sábado, 15 de setembro de 2012

Cuidado para não se esconder!


Algumas pessoas fazem intenções de diminuir ou cessar o consumo de supérfluos ou desnecessários e trazem essa restrição somente para os itens que seriam usufruídos por elas próprias, entretanto deixam a brecha para consumir a fim de atender às necessidade de outras pessoas, tais como, filhos, marido, namorado, mãe, irmãos, pai.

Esse procedimento é uma grande ilusão, pois o que seria economizado é gasto com terceiros e todo o projeto de "consumo consciente" vai por água abaixo. 

Claro que temos que atender determinadas pessoas de nosso núcleo, principalmente idosos e crianças, mas o que dizer daquelas pessoas maiores, que trabalham, tem os próprios recursos e ainda nos arvoramos a adquirir itens que entendemos que essas pessoas "precisam". Ora! Pura válvula de escape, pura tentativa de minimizar nosso sentimento de culpa com o consumo.

Falo isso porque caí nessa armadilha durante o "ano sem compras" e olha que sou cheia de boas intenções, cheia de planos e bastante focada no que se refere ao consumo. Ainda assim andei fazendo algumas compras para meus filhos que, com certeza, eles viveriam muito bem se não tivessem os itens, talvez não tão bem arrumados, mas sem grandes privações.

Nessa toada, atendi também uma necessidade de membro de família que nem era essencial, era apenas um sonho e se não fosse realizado não mataria ninguém, salientando que eu não tinha o compromisso de realizar esse sonho, mas a vontade de consumir e a proibição de consumir para mim mesma fez com que sucumbisse ao prazer da aquisição do presente.

É! A vida dos outros não é essa maravilha que pensamos quando olhamos de fora! Todo mundo erra! Todo mundo tropeça! Mesmo extremamente empenhada cometo deslizes! 

Entretanto, é bom lembrar que sempre aprendo com os erros e se repetir os mesmos erros tenho certeza de que serão em escala bem menor até que cessem completamente os comportamentos que entendo não me dizerem mais respeito no que tange ao desenvolvimento pessoal.

Assim, devemos prestar atenção em cada atitude que tomamos e não desistir nunca. Persistir! Teimar! Tentar! Cair? Pode ser! Mas, levantar sempre!!!

Boa sorte!

2 comentários:

  1. Eu não tenho esse problema mas conheço pessoas assim, e realmente é um se esconder ou enganar.

    De vez em quando um deslize ou outro é normal. E pensar na família também. É difícil mudar os hábitos de uma hora para outra. Mas não consumir para si e trocar para consumo dos outros, seria melhor então consumir para si.

    Agora, quando da mudança, se dando bons frutos, as pessoas que nos cercam tendem a se interessar em consumo consciente também, mas às vezes demora um pouco e por vezes dá até briga, pois não somos criados para isso. Independente da condição financeira, o lema é gastar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho percebido aqui em casa mudanças de hábitos de consumo e todos os meus filhos, na exata medida em que conseguem até o momento, estão bem diferentes e isso é ótimo!

      Excluir