domingo, 21 de julho de 2013

Cozinha e projetos estranhos

Ontem passei em frente à marcenaria em Cornélio e resolvi parar. Já na entrada vi meu móvel que vai embaixo da pia. Parecia branco. Cheguei mais perto. Não era branco, não era cinza, não era bege, só lembrei da cor de burro quando foge, embora o ditado correto seria "corro de burro quando foge", mas sempre que não sabia identificar uma cor comparava com o burro fugindo.

Como já falei por aqui escolhi um branco com uns riscadinhos em cinza, pelo menos foi essa cor que enxerguei na amostra e mais uma vez demonstrei ser péssima para identificar cores.

O Pedro perguntou se não gostei. Olha, não sei se gostei ou não gostei, apenas achei estranho. Tenho que levar em consideração que a marcenaria é um barracão pouco iluminado e isso pode ter colaborado para minha estranheza em relação à cor. Vamos aguardar terça-feira e ver se pelo menos fica parecido com a pedra da pia e do balcão.

Não bastasse isso eu havia decidido que o forno elétrico ficaria na sacada, depois mudei de idéia e liguei para o marceneiro dizendo que queria na cozinha e que ele desse um jeito. Pois é. Tem a cuba da pia, o aquecedor de água, as tomadas, a entrada de gás onde o cook top é ligado, tudo debaixo da pedra onde está encaixada a pia.

Talvez fosse necessário um arquiteto, mas com certeza ele sugeriria quebrar parede e alterar a posição de algumas dessas coisas. Não quero quebrar nada, quero apenas adaptar os móveis de acordo com o que me foi oferecido pela construtora. Talvez se eu não tivesse feito a mudança e não estivesse ocupando o local meu pensamento seria diferente. Agora que estou lá quero desse jeito, sem quebrar nada.

Então o que aconteceu é que ele colocou as gavetas em um canto, desviando a cuba e o aquecedor da torneira. A partir dali sobraram três portas. Portas? Sim, portas. O único jeito que ele achou foi colocar o forno "guardado" em duas portas, para usar talvez eu tenha que deixar as portas abertas na minha pequena cozinha. E a divisão por dentro: imagine o espaço aberto equivalente a três portas de 46 cm, para o lado oposto das gavetas vai uma "caixa" para colocar o tal forno e uma prateleira que atravessa a divisória da primeira porta.

Não, não estou preocupada nem descontente. Será como der para ser, afinal eu quis levar o forno para  a cozinha. E como meus vizinhos colocaram os fornos na cozinha? Bem, agora não importa porque o meu será assim.

Eu quero a bancada da sacada sem nada em cima, muito menos um forno elétrico. Quero colocar vasos com flores e um espelho entre a bancada e o início do armário superior. Espelhos novamente? Sim, espelhos novamente, adoro espelhos e nunca me arrependi de nenhum espelho que eu tenha colocado em algum lugar. Quero as superfícies planas aparentes com menos coisas em cima, sem forno, apenas um ou dois vasos com flores.

Depois de instalado passo minhas novas impressões.


4 comentários:

  1. Acho muito engraçado quando vc corrige o ditado popular. Recebi uma lista desses ditados e ri muito. Acho que nunca tinha rido tanto.
    Se encontrar te mando no e-mail.

    Tomara que o armário fique a seu gosto. Nada é impossível para um bom marceneiro.
    Vc visitou o blog da coifa bem aproveitada? O que achou?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O marceneiro é bom, aliás é ótimo, mas precisa ser instruído e eu deveria ter desenhado, só que mudei de idéia no meio do caminho, vamos esperar para ver no que dá.

      Visitei, achei ótima a idéia da coifa!!! Obrigada!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Devemos ter tido a mesma base de ensinamentos dos ditados então, pois pra mim sempre foi cor de burro quando foge também. Só sou mais conformada com o que me contam...rs e, aliás, isso pode ter tido origem naqueles telefones sem fio de latas com barbantes, que no final a coisa contada não tinha nada a ver com a original.

    O que eu não entendo, e sei que vai dizer que nem precisa falar pois vai sair ótimo e etc, mas eu vou seguir não entendendo, é porque não perguntou pra ele sobre esse sistema? Tudo bem que sou leiga no assunto mas forno já aquece uma barbaridade, dai ele vai ficar num local fechado? E tem que abrir a portinha toda hora que usar? Pq não sem porta então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, meu marceneiro é uma pessoa muito simples e faz as coisas conforme desenhos que faço para ele colocando inclusive as medidas.

      Realmente não sei se vai ficar bom, acho que vai ficar estranho para os padrões de cozinha que vemos por aí. O problema todo foi que eu disse que deixaria o forno na sacada então não me preocupei em desenhar, pois chegando agora em Londrina medi o espaço e o forno cabe exatamente embaixo do fogão.

      Por outro lado, confesso que simpatizei com a idéia do forno escondido, menos coisas à mostra, espaço mais limpo, somado ao fato que não pegará gordura do fogão. Sei lá, talvez eu esteja fazendo o jogo do contente!!! Mas é só o que me resta, não tenho como mudar a essas alturas.

      Vai ficar em local fechado, tem que abrir duas portas quando for usar, mas também quando uso o forno geralmente ninguém passa pela cozinha... rsrsrsrsrs sei lá, tá começando a me dar nervoso... rsrsrsrs o que me consola é que o Pedro aprovou o projeto e disse na frente do marceneiro que daria certo!

      Essa semana termina a agonia... rsrsrsrs... qualquer coisa só restará retirar e fazer outro móvel...

      Excluir