domingo, 23 de setembro de 2012

Economizar!!! Inclusive espaço virtual...

Há mais de dois meses descadastrei os e-mails de propagandas e agora também estou com todos os marcadores do blog organizados e minimalizados... O que acharam dos novos marcadores?

Falta retirar mais algumas coisas da barra direita desse espaço, deixando somente os blogs que atualizam com mais frequência e alguns outros poluidores do visual devem ir embora, mas é trabalho para outro dia, bem como faltam imagens em muitos posts e nesse caso está difícil porque gosto de utilizar imagens que criei e não tenho relacionadas a todos os posts.

Mais ainda, impossível entrar no "ano sem compras" e não economizar! Como disse para a Marisa, pode ser que não verifique este fenômeno nos primeiros tempos, mas com o desenrolar do projeto é uma consequência natural!

Você deve estar pensando que isto é o óbvio, mas eu duvidei!

Passei a pensar que fazer compras é como cavar um buraco, vamos tirando terra, ou seja, tirando dinheiro da conta e o "buraco" financeiro vai ficando imenso, podendo virar um poço ou bater em uma pedra, neste último caso quando chegamos no limite de não ter mais de onde tirar o dinheiro.

Ora, se começamos a quitar as dívidas, a começar por aquelas de juros mais altos - cartão de crédito parcelado, por exemplo -, vamos recolocando terra (dinheiro) dentro deste buraco, aos poucos. E, na medida em que não temos dívidas e os juros param de sair na forma de porções e mais porções de terra, certo que já é o primeiro passo para não fazer água no poço nem chegar na pedra.

Continuando no intento, à medida que paramos de tirar terra, esta vai se acumulando por não estarmos comprando supérfluos, primeiro na forma de poeira (moedas) e depois na forma de muita terra (dinheiro em valores significativos) - economias.

O dinheiro que não gastamos vai se acumulando e quando percebemos o buraco está fechado e até formando pequena montanha, visível até para os desavisados.

Processo lento e que depende de muito estudo, organização, controle tanto financeiro como emocional, mas posso garantir que em determinado ponto a gratificação de olhar para cima, enxergando montanhas, é imensa, mesmo porque paramos de olhar para o escuro do "fundo do poço" e tudo fica mais colorido.

Neste ponto, já é possível realizar antigos sonhos que pareciam impossíveis!.

9 comentários:

  1. Oi Ziula, estou vivendo esta empreitada de pagar o cartão de crédito e espero fechar este meu buraco o mais rápido possível. Desde que entrei neste mundo blogueiro tenho conseguido me manter no planejamento e seus posts são inspiradores. Ainda não pensei seriamente em passar um ano sem compras, mas estou tentada a fazer este desafio no próximo ano. Qualquer dica ou incentivo sempre são bem vindos!!! Ainda não sei ao certo como me preparar para isso. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, se estás pagando o cartão parcelado... PARE AGORA e procure um empréstimo com juros mais baixos, os juros do cartão são impagáveis!

      Se pretende começar o "ano sem compras" primeiro utilize seu blog (rs) para falar muito sobre isso, o compromisso coletivo ajuda muito! E as pessoas que acreditam na gente não nos deixam fazer besteiras, ajudando muito o compromisso interno.

      Outra coisa é verificar o que efetivamente está precisando urgentemente, analisar todos seus armários, gavetas, casa... adquirir o que é fundamental e depois entrar no ano sabático e quer saber de uma coisa? Não espere o próximo ano ou a segunda-feira, comece agora e nem digo a parada total de consumo e pode até ser a diminuição drástica do consumo de desnecessários e supérfluos.

      Qualquer dúvida estou à disposição por aqui ou por e-mail visagem26@hotmail.com

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Ziula, este foi o primeiro mês que paguei a taxa mínima do cartão e percebi que o juro é altíssimo mesmo. Levei um susto. Ainda não tinha pensado na possibilidade de empréstimo para isso... obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  3. Os marcadores ficaram bem legais, facilita a leitura para achar os temas relacionados. É divertido também clicar nas bandeirinhas e ler em outro idioma.

    Confesso que demorei para entender a ligação das compras com o buraco, mas ai fiquei pensando se o buraco representa o vazio que fica se só pensamos em compras?

    Eu achava que o fato de não comprar traria economia imediata, mas isso só ocorre se não estamos cheios de compromissos, coisa que geralmente estamos, dai o processo é demorado mesmo, mas é uma satisfação não se preocupar com contas e comprar algo realmente bom ou viajar.

    Para entender o negócio já fiz um curso de 2 dias na pucrs e quando me inscrevi, era numas férias de verão e achei que ia ser só eu lá, estava até com muita vontade de não ir, mas no fim fui e me deparei com uma sala com mais gente do que quando fazia faculdade lá, sinal que tem muita gente preocupada em gerir melhor suas finanças pessoais.

    Só é um assunto pouco divulgado, divulgam mais como é bom comprar, promoções imperdíveis e tal, mas até para essas coisas precisa do primeiro passo que é gerir melhor o que recebe ou de como receber mais, sei lá. É um caminho longo e cheio de coisas para nos tentar e pouquissimas pessoas gostam de falar disso, o que é uma pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha muitos marcadores parecidos e estava difícil organizar, ontem finalmente consegui, mas ainda tenho posts sem nenhum marcador... devagar vou arrumando!

      O buraco é o rombo na conta bancária... rs...

      Tudo que venho realizando após o ano sem compras por vezes se mostra mais demorado do que imaginei, então é preciso ter muita persistência para não desanimar.

      Importante ler, estudar e buscar informações sobre finanças pessoais, pelo menos na minha época não recebia esses ensinamentos em casa ou na escola e o fator conhecimento auxilia em muito o próprio controle do consumo.

      Adriana, tenho a impressão que o número de pessoas que já falam sobre isso está aumentando a cada dia e uma mudança de comportamento assim é sempre bem vinda!

      Excluir
  4. Qrda Ziula:

    Na minha aula de yôga, tenho uma «coleguinha» brasileira casada com um piloto inglês que vive aqui em Lisboa. Como eles passam dois meses por ano no Brasil, acabamos por falar muito daí e daqui. Da última vez que conversámos, ela disse-me que o que mais a tinha impressionado na sua última estadia aí, era a «febre» de consumo que o Brasil estava a atravessar: todos querem ter tudo e das melhores marcas. O que nos fez pensar na situação que nós, aqui em Portugal, vivemos entre 1996 até 2008. Tal como os nossos vizinhos espanhóis, nós, portugueses, achámos TODOS que estávamos ricos para SEMPRE!

    Embora talvez em níveis diferentes dos vossos, tanto os espanhóis como os portugueses, éramos povos que até aos anos 60-70 tínhamos vivido a pobreza, a fome e o desespero totais, ao ponto de emigrarmos massivamente para a Europa mais rica. Até 1974, em Portugal, havia muita pobreza, fome mesmo, pessoas nas ruas pedindo «esmola», descalças, quase esfarrapadas (eu tenho essa imagem fixada na retina como uma referência indelével!), um índice de analfabetismo vergonhoso e muitos bairros de barracas (favelas) dentro e fora da cidade grande que duraram até ao limiar do século XXI!

    Assim, como não perceber o desejo de consumo desenfreado, sistematicamente incentivado e desenvolvido pela publicidade do sistema bancário dirigido a todos os cidadãos? Como não optar por nos endividarmos a um prazo de 40 anos por uma grande casa própria, de preferência novinha e pronta a habitar, nos subúrbios evidentemente? E, a esta dívida (mas seria mesmo uma dívida ou um investimento?), acrescentar outo crédito para mobilar a casa e outro para comprar pelo menos um carro, talves dois, e outro ainda para passar férias em Cancun e já agora também (e porque não se nos era tão facilmente «oferecido»?) para comprar as compras de Natal ou adquirir os bens necessários ao novo ano escolar das crianças?

    Um povo inteiro (mais do que um, claro, porque neste barco estamos todos os países dos sul da Europa)deslumbrado com o que todas as gerações anteriores nunca até ali tinham tido ou sequer imaginado poder vir a TER (não a SER), completamente «impreparado» para as armadilhas do dinheiro «fácil», na medida em que o analfabetismo funcional permanece altíssimo?!

    Assim é uma demasiadamente grande parte da realidade que agora vivemos: com as pessoas a terem de entregar em hasta pública as suas casas e, apesar disso, a terem de continuar a pagar uma imensa dívida ao banco, muitos dos quais sem emprego nem perspectivas de o voltar a ter; com tantas e tantas crianças a dependerem das refeições escolares para se alimentarem devidamente em cada dia, com milhares idosos a terem de repartir com filhos e netos, muitas vezes contra vontade, as suas parcas reformas!

    Por tudo isto, parece TÃO mais do que IMPORTANTE o papel que deténs na comunidade em que vives: alertar as pessoas, o maior número possível de pessoas, para o que se está a passar convosco. Para porem os olhos em nós ou no Chile, por exemplo, um país que nos escreveu a nós, portuguesed, uma carta coletiva afirmando isto mesmo: não nos deixemos levar pelo consumismo que nada é mais fácil do que a adesão ao supérfluo que, contudo apenas nos proporciona uma alegria efémera e descompensadora.

    Temos de nos focar nos valores essenciais e viver o dia-a-dia com o máximo de alegria e de simplicidade possíveis. Afinal cada dia é-nos dado uma única vez. Como podemos então desperdiçar este bem tão precioso? Tu sabes de tudo isto muito mais e melhor do que eu, querida Ziula! Continua pois mostrando aos outros como se vive uma vida melhor!. Bjs, mts.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, achei muito importante seu alerta e inclusive transformei em post para que não fique por aqui e sim bem visível a todos que ainda buscam informações sobre os malefícios e ilusões do consumo desenfreado.

      Muito obrigada!

      Excluir
  5. Qrda Ziula: só agora vi que estou na lista dos teus blogues recomendados, o que te agradeço de todo o coração! Amanhã, porque hoje aqui já passa das 2h00 da madrugada de 2ª. feira, vou aprender a fazê-lo para colocar o teu em primeiro lugar! Bjs.

    ResponderExcluir