segunda-feira, 30 de abril de 2012

Comprar à vista diminui a soberba...

Segundo a Wikipédia soberba é o sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.

Trazendo o termo para o consumo individual, quando compramos em infindáveis prestações, pagando supostas módicas parcelas mensais, temos a pretensão de achar que podemos ter todos os bens de consumo do mundo, que podemos satisfazer todos nossos desejos.

Essa conduta leva ao endividamento, à preocupação e à insatisfação com nossas vidas, empregos, salários.

Algumas dificuldades mensais que passei em alguns meses, como aquele desse mês, deve-se ao fato de nada estar comprando parcelado, tudo à vista, com exata noção do que posso fazer ou não. Inevitáveis os gastos de abril? Com certeza, mas havia um respaldo financeiro para realizá-los com uma certa tranquilidade, sem deixar de lado um certa frustração por estar utilizando economias.

Surge daí a comprovação da necessidade de economizarmos mensalmente valores e também fazermos aplicações sem liquidez imediata. Para tanto, não importa o quanto você recebe mensalmente e sim o que gasta mensalmente e a reserva de valores para imprevistos que surgem, não importa qual sua condição social.

Ouço algumas vezes as pessoas comentarem: se é o mesmo preço à vista ou em doze prestações mensais, é claro que vou comprar parcelado. Ora, ora, não importa o resultado para o vendedor, importa é o resultado para você mesmo.

Pequenas prestações de algum item somam-se a pequenas prestações de outros itens e você vai perdendo a noção de ganho mensal, do quanto pode gastar e do que realmente precisa.

Então, muito cuidado!!!

4 comentários:

  1. verdade, eu estou tentando fazer isso também, nem sempre dá, mas já tive "parcelas mensais" que pagariam tranquilamente um preparatório que alguns colegas fizeram (e hoje por frutos disso vivem viajando a bons lugares) e eu fiz um mais barato, numa área que nem gostava muito, para ter comprado algumas bugigangas em infinitas prestações.

    Hoje vejo que às vezes é inevitável , mas na grande maioria das vezes é evitável e deve ser evitada. Mas claro que temos que ser muito mas muito fortes.

    ResponderExcluir
  2. Colorada, por vezes me encontro olhando para o passado e pensando que poderia ter feito muita coisa diferente... como não tem mais jeito... vamos rumo ao futuro de forma diferente!

    ResponderExcluir
  3. Olá. Olha, já faz algum tempo que compro tudo à vista, não utilizando mais do cartão de crédito que, na verdade, é um baita tiro no pé, como vc mesma observou.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, o cartão serve somente para acumular milhas, mas já me questiono se isso vale a pena. Mês passado deixei de usar o cartão e já senti mais uma mudança na forma de consumir, diminuindo gastos que me pareciam normais no cartão, mas que não parecem normal quando pagos com dinheiro vivo.

      Excluir