deus os abençoe sempre!

    ResponderExcluir