sexta-feira, 1 de julho de 2011

Começou hoje o ano sabático

Pois é...

Comecei hoje o ano sem compras, a única preparação foi a aquisição ontem de três conjuntos de lingerie sem pedrarias, isto porque eu tenho certeza de que as minhas - cheias de detalhes - não durarão um ano.

Também foi necessário repor o corretivo para os olhos, mas neste caso é sempre bom lembrar que a reposição de cremes, maquiagem e perfumes não está proibida, havendo restrição expressa quanto à compra de produtos que ainda possuem seus frascos com algum conteúdo.

As compras para outras pessoas, especialmente para meus filhos, estão completamente liberadas, desde que haja reposição imediata dos valores por eles. Exceção feita aos presentes em datas festivas (Aniversários, Páscoa, Dia das Crianças e Natal) em que arcarei com a despesa.

Nestes últimos dias, enquanto pensava nesta intenção de ficar um ano sem comprar, consegui estabelecer exatamente o que me é permitido e o que é proibido.

Vamos à lista:

Permitido: alimentação, material de limpeza, empregadas, gasolina e manutenção do carro, pedágio, viagens, despesas da casa (água, luz, telefone, TV a cabo... todos utilizados com parcimônia e mais cuidado), maquiagem, cremes, presentes em datas especiais, medicação, doações, shows, teatro, cinema, refeições fora de casa (com limites e sem exageros), psicóloga, reiki, corrente russa, cabeleireira, manicure, pedicure, consertos de roupas e sapatos.

Proibido: roupas, meias (exceção àquelas de nylon que rasgarem), lingerie, pijamas, echarpes, pashiminas, sapatos, bolsas, acessórios, jóias, CD, DVD (inclusive locação), eletrodomésticos, eletrönicos, informática, coisas para a casa (enfeites, roupa de cama, mesa e banho, utensílios de cozinha), jornais, revistas, livros e outros objetos que forem supérfluos e dispensáveis.

A partir daí vale o bom senso, porque certamente situações se farão presentes e o desafio será testado, mas penso que basta a pergunta "preciso realmente disto?"

Tenho sorte porque este ano sabático surgiu exatamente em sequência ao evento em que tive que iniciar e finalizar um projeto antigo. Certo que não ultrapassei o orçamento pré-fixado, mas poderia ter ficado abaixo dele, considerando que, por exemplo, dois castiçais se mostraram totalmente desnecessários.

Vamos conversando e acompanhando o que ocorrerá neste ano.

Entro com a certeza de que alcançarei o objetivo proposto, embora com algumas crises de abstinência.

Quanto ao cigarro mencionado no primeiro post... confesso que ainda não é hora e sempre na esperança de que esta hora chegue logo.

Por hoje é isto.

2 comentários:

  1. Sabe que acho muito legal isto de você colocar o que é permitido e o que não é? Eu ainda não defini exatamente o que é permitido, então não estou comprando nada por enquanto - hoje completo 60 dias!!!
    A única exceção foi a visita à Cassol, pra comprar parafusos e mão francesa.
    E sabe? Tenho me sentido muito bem com isto... tem sido muito bom, apesar de algumas tentações e momentos "eu quero!".
    Bjo pra vc,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Lu, estou com a síndrome da Marina... rs...

    Estive observando o último post dela e ela fala "só comprei comida"... Será que vamos engordar neste ano sem compras... penso que isto não vale, não posso engordar de jeito nenhum!

    Parabéns pelos sessenta dias... comecei no dia 01.07.2011, estamos no dia 08.07.2011, neste período fiz uma visita ao shopping e saí intacta... mesmo visitando loja de sapatos.

    Somos vencedoras e não mais manipuladas pelos apelos de consumo... pelo menos até agora... rs...

    Bj

    ResponderExcluir