terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mundo maravilhoso da leitura...

Preciso urgentemente voltar a enxergar! Já consultei e providencei a troca das lentes, tudo devidamente contado aqui.

Isso foi em 25 de maio desse ano e os novos óculos com lentes atualizadas não funcionaram e eu fiquei passiva frente ao fato até a data de ontem quando, finalmente, resolvi colocar lentes multifocais pela bagatela de R$ 550,00. 

É muito dinheiro por um par de lentes,  mas talvez seja a única forma de conseguir efetivamente usar os óculos, cuja armação foi mantida. 

Explico: com lentes somente para perto eu pegava autos físicos (de papel) para trabalhar, sendo que para ler o processo precisava de óculos, para escrever e ler a tela do computador não precisava de óculos; em casa pegava alguma tarefa para fazer que dependia de escrita no papel, com a tv ligada ou com crianças por perto, cada vez que era chamada pelas crianças ou olhava a televisão não enxergava absolutamente nada.

O Pedro anda lendo muito e não por exigência minha, lê realmente porque gosta. Quando viajamos esse mês no primeiro aeroporto ele já pediu um livro e compramos o volume 6 do DIÁRIO DE UM BANANA, todos os anteriores já haviam sido devorados. Bem, o livro não chegou ao final da viagem e também foi consumido todinho!

Na volta ele pediu outro livro e, embora economize com muita coisa, muita coisa mesmo, não tem a menor preocupação com dinheiro ou gastos quando se trata de livros.

Solicitei ajuda para a vendedora da livraria, que aliás estava discutindo desavergonhadamente com um colega de trabalho em pleno ambiente laboral, para que indicasse algo que ele pudesse ler. Ela indicou outro livro semelhante à série que ele já havia lido, inclusive com desenhos e ele respondeu que já tinha idade para ler "algo mais..." fez uma expressão séria e não terminou a frase, deixando pairar no ar que queria algo mais intelectual, mais difícil.

Falei então, do alto da minha ignorância, que ele deveria ler  GUERRA DOS TRONOS. A vendedora quase infartou:

- Isso não é livro para crianças, nem mesmo para adolescentes, é um livro para adultos, é realismo fantástico, tem muita violência e até pornografia!!!

Fiquei com cara de tacho e me achando a pessoa mais desinformada da face da terra, embora agradecendo que a moça estivesse ali para não permitir que entregasse esse livro para uma criança de dez anos. Depois de resolvida a situação com a compra de PIRÂMIDE VERMELHA, até achei engraçado, mas na hora não foi nada hilário, não.

Pois bem. Isso tudo para demonstrar a necessidade de voltar para o universo dos livros, até porque o Pedro está encantado, contando cada pedacinho da história, descobrindo que os egípcios faziam pinturas representando o corpo inteiro para garantir na reencarnação viessem inteiros, com todas as partes, evitando a falta de alguma que não aparecesse no desenho e por aí vai!

Dez dias para receber os óculos prontos para uso e desde já solicito indicação de livros para essa nova fase!!! 

Aliás, livros eu não deveria ter incluído no "ano sem compras", pois certamente representam investimento em cultura, magia, diversão, sabedoria, sonho... e todas as demais palavras que nos levem a uma nova dimensão.

Já discorria Carnelutti, na obra Arte do Direito, sobre a existência humana em dois "mundos": o físico, ao qual está atrelado nosso corpo e vaga este no compasso do tempo, sem possibilidade de regresso e também um mundo metafísico, onde somos capazes de viajar rumo às lembranças de um passado já experimentado ou em direção a um futuro ainda não realizado, apenas imaginável, tudo com a velocidade do pensamento.

Os livros permitem acessar esse mundo metafísico, como aliás todo tipo de leitura, seja na internet e até em e-mails que recebemos, o que inclusive ocorreu hoje em uma mensagem de leitora conseguiu me arremesar para diversos locais, aflorando diversos sentimentos, inclusive contraditórios, mas sempre belos.

Torçam para que eu volte a enxergar o suficiente para ler!

______________

Mudando de assunto - podem até deixar de ler (rs).

Verificando a lista para hoje com acréscimo de alguns itens, temos que o dia foi bem mais tranquilo, embora não tão produtivo em termos de atividade (fiquei muito tempo com as crianças, brincando com elas ou somente deitada com elas), tendo realizado as seguintes tarefas:

- publicar novo post no blog, responder e-mails, comentários e desabilitar verificação de palavras

- ler os blogs que gosto e assistir a alguns programas de televisão que adoro

- ir até o trabalho para participar do chá de bebê de uma servidora

- levar Izabel até a farmácia para comprar remédio para dor de cabeça e depois tomar sorvete

- matrícula do Pedro na natação

- agendamento da revisão do carro

- troca do caderno de anotações da cozinha, passando os dados fixos para o novo caderno

- retirada de itens pequenos, acumulados e que não deveriam estar ali, dos balcões e potes de enfeite da cozinha

- retirada de rodos, vassouras e cabos de vassoura que não estavam sendo utilizados

- escrevi toda a tabuada, colocando fora de ordem em papel, para as crianças estudarem e aqui tive que rir de mim mesma: toda vez escrevo a tabuada do 2 ao 10 diversas vezes em papel e toda vez que tem que estudar outra vez, escrevo novamente. Isso era quase que insano! Agora escrevi em dez folhas de papel, com ordens diversas, vou tirar fotocópias e não precisarei NUNCA MAIS repetir a escrita. Consegui ser racional, não é mesmo? Quanto tempo para descobrir isso!


Ainda falta para essa semana:
- buscar quadros da Izabel
- levar Izabel ao banco
- pagar mensalidade guitarra
- lista de tarefas para Emília
- organizar marcadores do blog e acrescentar fotos nas postagens sem imagens
- arrumar quarto do Pedro
- organizar papéis que estão na entrada da cozinha

- avisar a Emília sobre cesto de descarte
- fazer pesquisa de preços de item solicitado por outra pessoa 
Estou anotando para verificar quanto tempo demoro para vencer essa lista!

10 comentários:

  1. Ziula, as lentes são caras, mas se forem excelentes e você for usar muito, por que não? lembra do liquidificador barato? Pois é... Outra coisa: sem fumar você já economizou 330 reais, isso quer dizer que só gastará 220 reais a mais do seu orçamento se comparar com a época em que estava fumando. Logo, se você ainda fumasse, esse gasto teria mais impacto no seu orçamento.

    Acho um barato a forma como seu filho gosta de ler e me identifico com ele quando tinha a sua idade. Eu lia muito e essa era a minha forma de diversão predileta. Meus pais nunca economizaram com livros e acho que isso foi uma coisa positiva. Você já apresentou a seu filho o maravilhoso mundo dos sebos? Se ele não for alérgico vale à pena. Não se trata de economia, necessariamente, mas é muito gostoso garimpar livros interessantes em sebos. É um dos meus programas preferidos. Para a idade dele eu recomendaria A Droga da Obediência e toda a coleção Os Karas do Pedro Bandeira. É um pouco menos infantil que "Diário de um banana", mas se ele lê bastante ele vai dar conta. O Senhor dos Anéis ele também já consegue ler e é menos infantil também. Como seu filho lê bastante ele pode achar os livros indicados para 10 anos meio simples demais, isso acontece com leitores vorazes e é bem natural. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Marina, saúde nesse país é objeto de luxo! Se todas as pessoas a partir dos 40 anos terão problemas de visão e precisarão de óculos para perto deveriam as lentes ter preços mais acessíveis, inclusive porque as multifocais trazem maior conforto. Ora, lentes somente para perto custam em torno de R$ 70,00, porque tanta diferença?

    Agora, tenho que concordar com seu raciocínio quanto aos valores:-)

    Pela manhã tem concurso entre Izabel e Pedro para ver quem espirra mais... rs... inclusive pouco posso deixar as meninas (uma york e uma sptiz, bem peludas, portanto) dentro de casa, porque o Pedro ainda tem a capacidade de ficar todo vermelho. Reação estranha a dele, considerando que quando começou o processo de cura com o homeopata, eu tinha outro spitz (que morreu atropelado) e ele ficava na cama com o Pedro lambendo a nuca dele até a febre baixar e nessa época não havia alergia.

    Tudo isso para dizer que sebo nem pensar! Ácaros e mais ácaros e certamente teria que medicar :-)

    Obrigada pelas indicações de livros para ele, são de grande ajuda, de verdade! Você percebeu o que quase dei para o moleque ler... rs

    Se souber de outros por favor deixe um recado por aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu compartilho da opinião da Marina. Não acho caro se é uma coisa que precisa muito, aliás, nem consigo entender como te fresquiaste tanto até dar o braço à torcer para essas lentes!!!!!!!!! rs

    Não sabia que tinha tantas edições assim do "banana de pijama", já vi o filme e achei legal.

    Com livros eu estou muito, mas muito preguiçosa. Me dão sono. Acho que é porque tenho pilhas para ler por obrigação e não dou conta.

    Sebos também não posso entrar se não tenho que ir direto para o hospital de tanta alergia. Mas já fui e por isso vi..rs, o que é ruim pois comprar é bem caro, e digital é a petulância de quase o mesmo preço, o que acho absurdo.

    Espero que teus óculos fiquem prontos logo e que pare de tentar economizar em coisa séria! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, o pior de tudo em relação aos óculos é que não economia, mais uma vez pequei pela pura e simples ignorância a respeito do assunto. Cheguei com a receita na ótica e o rapaz perguntou que tipo de lente eu queria, eu disse que não sabia e ele falou que não precisava ser multifocal porque era apenas para leitura, nem discutimos valores na oportunidade... caí na conversa do menino :-)

      Não é banana de pijama... ou melhor... acho que vc está brincando... rs... tem seis volumes e um é para que a criança conte a sua história... muito muito bacana... quase tri legal... rs

      Eu vou dar um jeito nos livros e por pura inveja dos conhecimentos que o Pedro está adquirindo... rs... a Izabel lê muito também e o Renato já leu até a Divina Comédia... rs... coisa que eu fiz, mas me arvorei a ler em italiano, resultado? não entendi nada... eu faço coisa que até eu duvido!!!!

      Excluir
  4. Ziula,

    Eu me confundi, é que meio que falo automático essa definição para meus amigos gremistas em razão da camisa listrada e saiu automático, pois chamo eles de bananas de pijama..rs mas é brincadeira é claro, não brigo por futebol,acho muito ignorante isso, mas implicar dá né? :)

    "O diário de um banana" é bem legal mesmo, se assemelha um pouco com o menino kevin dos "anos incríveis", ao menos eu achei vendo o filme.

    Muito bom o guri gostar de ler, facilita a vida depois. Eu nessa idade dele era mais de revistinhas e tal, no fim tive bastante dificuldade para me adaptar à leituras obrigatórias. É bom tua filha ler também, assim ela não vai ignorar coisas como código de hamurabi, manifesto comunista e outras coisas que temos que ler na faculdade.

    Essa de ler em italiano eu já tentei e já desisti, os 3 semestres que fiz de italiano não foram suficiente para me dar fluência rs, lia em espanhol, os livros mais recentes que tenho são em espanhol, entretanto se já tenho preguiça de ler em português, imagina se pego em outro idioma.. ficam de enfeite atualmente.

    Mas certamente é o caminho correto, tu tens que receber logo os óculos com as lentes corretas e eu tenho que deixar a preguiça de lado, coisa que farei depois do feriado! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, já falei que sou lerda! Nem tinha associado os bananas de pijama com o Grêmio :-) E inticar pode sim!!!

      Sempre li muito na minha infância e adolescência, mas hoje percebo que era apenas uma fuga por razões que não vem ao caso no momento verbalizar... então, preciso descobrir o prazer da leitura novamente, sem procurar fugas de outras situaçòes e hoje não tenho do que fugir, então tenho expectativas de que seja bem mais produtivo.

      E permanecemos na expectativa da chegada dos óculos! rs

      Excluir
    2. Com a ventania que fez aqui hoje perdi meus óculos duas vezes. Sendo que na segunda vez foi "fatal" rs

      Na primeira estava dando oi para a "chefa" e falei do vento. Ela morria de rir quando falei que não conseguia andar (contra o vento) e que os óculos cairam na calçada.

      Como tudo foi em função do vento e até faltou luz no nosso prédio e nos do jud, saimos mais cedo. Ficamos na esquina conversando se íamos no shopping tomar um café ou não. Nisso a droga do vento que já estava fortissimo levou meus óculos novamente. Mas dessa vez não para a calçada e sim para rua. Com o vento contrário e o óculos indo e carros vindo a toda velocidade lá se foi meus óculos.

      E pior que não tenho óculos de reserva. Vou ter que dar jeito nisso. Droga de vento. Nunca tinha visto tanta fúria da natureza assim. De não conseguirmos andar, de carro balançar e o pior, da droga do óculos sair sozinho!!

      Excluir
    3. Adriana, e daí entramos mais uma vez nos gastos imprevistos e são justamente esses que estão balançando meu orçamento e por vezes me irritando!!!

      Excluir
  5. Oi, Ziula! Uma alternativa bacana aos sebos empoeirados é www.estantevirtual.com.br. É um portal de sebos. Você pode escolher os livros pelo site e, se comprar edições recentes, acho que eles vêm com poucos ácaros, rs.
    Recomendação de livros para o Pedro: a trilogia A Bússola Dourada, do Philip Pullman. Bom demais - se eu fosse você, lia junto com ele. Virou filme, mas o filme não chega aos pés do livro.
    Todos os livros do Ganymedes José, também conhecido como Santos de Oliveira, são bacanérrimos. Recomendo fortemente a série da Inspetora, uma turma de amigos que investiga mistérios. A Stella Carr é outra escritora de livros infanto-juvenis fantástica.
    E se o Pedro gosta de civilizações antigas, Os Doze Trabalho de Hércules, do Monteiro Lobato, é engraçado e muito instrutivo!
    Recomendações de livro para você: vou fazer uma listinha e já volto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lud, obrigada por todas as dicas, vou dar uma olhada no site que você indicou... e vou esperar o Pedro terminar o livro que está lendo para providenciar os demais! Adorei! E foi de grande valia, pois estou bastante desatualizada.

      Estou esperando a lista para mim!!!

      Beijos

      Excluir