segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Ressignificação !


Tenho consciência que vou me tornar repetitiva. Afinal serão 366 dias abordando os mesmos aspectos, com pequenas alterações à medida em que outras atitudes vão sendo tomadas.

Isto é necessário para que eu possa ressignificar toda uma vida de comportamentos padrões. Ora, repeti a mesma forma de viver por décadas e para alterá-la será necessário percorrer o mesmo caminho com outros comportamentos.

Segundo a Wikipédia, ressignificação é o método utilizado em neurolinguistica para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo, passando a perceber este mundo de maneira mais agradável, proveitosa e eficiente, mudando o filtro e, consequentemente, o significado do acontecimento, fazendo com que as respostas e comportamentos também se modifiquem de maneira que possamos aprender a pensar de outro modo sobre as coisas, enxergar novos pontos de vista ou levar outros fatores em consideração.

Estou prestando mais atenção aos meus condicionamentos e isto tem me levado a constatações hilárias.

Semana passada fui almoçar na casa de um amigo que reside em um condomínio de casas, a ordem recebida do porteiro foi de clareza solar: - Após passar o portão, siga a rua da direita com cones! Ocorre que minha mente não filtrou a informação, ficando apenas na idéia de que cones foram feitos para bloquear a passagem. Resultado? Fui pela rua da esquerda que não tinha cones, o que obrigou o segurança de moto e o próprio dono da casa com seu carro a saírem para me resgatar.

Situação simples com resultados indesejados! Imagine agora em quantos outros acontecimentos nos envolvemos de forma involuntária com efeitos desastrosos para nossa vida!

Iria continuar daqui, mas impediria sua reflexão sobre os fatos. Apenas pense no que está consumindo, de que forma e quais suas motivações.

2 comentários:

  1. Tornar um comprotamento consciente, pensar no que fazemos diariamente, observar a nós mesmo, é a melhor forma de mudar qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  2. Acho muito bacana como se conectam as pessoas e os assuntos em volta desse tema de comportamento. O que vc está falando neste post tem tudo a ver com o que o ultimo post da Marina. Um assunto complementa muito bem outro. O que comentei por lá é que concordo com alguns autores que dizem que temos um Modelo Mental para lidar com o dinheiro. E que esse modelo foi formado ao longo da nossa vida com base nas nossas experiencias. De fato sempre estamos fazendo coisas meio que no automático e depois nos perguntamos por que fizemos aquilo, muitas vezes seguido de sentimentos de culpa e frustração. Eu mesmo passei por isso inúmeras vezes, tendo um comportamento inconsequente e repetido em relação ao dinheiro, depois prometia pra mim mesmo que não ia mais fazer daquela forma, mas depois de algum tempo, parece que era ativado esse "Modelo" no meu subconsciente e eu voltava a fazer as mesmas coisas, e sentindo as mesmas frustrações.

    O que você fala de ressignificação e neurolinguística tem mesmo tudo a ver com a saída desse "Modelo", meio que nos reprogramando mentalmente para mudar a maneira de pensar e de dar significados as coisas e, principalmente às emoções que sentimos.

    No meu caso, percebi que por causa de inumeros acontecimentos da minha infância, eu sentia a necessidade de sempre me livrar do dinheiro me presenteando. Por causa da minha programação mental, meu subconsciente e minhas emoções não viam sentido em ter dinheiro e não me presentear com ele. Então estava eu sempre me repetindo uma frase que despertava algumas emoções e eu simplesmente desligava a razão, a frase era: "E mereço isso!".
    Bem com base no "eu mereço", e querendo sempre completar um vazio na auto estima, lá estava eu gastando tudo que tinha pra cumprir meu modelo mental.
    Bem hoje, junto com a busca em me entender melhor, estou conseguindo ressignificar muita coisa em mim e, graças a Deus, vivendo muito melhor, já me sinto praticamente livre desse meu "Modelo".
    Caraca! mil desculpas pelo comentário imenso!
    Bjs.

    ResponderExcluir