segunda-feira, 3 de setembro de 2012

E a Márcia nos deixou...

Lembram da Márcia? A pessoa perfeita que cuidava de mim, da minha casa, dos meus filhos? Pois é! Resolveu parar de trabalhar aqui e fará muita falta. Já contei que jamais deixei alguém guardar minhas roupas, mas ela era difererente, nem perguntou e já foi guardando por conta própria, tudo separado por cor e tipo, exatamente como eu faço.

Afora a questão das roupas, cozinhava maravilhosamente bem, não deixava faltar o suco de laranja no almoço e nem mesmo a laranja, porque pegava direto na kombi que passava duas vezes por semana aqui na rua. Ela preparava todos os tipos de pratos, aqueles que inventávamos ou mesmo aqueles que comentávamos ter comido em algum lugar, buscava receitas ou fazia de acordo com sua intuição.

Organização? Total, tudo nos lugares e nem percebíamos quando ela estava fazendo limpeza, pois fazia tudo de uma forma tão natural e até praticamente invisível, nem atrapalhava o andamento da casa, não precisávamos ficar cuidando onde íamos. Ela parecia cronometrar o tempo que passávamos em cada cômodo e tinha a delicadeza de fazer a limpeza nos locais que não estavam sendo ocupados.

Enfim, somente elogios! E agora somente saudades! Está devidamente avisada que poderá voltar quando quiser!

Nesse tempo em que aguardamos a mudança de idéia da Márcia, volta a Emília.

Voltarei a guardar minhas roupas e terei algum trabalho a mais para manter a casa organizada, pois a Emília não tem tanta segurança para sair guardando as coisas.

Ressuscitarei as listas de tarefas, isso depois de encontrá-las porque não sei exatamente onde coloquei, isso no sentido de chegar e já pegar as listas. Hoje ainda farei a busca, considerando que somente pode estar na cozinha, o problema é que está no meio de duas pilhas de pastas, cadernos, livros e revistas de receitas - pilhas que faço promessa de arrumar e não consigo, não estou preparada para me desfazer de muita coisa sem utilidade que vou encontrar. Quem sabe nas férias faço essa limpeza!

Em relação à comida não preciso me preocupar, pois da outra vez que ela nos ajudou realizou curso com uma nutricionista que contratei para vir em casa. Aprendeu alguns pratos ótimos, mas o mais importante foi ter aprendido a quantidade correta de sal, a proibição de fazer frituras e também a proibição de trazer alimentos para qualquer membro da família, tornando obrigatório sentar-se à mesa para receber qualquer refeição.

Mais uma mudança que se apresenta! E lá segue a vida com seus imprevistos também financeiros, pois nem em meus piores pesadelos pensei que teria, justo no mês das férias, despesas com parcelas rescisórias. Também na questão de tempo, pensei em descansar, mas terei que passar para Emília as listas - inexistentes na outra vez que ela trabalhou e será necessário passar uma série de outras rotinas que não existiam naquela época.

Domingo mesmo já alterei meus costumes, comecei a lavar as roupas do final do semana para não deixar acumular, pois não pretendo colocar faxineira para auxiliar a Emília, esclarecendo que Márcia também não tinha auxiliar, logo, a rotina fica um pouco mais pesada e Emília é um tanto quanto mais tranquila que a Márcia, precisando de alguma ajuda que procurarei eu mesma dar.

Onde está minha vida linear???

3 comentários:

  1. Aqui cabe uma reflexão: Será que o minimalismo correu com ela? Kk brincadeirinha, eu sou muito desagradável!!! kk

    Seria bom ela ter falado o motivo da saída, com sinceridade, até para dependendo do motivo ele ser revisto. Mas diante do empregador a pessoa geralmente trava, pode falar para “meio mundo”, mas diante do empregador trava. Percebi isso com a empregada que tivemos por mais de 20 anos, pra mim que desde os 5 anos me cuidava, falava toda a vida dela, para os meus pais nem se atrevia a falar mais que o necessário, pura bobagem... mas as pessoas criam uns bloqueios.

    Vai ver que pra vocês estava ótimo, ela era perfeita e fazia tudo conforme o que consideram ideal, mas pra ela estava faltando alguma coisa, talvez um cansaço, um problema, uma vontade de tirar férias fora de época, vontade de cuidar da casa dela, da família dela, dai ficou meio sobrecarregada...

    E também pode ser que faz tempo que ela tem essa decisão e esperou tuas férias para comunicar, certo que é transtorno receber essa notícia nas férias, mas fora delas é pior ainda.

    Assim que, linear ou não, dos males o menor. Ao menos na minha concepção. Além disso já dissestes por aqui que não queria uma vida linear, então voilà encarar o problema da melhor forma que for possível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, bem que tentei descobrir o que aconteceu e somente fiquei sabendo que ela estava cansada, sendo que o marido também deixou o emprego de mais de década para se dedicar a outra atividade. Logo, penso que eles reformulando a vida e a rotina, será minimalismo? Não sei responder, mas como ainda mantemos contato tenho impressão que uma hora dessas conversaremos mais demoradamente.

      De qualquer forma, o lugar é sempre dela e dentro do que for possível eu fazer, é só ela falar :-)

      Por outro lado, tenho um grande carinho pela Emília e tenho certeza de que esse retorno será bom para nós duas e também para meus filhos, ela tem muito carinho por eles, além de amar minhas cachorrinhas...

      E a vida segue mudando...

      Excluir
  2. Olha, tens muita sorte, não é muito fácil encontrar pessoa para trabalhar em casa que goste dos nossos cachorros.

    A nossa empregada não gostava dos meus dois yorkshires educadíssimos que eu tinha. Infelizmente já falaram de tão velhinhos que estavam, mas sempre foram perfeitos e ela não gostava. Queria ver ela com meu labrador "cavalão" que destrói qualquer coisa que vê pela frente!!

    Acho que a Márcia e marido quiseram arriscar em alguma atividade então, que tenham sorte!! E até pode ser uma rotina minimalista, ao menos tem menos esforços kk

    ResponderExcluir