sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dicas para começar o "ano sem compras"

"Estou pensando seriamente em seguir teus passos em "Ano sem Compras", mas preciso dar um jeito em minha casa. Então estava pensando em fazer um Ano sem compras só para roupas. Comprarei somente coisas necessárias p minha casa q está pedindo socorro. Se tiver alguma dica de como posso começar me manda...Isso realmente é contagiante...Bjinhos"

O comentário acima foi feito no post "Muitos assuntos e nenhuma idéia...", mas constou o remetente como anônimo. Não tendo como responder diretamente para a pessoa, resolvi escrever por aqui mesmo, confessando que é difícil escrever "por encomenda", considerando que cada pessoa tem seus costumes, sua história e necessidades diferentes. Vou tentar!

DICA 1 - ORGANIZAÇÃO

Será que sua casa está mesmo pedindo socorro?
A primeira dica seria fazer uma bela e completa organização, considerando que por vezes temos coisas guardadas, extremamente úteis e sequer sabemos que estão por aí "dando sopa". É bem possível também que você consiga dar novas utilidades a velhos itens.

Por exemplo, dia desses eu queria um porta cotonete para colocar na necessaire, não podia comprar em razão do "ano sem compras" e também é muito difícil de achar, abri uma gaveta e encontrei uma cigarreira e, por incrível que possa parecer, o cigarro tem o mesmo tamanho do cotonete... a essas alturas já estou rindo, mas só tenho encontrado situações engraçadas. Vidros podem ser usados como porta mantimentos, caixas como organizadores, enfim...

Se você tiver duas casas, como minha irmã, ficará ainda mais fácil, pois basta deixar o básico em uma delas e conseguir o que falta para a outra.

Depois de organizar tudo, tirar todas as tralhas acumuladas, colocar todo o resto no lugar, faça um levantamento do que realmente precisa para sua casa e quando digo "precisa" é uma necessidade inadiável e urgente sem a qual o ritmo da moradia restará prejudicado.

Anotadas todas as coisas necessárias e essenciais, pesquise preços na internet e faça as compras no ritmo que seu orçamento permitir.

DICA 2 - PLANILHAS

Em qualquer situação é importante o controle das receitas e despesas. Por vezes um pequeno valor que não sabemos para onde foi faz grande diferença. As planilhas ajudam a monitorar o que pode ser mantido e aquilo que podemos diminuir ou eliminar.

Depois que iniciei o "ano sem compras" já eliminei assinatura de jornais, não compro livros e revistas, sendo que muitos gastos foram racionalizados.

Para verificar como fazer as planilhas acesse "Planilhas, controle e onde você quer chegar...", sendo estas para a totalização mensal e as despesas diárias devem ser anotadas em uma agenda ou algum papel que você possa ter sempre junto.

DICA 3 - QUAL SUA MOTIVAÇÃO?

Tudo organizado, planilhas para controle e o resto anotado, você estará pronta para iniciar o "ano sem compras" desde que haja uma motivação para tanto e você mesma terá que descobrir qual a sua razão de querer entrar no desafio.

Escrevi sobre as motivações neste local Razões para ficar "UM ANO SEM COMPRAR" e por mais que pense a única conclusão que chego para justificar o desafio foi testar meus próprios limites, sou muito impulsiva, embora não compulsiva, e queria ver como seria resistir ao apelo de consumo com o qual nos atacam diariamente. A finalidade foi mesmo contestar o condicionamento de consumir, consumir, consumir.

Para iniciar basta marcar uma data, de preferência um primeiro dia do mês - parece mais convidativo. Um blog é uma boa medida, com contador de tempo e tudo, porque a partir dele você assume um compromisso público e pode ter certeza de que todos cobram no sentido de você manter o desafio, ficando mais fácil do que um compromisso unicamente pessoal.

Necessário fixar os itens permitidos e proibidos, podendo seguir como exemplo aqueles constantes do post "Começou hoje o ano sabático", colocando as variações conforme seu estilo de vida e seus itens indispensáveis.

Depois, é só persistir! No começo não é fácil e no decorrer do projeto muitas dificuldades surgem, entretanto, confesso que até agora não encontrei nada tão irresistível que valesse a pena desistir do "ano sem compras".

2 comentários:

  1. Interessante como aprendemos o quão somos mal ensinados pelo comércio, pela mídia em geral que só querem: compre, compre, compre. Consuma, consuma, consuma. Dai uma hora dá essa vontade de ver como é ficar sem comprar itens "por comprar".

    Esses dias olhando o bom dia rio grande vi uma matéria sobre pessoas que passaram a madrugada em uma fila para comprar pois uma loja estava com uma mega liquidação. Ao entrevistarem as pessoas, tinha de todo tipo, desde os invejáveis poupadores que ficam só esperando aquela data para comprar o que precisavam até gente que nem sabia o que comprar mas que estava lá para ver as ofertas e comprar o que estivesse com bom preço. Salvo melhor juízo, essa pessoa que falou isso ia se encher de produtos desnecessários e criando uma dívida no cartão ou carnê para o ano todo. Mas não tem jeito, comprar é o dito como normal.

    E hoje lendo uma reportagem de uma revista pela internet, li uma matéria sobre como o poupar e aplicar pode ser mais vantajoso que comprar financiado, e mostrou que um carro de 40 mil vira 84 mil se financiado, entre outras dobras ou triplicações. Nisso tinha um comentário e ainda reclamando dos cálculos. Claro, nós não temos a educação suficiente capaz de nos fazer poupar, investir, planejar. Somos educados para o consumo imediato, consumo modista e se ficar muito tempo com tal produto estamos em decadência. Felizmente achei esse blog e outros que com esse desafio me dão mais coragem para seguir corrigindo meus erros e tentando evitar cair no padrão que é ser enlouquecida por consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas não param para fazer contas quando se trata de parcelar e isso precisa mudar!

      Excluir