sábado, 24 de novembro de 2012

Louças...

Já se passaram 513 dias do início do primeiro ano sem compras e realmente não comprei mais copos, xícaras, pratos, etc.

Ontem estávamos no mercado e fui olhar pratos rasos. O Renato disse "não gostei desses pratos e são muito caros".

Hoje na hora do almoço começamos a olhar os pratos que estamos usando: pratos promocionais da Nestlé, brancos, com borda bege clara e desenhos de folhas em vermelho, centro com desenhos em bege do Laçador (Porto Alegre - Rio Grande do Sul), Ponte Hercílio Luz (Florianópolis - Santa Catarina) e Jardim Botânico (Curitiba - Paraná). Mesmo com todos esses desenhos representando o sul de nosso amado Brasil, os tais pratos são feios pra danar, grossos, enfim, promocionais mesmo.

Os outros pratos terminaram, deve haver um de cada um dos jogos anteriores, totalizando uns três pratos que não combinam um com o outro.

Tenho um jogo completo, com pratos rasos, pratos fundos, travessas, sopeira, pratos de sobremesa. Não, não consigo colocar no uso diário, me perdoem! Ganhei do pai do Renato. Estou separada há quase vinte anos, mas não consigo pensar sequer em uma peça quebrada e louça quebra muito.

As xícaras? Meia dúzia de xícaras, cada uma de um modelo. Dia desses havia convidado amigas para um chá. Ensaiei ir comprar xícaras iguais, pelo menos seis. Depois pensei que se não usava no dia a dia não deveria comprar para tomar chá com amigas (pareceria coisa de casa de boneca e não vida real). Enfim, elas não vieram e não comprei xícaras.

Origem das xícaras? Cestas de café da manhã que eu ganhava de aniversário, hoje não ganho nem uma flor e isso é engraçado, sim. As xícaras vinham com o desenho do meu nome e data de aniversário, normalmente em tinta prateada e eram guardadas como relíquia, até que percebi que sequer lembrava quem havia enviado a cesta com a xícara "x". Retirei os escritos com álcool e hoje são aquelas usadas.

Espera aí. Usamos mais canecas! Logo, eu não preciso de xícaras novas!

Os copos estão um desastre. No máximo quatro de cada tipo e quando existem quatro certamente são aqueles de plástico que vieram em promoção ou eram vendidos em algum lugar turístico. Certa vez comprei jarra e copos de acrílico, lindo e caro conjunto, ainda estão por aqui, entretanto, cada dia mais riscados. Odeio acrílico!

E daí me encontro divagando sobre todos esses objetos e não vejo razão para aquelas mesas maravilhosas. É claro que adoro olhar fotos, é claro que fico feliz quando vou em algum lugar com mesa toda enfeitada, mas não preciso disso no meu dia a dia, pelo menos por enquanto.

Suas louças estão como as minhas? Devo mudar meu pensamento?

10 comentários:

  1. Não são e deve mudar o pensamento sim!! kkk

    Inicialmente devo dizer que muito tempo essa prática era usada em casa. Pratos novos, faqueiros novos, copos de cristal, tudo GUARDADO, e nós usando prato feio, ou os infantis ainda, daqueles saudosos. Segundo a mãe os bonitos, cristais e etc era só para quando de um jantar ou festa.

    Foi assim por muitos anos. Quando mudamos para capital os que minha prima tinha comprado eram horrendos mas enfim, era o que tinha. Com o tempo foram quebrando e confesso, achava até bom...rs. Daí quando trocamos os talheres também trocamos as louças, convenci a mãe que não adiantava guardar, nós não somos de festa.

    Hoje temos louça bonita em uso, talheres bonitos em uso, copos de cristal em uso. E se quebrarem, coisa que não é muito comum mas se acontecer paciência. Se compra outro. Coisas assim são fungíveis não são? Eu sinceramente não deixaria guardado.

    Se para quando vem visita temos que mostrar coisas bonitas porque não sempre usar coisas bonitas?

    Agora, como quebraram tantos pratos por aí? Eu ouvi falar que aqui tem um restaurante grego que quebram o prato depois de comer, queria ir só pra quebrar o prato, deve ser divertido quebrar , não sei se tanto quanto quebrar um prato feio sem querer.

    Ah, o novo estádio do grêmio está quase pronto. O Fábio é colorado daqueles fanáticos. Porém no intuito de minimalizar rixas vamos ver um jogo lá quando inaugurar, na torcida do grêmio. Não sei se iremos de branco da paz ou preto de luto, só azul que não será! Isso também foi uma mudança de pensamento e muita gente jamais faria isso, mas acho que será divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não consegui processar o que fazer com essas louças... rs... mesmo porque estou procurando não tomar nenhuma decisão nesse momento de vida tão delicado.

      Nem te conto como quebram tantos pratos... eles simplesmente se atiram das mãos de algumas pessoas, os únicos mais comportados são aqueles horrendos em uso, esses jamais caem... rs...

      Olha, depois de assistir um jogo do grêmio, junto à torcida desse maravilhoso time, por certo vocês sairão de lá gremistas... rs

      Excluir
  2. Ziula, minhas louças estão como as suas: algumas são do quarto-e-sala mobiliado e algumas eu trouxe. Tenho 2 pratos grandes com bordas amarelas (não muito belos) e 3 de sobremesa, que a gente usa mais. Mas é provisório, né? A partir do fim do ano... não terei NENHUMA louça, rs.
    Eu acho que louças desencontradas são um charme, se elas estão coordenadas. Então, no seu lugar, eu não teria pressa: esperaria encontrar um conjunto bonito e com preço bom. Outra opção é pedir de natal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lud, acho fantástica a coragem de vocês! Tenho ainda tanto apego com tantas coisas que não conseguiria fazer o que vocês estão fazendo.

      As minhas louças alem de desencontradas são descoordenadas... rs... mas vou devagar sim e esse Natal já prometemos não nos presentear, exceto no amigo secreto...

      Beijos

      Excluir
  3. Eu não gosto de usar louças descombinadas, quando acontece é por excesso de gente em casa. Com uma família pequena como a sua não acho que vai afastar muito dos seus objetivos comprar um pequeno conjunto de xícaras e/ou pratos e desfazer-se dos objetos promocionais. O que eu faço é evitar esses objetos se possível, por falta de espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, ontem vi fotos de uma mesa que uma amiga arrumou para o jantar... quase tive um troço... coisa mais linda!!!

      E foi boa sua lembrança da família pequena, porque realmente não precisaria de muito.

      Passando essa fase de decisões profissionais e familiares, provavelmente em janeiro eu venha e pensar e tomar decisões sobre esse assunto.

      Beijos

      Excluir
  4. Não acho que você deve mudar de pensamento, a partir do momento que você não ligue muito para isso. Se fosse tão importante assim, para você, ter aquele jogo bonito para usar no dia-a-dia, você já o teria!

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma pessoa com reflexões sensatas... realmente, se fosse importante eu teria tomado providências... e vamos pensando...

      Beijos

      Excluir
  5. Oi... Eu passo sempre pelo seu blog, mas esse é meu primeiro comentário.
    Acho legal essa idéia de não sair consumindo tudo como se não houvesse o amanhã, mas de verdade, nem 8, nem 80.
    Não precisa de um jogo de porcelana pro dia a dia, mas um jogo bonitinho de pratos, copos, xícaras faz bem pra alma.
    Se vc teria que comprar xícaras para servir as suas amigas, talvez passou da hora de comprar xícaras para te servir no dia a dia. Você e seus filhos merecem isso. Se as xícaras, copos, pratos e sei lá mais o que tem o mesmo efeito sendo novas ou velhas, bonitas ou feias? Sim, mas as vezes não basta servir, tem que dar prazer, tipo vaso com flores, ninguém precisa de flores em casa, mas deixa mais belo.
    Não, minhas louças não são como as suas (e também não sou uma louca consumista). Sei lá, seria legal vc dar uma renovada nas suas louças, acho que rolou uma boa exagerada.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keyla, sou meio "visceral" como diz um colega... ando pelos extremos e tenho tentando controlar isso...

      Há muito não compro flores, porque incluí como proibido no ano sem compras, isso ja passou da hora de mudar... tenho que voltar a trazer flores da casa porque adoro flores...

      Obrigada pelas indicações... beijos

      Excluir