quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cozinha... quase pronta!

Ufa!!! Quase!!! Mais trinta dias a contar de hoje e a cozinha estará pronta segundo o nosso marceneiro Tonho da Marcenaria Irmãos Garcia e projeto meu. 

Notícias da cor da cozinha: Sabe aquelas coisas na vida que se você procurar definitivamente você não encontra? Pois bem. Foi exatamente isso que aconteceu com minha cozinha. Adoro ambientes com poucas cores e com uma uniformidade nas poucas cores que me permito colocar. Aquela cor que achei estranha no móvel quando estava na marcenaria era exatamente a cor da pedra da pia. Exatamente a mesma cor, acreditam??? Nem eu acreditei!!! Ficou simplesmente maravilhosa!!!

Penso que se eu quisesse efetivamente um material da cor da pedra teria ficado procurando durante a eternidade e não encontraria. Doces encontros e doces coincidências.

E o marceneiro sempre pergunta:

- Pode ser branca por dentro?
- Definitivamente não, quero o móvel com o mesmo material dentro e fora.

Vocês já conhecem minha birra com o branco para móveis. Posso ter dado azar com meus móveis brancos que ficaram amarelos, mas não quero arriscar. Então, branco somente a pedido dos filhos ou se não houve outro jeito como ocorreu com o roupeiro/sapateira do meu quarto e roupeiro/cômoda/ escrivaninha da Izabel comprados para uso provisório para não extrapolar o orçamento (provisório que pode se estender por muito tempo... rsrsrsrs).

Agora mandei fazer o outro lado da cozinha com o mesmo material e já providenciei o papel de parede bem espalhafatoso porque o móvel não terá fundo de madeira.

O armário da cozinha ficou com cinco gavetas ao invés do tradicional "quatro gavetas". Gavetas menos fundas, mais espaço para separação das coisas, simplesmente funcional.

Está sendo uma festa depois de sessenta dias encontrar as coisas nas gavetas e não mais em caixas que eram bem desconfortáveis para lidar.

Por falar em gaveta, indispensável uma tesoura na cozinha! Você costuma ter uma tesoura na cozinha ou fica abrindo embalagens com os dentes, com facas ou do jeito que der?

Filme plástico e saquinhos plásticos também não podem faltar, pois sempre tem um alimento para guardar que, abertos na geladeira, deixam cheiro ruim e até estragam.

E os talheres? Durante muito tempo usei aqueles com o cabo colorido. Resultado? Plástico que ia descascando, sujeira acumulada entre o cabo e o início da parte de metal, aquelas coisas que todos conhecem. Depois que passei a utilizar talheres que são feitos todo de metal e não tem o cabo separado meus problemas acabaram e penso que os talheres não acabarão!!!

Tudo separado! Tudo organizado! Ainda faltam alguns detalhes. Consegui uma caixa para separar os copos porque antes eles viviam fazendo festa e ficavam misturados com as canecas, agora ainda falta achar uma caixa para colocar as canecas.

Os temperos do Pedro Henrique ficaram todos separados e fáceis de manusear. E agora acho melhor parar de falar e postar as fotos que dizem mais que mil palavras.

Imprescindível um tapete na cozinha, pois evita o chão molhado e a sujeira se espalhando. Tenho dois, enquanto um está para lavar e secar, o outro está em uso e assim tenho a impressão de cozinha sempre limpa.

Claro que o trabalho foi maior do que eu imaginava. 

Terça-feira o móvel começou a ser montado quase ao meio-dia e terminou às 15h00/15h30. Eu havia prometido levar o Pedro Henrique para assistir "Cavaleiro Solitário" (filminho sem graça!!!) e cumpri, sempre cumpro o que prometo, sendo que isso diminuiu o tempo para organização considerando que tivemos que jantar, comprar um pilão (o Pedro Henrique queria um pilão para moer os temperos), comprar livros para a Izabel e ainda assistir o filme (totalmente dispensável!!!), resultando em chegar em casa às 23h30 e trabalhar até 01h15 sem conseguir terminar. 
 

Na quarta-feira o dia todo lidando, limpando e procurando a organização ideal e ela somente foi encontrada às 19h00.
 

 

 
 











 
Depois recebemos a  visita de uma amiga que viu no facebook que eu assaria o pão da minha vó. Uma mesa de café farta e ainda assim o pão foi todinho, maravilhoso, delicioso, textura de bolo e sabor de pão, facílimo de fazer!!!

Notícias do forno elétrico: morará eternamente na minha sacada e o sonho dos vasos ficou restrito à um lado do tampo da pia. O espelho não existirá naquela parede para não refletir a parte de trás do forno. Até já "roubei" uma violeta da minha casa em Cornélio, digo roubei porque a Emília estava tão orgulhosa do vaso de violetas que tirou do banheiro e colocou no jardim de inverno, área de circulação, para que todos vissem e eu sorrateiramente trouxe para Londrina. Desisti da idéia de deixar o forno no armário da cozinha e embaixo da pia: o espaço era de 60cm, o forno tem 55cm de largura, não abro mão das laterais dos armários com MDF duplo, do outro lado da cozinha o armário pode ter no máximo 45cm. Então, assim ficará!!!
 


Outra notícia boa é que os armários da sacada ficaram quase vazios e isso permitirá com que a sala fique mais livre e sem a cristaleira que eu estava pensando em colocar, pelo menos é isso que penso hoje e não posso garantir porque mudo de idéia rapidamente.

Ontem mesmo mudei de idéia, o marceneiro ligou para passar o orçamento do armário do outro lado da cozinha, combinamos tudo. Arrumando a cozinha descobri que precisava de mais gavetas, caso contrário as toalhas teriam que vir para o rack na sala. Liguei para ele e alterei o projeto sendo devidamente avisada que somente poderia mudar de idéia novamente até às 18h00, então novamente o outro lado ficará como a idéia mudada da tarde de quarta-feira.

Confesso que estou muito feliz, muito feliz mesmo com as coisas dando certo. Felizmente minha amiga tinha razão: era apenas um ciclo complicado quando as coisas davam erradas e ele passou!!!

E o Pedro Henrique diz que cada vez mais "está ficando com cara de casa" e isso é maravilhoso, pois um local agradável e organizado faz com o tempo seja suficiente para todas as outras atividades em família.

7 comentários:

  1. Mas como ao ver o móvel no marceneiro não fez relação com o mármore da pia que via todos os dias?? Rs. Ok, estava escuro e tudo mais. Agora deu pra ver que combinou até com o tapete...rs

    Ficou ótimo, parabéns ao marceneiro e ao teu dom de arquiteta.. tipo “na veia”..rs.

    Geralmente, e eu até me surpreendi a forma com que usou as caixas de papelão provisoriamente, as pessoas não sabem esperar e no imediatismo vão fazendo as coisas conforme se apresentam sem fazer uma coisa desejada. Isso pode ou ficar pra sempre assim ou gerar entulhos e stress e dívidas pois o comprar mal é comprar duas, três, quatro, inúmeras vezes.

    Quanto à tesoura, também usamos. Não sei quando que começamos a usar, era em razão das caixas de leite que agora as que compramos nem precisa, mas ficou para todas as outras coisas e é bem útil. Agora quando a tesoura não está na gaveta da tesoura é o stress.

    Mas como o teu marceneiro é paciente ... essa mudança de ideias eu não iria aceitar ... a menos não sem reclamar..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só para você entender: uma vez a Izabel, que já morava fora, pediu para pintar o quarto dela de lilás. Comprei uma colcha lilás e com base na colcha escolhi a cor lilás da parede e mandei pintar. Quando ela chegou elogiou muito o azul da colcha e da parede. Tenho uma dificuldade tremenda com cores!!!! rsrsrsrs

      Consegui esperar e foi a melhor coisa que fiz, pois somente assim consegui identificar os espaços que precisava e para espaços sou melhor do que com cores... rsrsrs

      Eu já começo a resmungar quando tiram minha tesoura do lugar... rs...

      Por isso é que prefiro esse marceneiro!!!

      Excluir
  2. Que ótimo ver a sua animação. Tá feliz com tudo, né? Você merece! Teve coragem e iniciativa para isto.
    É muito bom confiar na vida e deixar rolar, como na cor do armário da pia. A gente tem que relaxar às vezes e aceitar as surpresas.
    Tesoura na cozinha? Claro que não pode faltar! Acho estranho quem não tem e já presenteei familiares com esse artigo.
    Meu sogro, quando mudou de casa, se preocupou com duas coisas que usaria de imediato e não queria ficar procurando em meio a bagunça: a calçadeira de metal, e a tesourinha de abrir o leite. Levou-os na bagagem de mão.

    Sua casa tá ficando um show! Parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilda, parece que aquele círculo vicioso se fechou definitivamente e até o que não deu como eu imaginava teve outra solução, isso está reduzindo o estresse a quase nada!!! Espero que continue!!!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi, estou fechando o projeto da minha cozinha e devo passar pelas mesmas coisas que você. Foi bom ler seu post,pois pensava em fazer a parte de baixo do meu armário toda em branco. Agora não tenho a menor idéia de queal cor escolher. Vou pensando aqui, mas parabés por dar fim a essa coisa trágica que é a reforma de uma cozinha. BeijoCás

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você pedir para o marceneiro usar o mesmo material dentro e fora dos armários. Dê uma olhada nos posts anteriores onde aparecem os armários da sacada e o marceneiro usou o mesmo material das portas para fazer a parte interna, prateleiras e gavetas, da mesma forma que na cozinha.

      Boa sorte!

      Beijos

      Excluir
    2. Bege e marfim são cores bem bonitas para a cozinha. Minha irmã está fazendo arquitetura e estivemos olhando alguns armários vermelhos, amarelos, azul royal, rosa choque só para dar um contraste e não todos os armários, mas ainda não consigo ousar assim. rs

      Excluir