terça-feira, 31 de julho de 2012

Otimização do tempo e organização...

Desde já desculpem o texto imenso!

Na realidade comecei a escrever esse texto pensando em uma preocupação que não deveria ser própria de uma criança, mas me foi exposta por uma criança.

Meu filho de dez anos veio perguntar se ele precisava mudar, estava incomodado porque programa tudo na vida e por vezes não consegue realizar todas as tarefas.

Falei para ele como é bom ser organizado, programar as atividades, não sendo isso um defeito e sim uma qualidade.

Acho que ele fica incomodado em razão de por vezes eu reclamar porque ele repete muitas vezes toda a programação do dia e digo que já entendi, ao que ele responde que fala muitas vezes para ter certeza de que eu não vou me esquecer, considerando alguns horários e atividades que dependem de mim para que sejam cumpridos.

Conversei com ele sobre a importância de ter disciplina e seria interessante colocar no celular o horário de cada atividade. Além do horário, deve colocar quanto tempo pretende gastar, por exemplo, treinar guitarra o tempo é de trinta minutos por dia, para fazer a lição precisa de uma hora e assim por diante. Ele ficou pensativo, colocou alguns empecilhos tecnólogicos como falta de espaço na memória do celular.

Fiquei esperando que ele achasse alguma solução até mesmo para dar uma trégua à ansiedade que parece estar começando a sentir.

Anteontem parece que foi a gota d'água. Faltou uma semana de aula em razão da sinusite e domingo ficou de estudar para a prova às 19h00, aconselhei que fosse mais cedo e ele não concordou, razão pela qual deixei para o horário que ele mesmo estabeleceu e o resultado quase foi catastrófico porque ele veio chorando, exigindo que eu ficasse junto e outras coisas.

Depois de levar a devida bronca (eu ainda não sabia a razão do "piti") e ir estudar sozinho, sentei ao lado dele e descobri que ele estava preocupado, dizendo que perdeu o ritmo por ficar tanto tempo sem estudar, mas que essa semana seria tudo diferente, porque teria lições diárias e teria sua rotina novamente. Confirmei que suas constatações estavam corretas e que tudo daria certo.

Penso que isso acontece com muitas pessoas! Deixar para a última hora ou fazer as coisas aleatoriamente não traz bons resultados para ninguém. É preciso fazer o quanto antes o que precisa ser feito, porque precisa ser feito, entendeu?

É preciso estabelecer uma rotina, vencer a própria falta de vontade de fazer a atividade, marcar um tempo para realizar essa atividade.


Todos sabemos o que precisa ser feito e o que é mais urgente, bastando listar as atividades por ordem de necessidade, e depois ir realizando, sem dar trégua, ou melhor, dando pequenas pausas entre uma e outra atividade para que a cabeça possa ficar arejada.

Sugeri ontem quando estava saindo para o almoço que utilizasse o método Pomodoro e expliquei que deveria realizar atividades da escola por 25 minutos, descansar 5 e assim por diante até completar quatro ciclos. Chegando em casa à noite, ele relatou que fez 25 minutos, parou 25 minutos para jogar vídeo game e foi necessário repetir o processo três vezes.

Perguntei se funcionou para ele, se deu tempo de terminar tudo e obtive resposta positiva.


Então é isso, cada qual acha o que funciona melhor para si, o que não podemos é sentar e deixar tudo como está, pois daí nada muda.


7 comentários:

  1. Ah., Ziula querida! Sumi, não. Tô sempre por aqui, lendo seus textos e aprendendo com você. Querida, eu tenho experimentado o método pomodoro para fazer algumas coisas. Está sendo interessante para o meu trabalho (Edição de Texto), e também para algumas tarefas que andava protelando em casa. Ontem usei o método pomodoro para fazer um mingau de aveia (rsrsrs) e para limpar e guardar todos os meus sapatos que estavam espalhados pelo quarto, esperando para serem limpos e guardados (não os guardo sujos). Deu resultado, o mingau foi feito, e os sapatos, guardados. Também uso a técnica dos 15 minutos de destralhe, e já dá uma boa aliviada. Meu processo de organização física da casa foi parcialmente concluído e espero caminhar mais nesse sentido com as férias. No entanto, ainda tenho muita coisa a organizar: finanças, tarefas, trabalhos, etc. etc. Eh um processo realmente muito trabalhoso, mas que quando começamos a adotar, realmente nos ajuda muito! E, as tentativas, ainda que não dêem o resultado almejado, já servem de aprendizado.
    Um abraço querida! Estou me organizando para voltar a escrever no blogue.
    Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, entro todo dia no seu blog para ver se encontro novidades... :-)

      E o processo penso que é eterno! Por mais que eu pense que sou organizada, vem a leitora Adriana e alerta que não é bem assim (rs).

      Tira um tempinho para o blog, adoro ler o que você escreve.

      Beijos

      Excluir
    2. Ziula, vou escrever hoje. Prometo!
      Aff, que correria essa de antes das férias, não?
      Beijos!
      Samanta

      Excluir
  2. Consigo manter rotina durante a semana de trabalho, mas não aos sábados e domingos. Ando pensando se isso é um problema ou se devo me dar essa trégua. Talvez a gente deva dar uma trégua de vez em quando... Adorei seu post e fiquei impressionada com o interesse do seu filho nesse tipo de assunto. Uma criança organizada?? Fiquei de boca aberta. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante a semana para mim é mais difícil, somente consigo fazer manutenção.

      Esse meu menino não é deste mundo! E olha que não ensinei, pelo contrário eu é que tenho aprendido com ele.

      Realmente descanso um bocado final de semana, mas também trabalho muito em casa com arrumação, destralhe, etc. O ideal é acharmos o nosso meio termo.

      Beijos

      Excluir
  3. É como disse um primo meu na posse dele, pedindo a Deus que afastasse dele o cálice da preguiça! Kkk

    Eu TENTO ser menos preguiçosa, por vezes lembro do meu primo e crio um pouquinho de vergonha. Mas é uma luta diária.

    Não entendo a bronca no teu filho pelo "piti". Ele tem créditos por tudo que faz certinho e exemplarmente!! E só queria que a mãe estudasse junto. Justo!! ;-)

    O "pomodoro" pode ser funcional. "Nesse" tempo eu tirei dois sacos (grandes) de lixo do "enfeite" que tinha deixado na minha sala (a gota d'água foi estar atrapalhando ficar no sofá, dai encarei). Como tinha muito papel isso fez volume pois sou neurótica o suficiente para passar eles antes na desfragmentadora para picotar ! Kkk

    Agora vou tentar juntar menos papel. Ler mais pelo iPad. Não sei se vou ser moderna o suficiente pra
    isso mas tentarei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, lembra de um post em que falei que terminaria de ler um livro no final de semana, aquele que comecei há mais de ano... pois é, não terminei ainda (rs) em razão da santa preguiça...

      Quanto ao iPad, meu filho mais velho já me disponibilizou o dele, mas ainda não tive coragem para enfrentar a leitura, toda vez que pego o dito começo a jogar Angry Bird... rs... mas um dia chego lá...

      Sou meio chata mesmo com as crianças... rs...

      Vamos tentando...

      Beijos

      Excluir