segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Falta de atenção gera dissabores!!!

Considerando a frequência com que eu escrevia, estou devagar, quase parando. Esses poucos dias parecem séculos e me sinto abandonando o blog, o que sempre prometi não fazer.

Pensei em escrever sobre minhas atitudes esquisitas, a maioria delas gerada pela preguiça:

- tomar coca-cola zero na garrafa para não ter que lavar o copo (só eu tomo este refrigerante em casa)
- dormir sobre a colcha para não ser necessário arrumar a cama de manhã
- catar cabelos no banheiro com papel higiênico só para não ter que buscar panos e balde.

Achei que fossem mais coisas, mas são pouquíssimas se for analisar bem.

Já que não sou tão estranha como pensei, vamos mudar de assunto.

Tenho refletido muito sobre relacionamentos pessoais e suas semelhanças com o consumo de coisas. Hoje eu sei que,  se tivesse prestado atenção aos detalhes, teria evitado muitos dissabores.

Se você vai até a casa dele e tem cascas de banana e lixo jogados no chão da cozinha - detalhe importante é que ele estava te esperando - é sinal de que alguma coisa não vai bem. Aí você pensa e se engana: - Ele não mora aqui, apenas está neste local para trabalhar, pois a casa dele é outra!

Primeiro passo para o desastre e nem poderia ser diferente, pois quem tem tamanho descuido em um primeiro encontro, certamente será assim para sempre e não conseguirá se adequar jamais aos seus anseios de organização e limpeza.

Agora chega outro, na calada da noite, muita bebida e você pensa: - Ele somente está bebendo para comemorar nosso encontro!

Ledo engano! As comemorações sempre acontecem de forma repetitiva, até ... bem, não precisamos de maiores detalhes.

Momentos maravilhosos e depois apenas silêncio. Mais uma vez, você pensa: - Ele deve estar indeciso, com medo, afinal eu sou o melhor que ele pode encontrar!

Cara amiga, simplesmente você não significou tanto quanto pensa, pega a estrada ou o mar e procure outro porto, caso contrário, mesmo que evolua para alguma coisa, a espera será sempre entediante.

A satisfação vem quando recebemos "feedback" sobre os acontecimentos vividos juntos, devendo ser obedecida a regra da contrapartida - vinda do direito previdenciário - que resumindo significa que somente haverá benefício se houver a respectiva contribuição. Dar e não receber é realmente frustante em todos os aspectos.

Não esqueça de prestar atenção às palavras inoportunas ditas em momentos inapropriados. Ora, é no mínimo falta de respeito falar da ex ou ficar se comparando com algum relacionamento seu do passado que seja do conhecimento da criatura.

Ataques que você julgue necessários, como gritar, brigar, espernear são pura perda de tempo. O outro não mudará porque você fez isso, pode até se fingir de "manso" para manter o relacionamento, mas terá atitudes cada vez piores, justamente aquelas que você tanto critica.

Então, vá em frente no primeiro momento em que sentir necessidade de fazer um drama, pois depois do primeiro virão muitos outros e a vida vira um verdadeiro inferno. O pior nesse comportamento é que você acaba viciada na adrenalina gerada e fica cada vez mais difícil afastar.

Lembrando também daqueles neuróticos que ficam mal porque a ex passou na rua dele com outro somente para machucar o coração desse ser tão indefeso e você sai desesperada para consolar uma criatura dessas.

E por aí vai, como gosto de dizer, pois se ficar contando "causos" permaneço mais de dez horas, entendiando quem veio buscar algo mais consistente. Bem, não vai encontrar, mas pelo menos dará algumas boas risadas.

Aprenda a ver e ouvir além do encamento momentâneo por ter um companhia. Esse encantamento pode ser gerado por sua própria dificuldade em ficar sozinha, logo o primeiro problema a ser resolvido é com você mesma ao invés de buscar mais confusão.

Tudo se resume às escolhas que fazemos em relação às pessoas que entram e permanecem nas nossa vidas e em relação à todas as coisas materiais que optamos trazer para nosso ambiente.

Tudo pode virar tralha, trazer dissabores, enfim, ser totalmente dispensável passar por certas experiências. É imprescindível uma minuciosa análise antes de nos deixarmos levar por atitudes que certamente não trarão felicidade.

A economia, aquela que vale a pena mesmo, não se restringe à valores que gastamos comprando coisas em lojas, mas principalmente à adrenalina, mau humor, irritação e tudo mais que possa trazer sentimentos ruins. 

Jamais economizaria endorfina, agora se for para ser efêmero, superficial e distante, certamente deixarei longe da minha vida, da mesma forma que longe estão os itens supérfluos e desnecessários há quase meio ano!

Para encerrar deixo uma frase de Clarice Lispector: "Cuide-se como se você fosse de ouro, ponha-se você mesmo, de vez em quando, numa redoma e poupe-se".

Nenhum comentário:

Postar um comentário