segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Vida minimalista

Você já pensou no que é um estilo de vida minimalista? 

É simplificar ao máximo, reduzir ao essencial tudo que faz parte da sua existência, efetivamente deixar na sua vida somente o essencial.

Dívidas ruins representam dor de cabeça, pois além do dinheiro "rasgado" você terminou por trazer para sua casa mais e mais coisas que dependem de manutenção, organização, além de causarem distração desnecessária no seu cotidiano. 

Pessoas à sua volta cujo relacionamento não seja satisfatório, quando todas as providências já foram tomadas para mudar, toda sua tolerância já foi usada e não adiantou, representam desconforto, irritação, frustração e infelicidade.

E-mails em excesso, listas de discussões profissionais ou não, redes sociais, representam tempo desperdiçado e que poderia ter sido utilizado em atividades que pudessem trazer efetivo prazer e evolução pessoal.

Armários e gavetas cheias de coisas que não são utilizadas devem ser "destralhadas", o feng shui já fala que tudo que não estiver em movimento representa energia parada e pode estagnar sua vida em todos os setores. Ainda, o que não serve  mais para você pode ser muito útil para outra pessoa, pode ser doado, vendido, reciclado, emprestado, a fim de que seu trabalho diário em casa seja minimizado e seu ambiente não fique poluído visualmente.

Casa bagunçada, com coisas atiradas, faz com que a depressão se instale, a insatisfação se mostre, a irritação apareça e, finalmente, a total falta de reação se instale. Matenha ambientes limpos e sua energia pode ser direcionada para o que realmente importa - bons relacionamentos, qualidade de vida, evolução espiritual, afinal, o que se leva dessa vida são as coisas imateriais, todas aquelas materiais ficam por aqui mesmo!

Trabalho realizado sem qualquer metodologia somente vai cansar e não será produtivo. Reduza ao máximo as distrações, programe ao máximo o que deve ser feito e faça logo, ficando com a mente liberada para outras atividades.

O "ano sem compras" terminou por me levar à uma consciência maior sobre todas as atitudes. 

Economizar não representa ser sovina. Economizar e deixar de consumir desnecessários e supérfluos leva à uma maior preocupação ecológica, inclusive com a forma de descarte dos produtos que uso. 

As relações familiares e também as amizades ficaram mais fortalecidas, pois o tempo que era gasto com pesquisas de preços e compras agora é destinado para ficar com quem amo e até fazendo coisas gostosas na cozinha para uma bela refeição em família ou com amigos.

A eliminação de tralhas, embora seja um processo constante, começa a diminuir, considerando que novas tralhas param de entrar e o tempo utilizado em organização diminui muito. 

Pensando mais sobre a vida, a alimentação começa a se equilibrar e se torna importante, diminui a ansiedade com reflexos em hábitos nocivos que tinha, por exemplo, parar de roer as unhas ou fumar.

E, com mais tempo e uma maior reflexão, você percebe quanta tralha mental existia e vai buscando, mesmo que devagar, livrar-se dela também, mantendo somente o que nos leva aos objetivos traçados e a uma vida melhor, deixando de adiar atitudes, passando a executar as tarefas com maior precisão e rapidez com o objetivo de poder se dedicar também ao que foi estabelecido como essencial.

Para mim está parecendo um caminho sem volta. 

Jamais quero voltar à loucura de uma vida não minimalisma. Depois dos constantes destralhes, da simplificação, com manutenção apenas de objetos essenciais, comunicados virtuais importantes, além de eliminar relacionamentos prejudiciais e tudo mais que pudesse trazer "poluição" mental totalmente desnecessária na vida, somente encontrei situações mais benéficas e passei a viver de forma mais significativa.

Claro que não estou no estágio ideal, se é que ele existe, pois é um processo para uma vida inteira, no qual devemos nos empenhar diariamente.

Então, minimalizar significa ter menos coisas e também realizar menos atividades, preferencialmente realizando aquelas que dão prazer e, acaso não seja possível fazer somente essas últimas, realizando as obrigações de forma mais rápida e eficiente, deixando tempo para realizar aquelas feitas por puro prazer, diversão ou crescimento pessoal.

Precisamos parar de pensar em consumir, não precisamos de tantas coisas para encontrar a felicidade e compras não resolvem qualquer problema, pelo contrário, criam problemas financeiros a curto, médio ou longo prazo. 

Outra coisa, não precisamos estar ocupados o tempo todo, não precisamos estar "on line" vinte e quatro horas por dia, precisamos sim é de tempo para nos desenvolvermos como pessoas conscientes, felizes e completas.

Lembre sempre: o que é essencial varia de pessoa para pessoa. Encontre o seu essencial, o seu limite para o minimalismo, porque de nada adianta seguir receitas ou pessoas, é um aspecto bastante subjetivo a ser descoberto a cada dia. Assim, seu essencial hoje, amanhã poderá parecer desperdício.

Vá devagar e sempre, pois cada dia reserva uma nova descoberta nesse caminho do minimalismo! 

14 comentários:

  1. Adorei o post e concordo com tudo, acho o minimalismo fundamental na minha vida hoje!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, a gente vê tanta gente por aí preocupada apenas com aparêcia que o minimalismo pode escandalizar :-) Entretanto, penso que esse é o caminho! Beijos

      Excluir
  2. Só não concordo muito com o termo “dívidas ruins”, pois entendo que “dívidas” são ruins, ou seja, não tem dívida boa (na minha opinião).

    Penso que estás relacionando dívidas ruins à dívidas que não gerem ativos e dai no caso de gerarem ativos elas seriam boas? Acredito que no caso de qualquer dívida, principalmente nas boas, que são muito mais longas e comprometem muito os rendimentos da pessoa, devem ser estudadas, questionadas, analisadas, comparadas, pois é um longo caminho.

    Um exemplo que uma dívida “boa” pode ser extremamente maléfica foi com nosso ex-zelador.

    Ele entrou em um consórcio para uma casa. Até aí tudo bem né? Mas entrou sem ler as coisas e um dia bateu na minha porta, de noite, apavorado, dizendo que não sabia mais o que fazer. Pedi para deixar os papéis que no outro dia iria ver se podia ajuda-lo. Depois de ler e me assustar com o negócio, fui perguntar o que ele tinha entendido dali. Ele achava uma coisa totalmente diversa e tão pouco sabia que tal compromisso terminaria só em 2020! Eu até tinha brincado que teria a copa no brasil, depois a copa na rússia, depois mais umas olimpíadas em algum lugar e dai sim terminaria de pagar..rs. Ele comprometia o salário em torno de ⅔ com isso e começou a ter comportamentos que não vem ao caso mas um dos foi que não trabalha mais no prédio.

    Então creio que o caminho correto é não darmos o passo maior que a perna. É o que tento fazer.

    Morro de vontade de ter um carro utilitário X, mas me contento com o meu até poder pagar pelo que quero sem preocupações. E o engraçado que acho nisso é que tenho uma tia que tem um carro muito simplinho, sem ar nem nada, e ela poderia ter o utilitário que quero e ainda renovar de ano em ano, mas ela é firme e forte com o carrinho dela sem ar condicionado e de modelo antigo.

    Engraçado como as pessoas encaram as coisas né, aquela é minimalista no sentido literal da palavra e ainda “mão de vaca”, tanto que sempre critiquei isso desde criança achava um horror aquelas atitudes dela, mas também qualquer feriadinho que a gente vai no máximo pra serra, ela vai para europa, então são escolhas.

    Mas o mais importante de tudo é guardarmos recursos para o que queremos e não desperdiçar anos pagando alguma coisa que querem nos impor, como geralmente ocorre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, deves ter percebido a demora nas respostas. Férias interrompidas e estou em Curitiba na semana institucional - atividades do dia todo, então vocês precisam ter um pouco de paciência comigo, até mesmo se eu falhar algum dia e nada publicar :-)

      Dívidas boas eu considero aquelas que levam ao conhecimento, por exemplo, escola para os filhos; que te deixam mais tempo livre - pagar empregada (aqui tenho restrições que uma hora verbalizo); e todas aquelas que podem trazer benefícios e, acredito, elas existem.

      Lembrei de mais uma - parcelas de apartamento na planta, isso se você também conseguir juntar para as chavez, pois não haverá financiamento, você economizará e depois ele pode gerar mais valores decorrentes de aluguel. Enfim, são dívidas pensadas e dentro do orçamento que até impedem com que você gaste em porcarias.

      Compromisso em colocar 10% do que ganha na poupança seria uma espécie de dívida com você mesma e somente te sobraria 90% para todos os demais gastos. Como sempre digo o ideal seria 30% e um dia pretendo chegar a 50%... mas é um longo caminho.

      Nosso costume de julgar as pessoas... rs... sua tia é muito parecida com a minha que está na China, Japão e sei lá mais onde, em viagem decorrente de economia feita durante seis anos!

      É preciso estabelecer prioridades e até dívidas boas... rs

      Beijos

      Excluir
  3. Respostas
    1. Lud, você assina junto! É um processo que somente está sendo possível graças a todas nós juntas. Seus textos ajudam muito, o que também ocorre com textos e outras que estão em busca dos mesmos objetivos. Obrigada!

      Excluir
  4. Ola, que post interessante..
    Valeu para refletir sobre como as pequenas atitudes ocasionam mudanças significativas em nossas vidas.
    Às vezes parece que uma roupa jogada ali, uma louça sem lavar aqui não vai fazer diferença mas no fim das contas uma casa organizada, limpa nos deixa mais felizes, e ao espantar a preguiça e arrumar uma coisinha aqui e outra ali, desenvolve até mesmo nossa capacidade de raciocínio..
    Muito legal..Parabéns pelas conquistas diárias.Bjx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, quando acordamos devemos arrumar a cama e a pia da cozinha deve estar sempre limpa... essas afirmações parecem bobagem, mas fazem uma diferença imensa em nosso humor e no rumo das atividades diárias. Assim, pequenos atos e grandes mudanças... Beijos

      Excluir
  5. Ziula, é tão bom reencontrarmo-nos em outros iguais a nós! E logo tu que vais tão «à frente» neste nosso caminho... E depois não te esqueças que és uma juíza em plena maturidade e competência profissional: tu és aquele exemplo que vem «de cima» e que por isso mesmo é tão precioso! Obrigada, qrda amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ouvimos falar que os opostos se atraem e eu discordo. Os semelhantes é que normalmente se atraem e por isso estamos aqui nos ajudando mutuamente em busca de qualidade de vida, de uma vida melhor e acredito que não importa o cargo que ocupamos, todos temos experiências e exemplos que podem ser compartilhados. Importa mesmo é o momento de vida e o desejo de viver de forma mais significativa.

      Obrigada por todos seus exemplos e todas suas considerações que me levam à refletir! Obrigada amiga! Beijos

      Excluir
  6. Admirável Sra. Ziula, já leste "DINHEIRO E VIDA"? Acho que consigo vê-la em cada página daquele livro. Parabéns por este que é um dos mais belos, profundos e educativos blogs que conheço. Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Carlos, fico feliz que tenhas gostado dos textos, na realidade representam aprendizado e vontade de compartilhar novas descobertas para que as pessoas vejam como é possível levar uma vida diferente daquela que apreendemos.

      Vou anotar a indicação do livro. Ainda não li. Dias de paz para você, sempre com muita saúde...

      Excluir
  7. Ola Ziula acabei de conhecer seu blog e estou adorando. Há bem pouco tempo tomei conhecimento do minimalismo mas estou adorando a ideia e já abri bastante espaco na minha casa e na mente. O guarda roupa ainda precisa passar por outra limpa, apesar de nao ser apegada a nada tenho ainda muita coisa, porque comprei um ano inteiro sem parar. Isso me fez um mal danado tanto na minha conta bancaria (dividas) como no meu psicologico. Conhecer o minimaismo mudou completamente o meu enfoque e de repente me caiu a ficha, parece que isso era o motivo que eu precisava para me controlar, ter um objetivo maior mudou tudo. Parabens pelos seus pots, li varios de uma vez e obrigada por compartilhar. bjs Yara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou nesse destralhe do guarda roupa há muito tempo e ainda tenho muitas coisas para desapegar... É um processo lento para alguns, mais rápido para outros... o importante é ter foco e força de vontade... você consegue!!!

      Excluir