terça-feira, 30 de julho de 2013

Saber esperar! Você consegue esperar?

Ligamos o computador e não podemos esperar um segundo e meio para que ele funcione e já ficamos ansiosas. 

Quando comecei a usar computador precisava dar o "boot", para tanto utilizava um disquete (não, o pequeno que você conhece não) imenso do tamanho de um cd e com uma proteção quadrada de papel (quem lembra é antigo!!!). Ligava o computador, colocava o "disquetão", ia esquentar a água, a água esquentava, o café era passado e então após começar a tomar o café é que o computador estava funcionando.

Hoje em dia qualquer tempinho que o computador demorava e já é um surto, provavelmente com xingamentos à famigerada máquina que não está funcionando instantaneamente.

Via na televisão propagandas de que os japoneses estavam comprando tudo pela internet. Surreal! Lojas que nem sabíamos que tinham o nome de "virtuais". Aquelas caixas chegando em casa. Impossível de imaginar naquela época!

Depois sorrateiramente foi chegando a internet por aqui. Uma facilidade aqui, outra ali, um sofrimento de adaptação aqui, técnicos de informática a cada hora na sua casa. Internet discada, pagava-se por minuto. Filho, usa somente depois da meia-noite ou final de semana, pois a conta do telefone fica caríssima.

Telefone? Telefones eram penhorados para garantir dívidas e valiam muito direito. Telefones fixos é claro! O boom do telefone celular e hoje um telefone fixo não vale mais nada. Aliás, eu sequer tenho um número fixo e ele não me faz falta.

Saíamos para os compromissos e a pessoa sabia que somente poderia nos encontrar caso chegássemos em algum local com telefone fixo. Hoje estamos conectados vinte e quatro horas por dia. Fico apreensiva quando meus filhos estão viajando e não atualizam o status no facebook. Estou rindo sozinha, mas fico acessando a toda hora e evito telefonar para não incomodar.

Pois é. Como controlar o consumo nesse mundo imediatista? Como conseguir esperar pela chegada da novidade em uma loja se ela já está ali há séculos na página da internet? Como resistir ao consumo se podemos ter o que quisermos, na hora que desejarmos e com prazos cada vez mais exíguos?

Engraçado, mas esse texto e esse histórico me causaram ansiedade, até minha respiração alterou. Já me viram reclamando por aqui da velocidade dos dias, das horas, dos minutos, da falta de tempo para realizar tudo aquilo que queremos. Não é por acaso. Aliás, nada é por acaso. Existem estudos que dizem que o dia já está apenas com 16 horas, então fico me perguntando como fazer tudo que eu fazia em 24 horas em apenas 16 horas. Roubaram oito horas do meu dia, talvez as oito horas em que era possível a desconexão.

Nesse turbilhão de acontecimentos preciso registrar, mais uma vez, como foi importante o primeiro "ano sem compras". Foi uma forma de ressignificar o consumo, destralhar, ir ao encontro do minimalismo (ainda estou distante, mas bem mais próxima), buscar outras atividades.

Estou impressionada como estou conseguindo controlar minhas compras. Com tudo isso que aconteceu no apartamento e minhas supostas necessidades pode até parecer que não, mas somente quem me conhece sabe como estou indo bem.

Tenho idéias mirabolantes, desejos infindáveis, projetos fantásticos e tudo isso está sendo administrado de uma forma bem saudável, pelo menos é que o penso!

Semana passada instalaram as cortinas nos quartos e tcham tcham tcham tcham... paredes horríveis que somente apareceram com as sombras feitas pelas cortinas, massa fina não lixada, imperfeições. Logicamente no exato momento da constatação e do surto liguei para a construtora. A pessoa que me atendeu ou é bem treinada ou é bem acostumada. Calma e tranquilamente disse que mandaria alguém.

Nesse meio tempo já imaginei quatro rolos de papel de parede cinza, entrei na internet, acessei a Ciça Braga Papéis de Parede, achei o papel e sabiamente não cliquei para comprar. Ora, o papel iria "fotografar" as imperfeições, pois deveria ser liso considerando o listrado do quarto do Pedro e o florido do quarto da Izabel.

Ontem o rapaz veio, eu não queria poeira, mas precisei capitular. Vamos arrumar as paredes e parar de loucuras, de encapar a casa, esperar terminar o que ainda é essencial.

E assim deveríamos fazer toda vez que pensamos em comprar algo. Esperar para ver se realmente é necessário!!! Diminuir a ansiedade!!! Dar valor ao suor de cada dia (não é fácil ganhar dinheiro, embora para muitos seja fácil gastar).

Espere! Espere! Espere! Pondere! E somente depois decida, dê o boot e vá passar um café...

6 comentários:

  1. Uma das primeiras coisas que faço pela manhã, é abrir seu blog. Adoro sua pontualidade nas postagens. Ri sozinha quando, ao ligar o notebook, era preciso digitar a senha e não entrou...claro, eu digitei Hora de mudar...shuff. É o hábito e a pressa ao fazer as coisas.
    Qdo estou no computador do meu filho e ele chega querendo usar, peço que espere eu salvar em favoritos, para continuar vendo depois. Ele, na pressa de adolescente, me diz que depois eu acesso o histórico. Pode?Quanto tempo eu levaria para salvar em favoritos? Talvez 5 segundos. Mas para ele é uma eternidade.

    E quando eu boto sabão em pó (daquele caro) na máquina de lavar e venho para os blogs. Gente, o tempo voa mais ainda. O sabão vai todo embora e quando me dou conta, a máquina lavou NADA.
    É por isso que ás vezes ponho o timer culinário para funcionar. Ridículo, mas funciona!

    Também já ouvi essa do dia ter apenas 16 horas. Será? Mas o relógio ainda conta os segundos. Como pode ser isso?
    Acho que o tempo é relativo. Deve ter gente que ainda se encaixa nas 24 horas. Nós é que ficamos acelerados e entramos numa outra frequência.

    Estou ansiosa para chegarem as contas do mês de Agosto e constatar o meu controle nos gastos.
    Tenho um caderno de controle e ontem comemorei ter apenas 01 cheque pré-datado. Oba! Meu marido nem acreditou! Tem lojas encerradas e que dessa vez poderei passar reto por elas, sem ter que enfrentar fila para pagar o carnê. Não é demais???
    Seu blog está me salvando do caos financeiro.
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa pressa me assusta, Zilda! Também ando assim, correndo o tempo todo e o tempo todo fazendo alguma coisa, as horas voam.

      Não confio mais em mim na cozinha e uso o timer do celular quando coloco algo para cozinhar, também é fácil para mim me perder na internet, estou pensando em colocar horário para acessar!

      O relógio não alterou, mas o tempo em si está passando mais rápido, dá uma olhada no google quanta matéria há sobre isso... é por isso que quando vemos amanheceu e já anoiteceu!!!

      Há mais de dois anos eu não dava um cheque pré-datado, antes do ano sem compras era constante e mesmo que relutante dei um para o quarto do Pedro: 50% à vista e 50% na entrega do móvel e não via a hora do móvel ser entregue para sair aquele pré-datado da caixinha... rs

      Lojas encerradas é uma coisa ótima, pois sempre que vamos pagar acabamos comprando mais uma "coisinha" mesmo que não seja estritamente necessária.

      Obrigada pela força que você tem me dado por aqui e por e-mail!!!

      Beijos

      Excluir
  2. Meus pacientes adolescentes me perguntam (quase todos!!!) como fazíamos para namorar quando não se tinha celulares. Quando eu respondo que a gente tinha que aprender a esperar e a lidad com a própria angústia eles ficam boquiabertos. Essa aceleração mudou a forma como as pessoas se relacionam e também a forma como os transtornos se desdobram. As pessoas estão cada vez menos tolerantes à frustração, se sentem cada vez mais sozinhas e ansiosas ou então, no extremo oposto, entediadas e letárgicas.


    Eu me lembro de um computador que tinha a tela azul e que só funcionava com comandos que a gente davancom as teclas do teclado. Lembro do disquetão e dos joguinhos com design minimalista do MS-DOS. Nos primeiros anos da minha adolescência as pessoas começaram a ter celulares e a poder comprá-los com mais facilidade. Os pais começaram a tentar dar celulares para os filhos, mas ninguém queria ter um porque a gente não podia usar para ligarpara ninguém (pois era caríssimo) e ele significava que nossos pais podediam nos ligar e nos controlar, saber onde estávamos. Não era legal ter um celular, sabe? A gente evitava ao máximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, acredito que minha ansiedade aumentou muito com o celular, quando não atendem o celular, quando o celular dá fora de área ou desligado. Na minha época de namorar não tínhamos tanta preocupação em "monitorar" o outro, hoje em dia é uma loucura!

      Excluir
  3. Eu responderia com depende. Explico:

    Sei esperar para lavar louça quando dá vontade, para arrumar bagunça, para essas coisas desconheço o imediatismo e , via de regra, deveriam ser as onde o imediatismo é bem-vindo.

    Para outras o imediatismo se impõe, evidentemente que mais fraco do que já foi, mas ainda se perfaz.

    Esses dias quando o técnico instalou outro sistema operacional no meu computador de trabalho reclamei com ele que estava mais lento. Dai fui nas configurações e me surpreendi com a configuração. Disse que aquilo era uma carroça e comparei que até meu pior computador tinha configuração superior. Dai blá,blá,blá da parte dele e ficou assim. E sigo usando, mas ele não pode aparecer que peço uma manivela e em resposta só ri balançando a cabeça e dizendo que a máquina é boa...

    Mas a questão é que até então eu estava ok com a máquina, foi ele instalar outra coisa e eu achar lento para então ver do que se tratava e criar uma necessidade de algo mais rápido. E não sei o quão somos tolerantes mas com computador e internet eu não conheço uma pessoa que aceita pacificamente a lentidão sem reclamar... ou melhor, o nosso técnico lá, pra ele tudo é suficiente.

    Esses disquetes eu até conheci numa aula de informática quando ainda estava no 1º grau, mas como falaste que quem lembra é antigo já me esqueci por completo, só sei o que é “nuvem”.

    E aquelas filas para lançamento de algo tecnologicamente desejado por muitos? Que não dá um ano e já lançam outro e aquele fica bem ultrapassado? Sendo que ainda reúne todas aqueles atrativos que fez ficar na fila??

    É difícil controlar os impulsos. Por impulso eu mudei para uma operadora horrível que não consigo ligar para ninguém que a ligação é terrível sendo que a antiga operadora já tinha resolvido o grave problema que causaram e eu poderia voltar a usar da forma que era antes do problema. Mudei e tive um problema pior. Dai para mudar novamente terei mais stress e ocuparei tempo desnecessário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse seu celular está uma droga com essa operadora, seja humilde e volte para a operadora antiga... esse tempo é necessário, extremamente necessário... nem conseguia te ouvir ao telefone e quase perdemos o jantar... rs

      Achei um livro traduzido na internet que estou lendo, se achar que vale a pena passo o nome e o link por aqui, quem sabe resolva seus problemas de bagunça e louça... rs

      Excluir