quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mãe e férias, palavras incompatíveis!

Estava aqui à toa, depois de acordar às 09h30 o que é um pequeno milagre, considerando que acordo às 06h30 para preparar o café da manhã das crianças.

Ora, como diz Adriana, férias são para descansar e hoje foi o dia de descansar pela manhã, pelo menos acordando mais tarde e um dia sem que eu faça o café não vai matar nenhuma das criaturas que habitam minha vida e dependem do meu tempo para isso e para aquilo.

Ser mãe é maravilhoso e não consigo imaginar minha vida sem esses seres que me escolheram, entretanto, existe uma hora em que você quer um tempo sozinha, em que você quer um tempo para descansar, em que você quer um tempo para não fazer nada, em que você quer um tempo sem aquele grito maravilhoso "mmmãããeeee!!!!".

Mãetorista, mãecozinheira, mãearrumadeira, mãeajudante, mãecarinho, mãemassagem, mãetabuada, mãelição, mãetocarente, mãetodoente, mãeprovedora, mãe... de todos os tipos ou mãe simplesmente amor incondicional!!! 

E não tem mãeférias, porque mãe não tira férias dos filhos, exceto quando viaja sozinha, o que ocorre raramente e pelo período de dez a quinze dias e nem assim pode considerar férias de filhos, porque telefone, facebook, e-mail sempre estão presentes para lembrar a existência desses seres maravilhosos que tanta falta fazem quando estou distante.

E não bastassem os filhos, ainda o trabalho impõe interrupção das férias para participação em atividade obrigatória durante cinco dias. 

Não, não estou reclamando, somente pensando onde fica aquele espaço onde nada fazemos, onde nenhum compromisso temos e onde nossas energias são efetivamente recarregadas. Também pensando o que seria essa ausência de compromisso e se ela existe, pois tem coisas que precisamos fazer diariamente mesmo que estivéssemos "sem fazer nada".

Logo, essa divagação toda não me levou a lugar algum! Isso é engraçado, pois quando comecei a escrever pensei que ia achar espaço para a vida ideal, em algum lugar bucólico, onde a dinâmica da vida restasse amainada e apenas conclui que esse lugar não existe ou talvez apenas exista quando estamos lendo um livro em silêncio ou assistindo um filme em total concentração, ou nem mesmo assim.

Alguém achou esse lugar que estou procurando? Se encontrou, por favor mande o mapa.

8 comentários:

  1. Ai, Ziula, deve ser porque eu não tenho filhos, mas eu achei sim... rsrsrs... esse é um lugar que eu "crio" e não que eu encontro. Às vezes esse lugar só acontece de forma mais fácil mas em outras tem que ser "na base do grito", sabe? Quer dizer, pra mim já foi fácil simplesmente escolher "não fazer nada" mas hoje não é e eu defendo o meu direito de ter dias ou momentos assim e me programo para que eles aconteçam. Esse "local" acaba sendo, no meu caso, um limite muito claro que coloco para as demandas dos outros de vez em quando e penso só em mim. Claro que eu tenho obrigações mesmo quando fico "sem fazer nada" mas eu reduzo elas ao mínimo necessário. Se eu estiver de férias, um dia "sem fazer nada" incluiria dormir até mais tarde (mas não tão tarde a ponto de eu sentir que perdi parte do dia), arrumar a casa só "por cima" (algo como não deixar a pia cheia de louça, fazer a cama e arrumar a bagunça dos cachoros), comer algo que não dá trabalho de preparar, não resolver problemas dos outros, ler bastante, me dar o direito de não ser produtiva, etc. Muitas vezes eu penso em ter um dia relaxante e programo atividades como sair pra passear, fazer um almoço diferente, etc. e isso acaba sendo divertido, mas não relaxante, sabe?

    Você pode ter férias sim, mas não serão férias das pessoas ou de todas as suas resposnabilidades. Eu, quando tiro férias, carrego o celular sempre comigo e fico sempre disponível para os meus pacientes. Não é raro eu atender pacientes que estão passando por momntos de crise durante as minhas férias. Eu acho que o tal do "ficar sem fazer nada" é uma espécie de afrouxamento das nossas cobranças internas, um "acordo" egundo o qual posso deixar de fazer um monte de coisas sem que seja feio, errado ou preguiçoso. Hoje mesmo você dormiu até mais tarde e esse é um início, não? Realmente ninguém vai sofrer muito se você ficar um dia sem acordar cedo e fazer café. Eu acho que sempre dá pra gente conseguir momentos de descanso só para nós mesmos. Algumas pessoas contam com babás ou familiares para poderem ter um tempo de solidão agradável de vez em quando. Outras simplesmente deixam de fazer o café.

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, contar com familiares é um sonho irrealizável, pois moro a 1.000 Km de distância deles! Pensei muito sobre o que vc escreveu e vou buscar algumas alternativas, podes ter certeza, nem que seja deixar de fazer o café. Beijos

      Excluir
  2. Feliz dia do gaúcho! :)

    Será que por razão desse simpático dia (e dia e feriado pra mim, rs) pode acordar mais tarde? :)

    Olha, só uma observação, tu tens uma criança só, os outros já estão grandinhos né? Podem fazer o café até para o menor, não precisa ser todos os dias, só alguns para que durmas um pouco nas férias!

    A minha mãe já me mandou um e-mail com esse de perguntas para mãe e para o pai. As perguntas para a mãe eram de todos tipos: estou doente, onde está isso, aquilo, etc. Para o pai se resumia a uma pergunta e que era: "onde está a mãe?". Respondi que ainda bem que ela sabia que era assim..kkk

    Mas os filhos compreendem algum momento de descanso e tenho certeza que pelo menos uns dias das férias poderia sim ter um descanso ao menos de acordar mais tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz dia do gaúcho atrasado! :-)

      Adriana, filhos são sempre crianças... rs... vejo que pela minha mãe que pensa assim mesmo que eu já tenha passado dos 40... rs

      Penso que as crianças entendem quando precisar ficar sós, o problema é a famigerada culpa... ainda me livro dela :-)

      Excluir
  3. Ziula, passo aqui para te deixar um link de um texto muito interessante: http://www.tedxsaopaulo.com.br/o-consumo-da-simplicidade/
    Ao que tudo indica, nós que estamos revendo o paradigma da cultura do consumo, estamos na crista da onda! Beijos, querida!
    Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samanta, adorei o texto e até compartilhei no facebook, embora isso não dê muito ibope...rs... quem sabe as pessoas começam a pensar!!!

      Beijos

      Excluir
    2. Eh, amiga, pode não estar dando muito ibope agora, que a renda do brasileiro aumentou e muita gente está ainda realizando sonhos de consumo. Mas, daqui há um tempinho, vejo com minha mente aquariana, rs, que esse movimento vai ganhar corpo! As pessoas não vão parar de consumir, mas exigirão produtos de maior qualidade e durabilidade. Também penso que os produtos serão melhor utilizados e re-utilizados... E as pessoas vão pensar umas mil vezez antes de levar algo para casa que possa vi a ser tralha... assim como vão ficar mais consciente quanto ao descarte. Tô viajando hoje... rsrsrs... Mas, o consumo consciente toca essa questão Ecológica e a gente precisa continuar compartilhando nossas experiências. Estamos começando a fazer "massa crítica"! Rsrsrs... Pode ser uma viagem minha, mas eh uma viagem pensando no bem da humanidade!
      Eh o que aprendi com nossas experiências:
      Pensar mil vezes antes de comprar, pensar mil vezes antes de descartar, pensar se o que vai ser descartado deve ir: para doação, para reciclagem, para o lixo, para a feira de troca, ou se pode ser reutilizado de uma outra forma por eu mesma!
      Um beijo, querida! To adorando as postagens de férias!
      Samanta

      Excluir
    3. Samanta, coloquei a questão do ibope porque dia desses já falamos disso, de como a maioria das pessoas faz questão de não enxergar. Concordo com você de que está mudando e é importante que continuemos falando sobre isso!

      Não sei não se a renda do brasileiro aumentou, o que tenho visto nos blogs e notícias econômicas é de que o endividamente aumentou e é difícil ainda para muitas pessoas perceberem a desncessidade desse consumo desenfreado!

      Penso que não estás viajando, tens razão em todas as ponderações feitas, o que não podemos é desanimar e devemos acreditar em uma mudança global que já começou.

      Um beijo e estou curiosa para saber o andamento de seus projetos (R$ 50,00 na carteira, ausência de consumo, destralhe, alimentação)... conte tudo, não esconda nada!!! rs

      Excluir