sábado, 31 de agosto de 2013

Consórcio de automóvel

A Sandra mencionou em comentário ontem sobre a intenção de fazer um consórcio de veículo, ponderando que o melhor seria juntar os valores e não pagar valores de administração.

Está aí um assunto que nunca falei aqui apesar de ter feito alguns consórcios na vida!

Apesar de constar abaixo as vantagens e desvantagens, continuo pensando que a melhor forma é economizar valores e comprar os itens à vista, mas para quem está iniciando é uma ótima opção, até para que segure a ansiedade e o imediatismo em ter determinado bem de consumo.
 
Meu primeiro consórcio foi há mais de vinte anos e foi feito quando eu já tinha um veículo. Não, não queria um carro novo, queria apenas economizar, não tinha disciplina para colocar o dinheiro na poupança todos os meses, então a solução foi "criar uma dívida" e "pagar um administrador", mesmo assim sempre achei vantajoso, embora hoje não precise mais de consórcio e sim simplesmente de objetivos.

Penso que é uma ótima opção para quem está começando a poupar e a praticar o consumo consciente, entretanto é interessante ver qual a administradora de quem está se comprando tal consórcio, sempre apostei em grandes empresas, por exemplo, Consórcio Volkswagen (isso não é um publipost!), isso porque sempre existe o risco de inadimplência no grupo e é preciso ter alguma garantia (informe-se se for fazer o consórcio sobre o que acontecerá em caso de desistências e inadimplências no grupo e qual a garantia que a administradora oferece, bem como o impacto no grupo desses acontecimentos).

Fui pagando as prestações e no final optei pelo dinheiro ao invés do veículo. Em caso de desistência o valor será devolvido, mas é preciso esperar a finalização do grupo, haverá pagamento de multa e ficará na dependência do fluxo de caixa do grupo.

Da mesma forma que imóveis na planta, não há incidência de juros sobre o valor do automóvel, havendo apenas pagamento de taxa de administração e de adesão, fundo de reserva e seguros, valores diluídos em cada parcela e inferiores aos juros cobrados por financeiras (informe-se do valor que será cobrado para verificar se vale a pena e as diferenças entre um grupo de consórcio e outro), sendo que o valor da prestação do consórcio é sempre menor que a prestação do financiamento.

Se quisermos o veículo podemos dar um lance e se for esse lance vencedor seremos os felizes proprietários de um carro novo, isso se quisermos um carro. Acaso paguemos parcelas de forma antecipada elas valem também como lance.

Acaso a intenção seja de um veículo imediatamente, o que nunca foi meu caso, não deve fazer um consórcio, pois ficará na dependência de sorteios ou de dar o maior lance.

Como falei sempre optei pelo recebimento do valor dos consórcios no final do grupo, não dava lance e nunca fui sorteada, pegava esse valor e dava entrada em imóveis, mas é uma boa opção para quem quer ter o primeiro veículo e não quer pagar juros de financiamento.

Somado à economia que pode ser iniciada, existe uma facilidade maior de conseguir entrar em um grupo de consórcio do que conseguir um financiamento com juros altíssimos ou nem tanto, pois no financiamento é exigida a comprovação de renda mensal.

Certo que o dinheiro do consórcio acaso investido traria maior retorno. Precisamos ponderar, entretanto, a dificuldade que alguns tem em guardar dinheiro e para isso necessitam de um compromisso para "pagar".
 
Mais uma vantagem é o fato de as prestações subirem de acordo com o valor do veículo e, portanto, o que você pagou continua valendo o veículo, tendo correção pelo valor do bem, seu bem não desvaloriza como no financiamento que ao final tem valor superior ao veículo, por outro lado, não há disponibilização imediata do bem.
 
Assim, analisando essa opção podemos decidir o que mais atende o momento que estamos vivendo!!!

4 comentários:

  1. O consórcio com certeza dá uma maior responsabilidade de "economia forçada" que colocar por mera liberalidade um valor correspondente em uma poupança por exemplo. Só que cuidados são necessários e muitos.

    Eu tive um que nunca tive problemas, embora muito já me deixou com pé atrás e ansiosa. Quando entrei na faculdade meu pai comprou um gol "pelado" e a mãe deu esse consórcio para quando me formasse ter algo melhor. Era esse da volks também.

    Nunca saiu por maior lance, fui sorteada quando faltavam poucas parcelas para liquidar. Só que nesse período (vários anos) a parcela que era tri barata foi ficando tri cara, eu via reportagens de pessoas que tinham feito consórcio e não recebiam os bens, dai ficava meio com pé atrás, mas felizmente não tive esses problemas.

    Só essa do receber o dinheiro ao invés do carro parece ser melhor, eu fiquei sabendo disso muito tempo depois..rs, não que não pegaria o carro mas o poder de negociação é maior.

    Entretanto, já vi problemas ao vivo. O nosso ex-zelador uma vez bateu no meu apto, à noite, pedindo pra ajudar ele e dai contou o negócio. Fez consórcio (era para uma casa), mas consórcio de uma loja de automóveis, e que terminaria em 2020. No início não sabendo da gravidade até mexi com ele explicando o que significava 2020, quantas "copas" teria passado (ele era viciado em futebol e sempre implicávamos um com outro sobre os times) mas depois vi que em pouco mais de um ano a parcela tinha ficado um pouco mais que a metade da renda dele (e que tinha uma mulher e duas crianças para sustentar, isso sem entrar em outras questões).

    Em resumo. Tinha parado de pagar porque não achava justo e queria imediatamente o dinheiro de volta. Mas vai receber só ao final de 2020.

    Se eu não me engano era algo como 7 mil que ele tinha pago. E eu tinha dito pra ele do porquê não poupança. Daí ele falou que era só dar um lance que seria sorteado e ficaria pagando depois mensalmente. Uma ingenuidade que acabou trazendo problemas.

    O bom que agora tem muita informação na internet, assim que dá pra dar uma pesquisada em tudo, fazer comparações, ver se é tudo regular, etc.

    ResponderExcluir
  2. Por isso sempre preferi o Consórcio Nacional Volkswagen todas as vezes, acredito que existam outros tão bons quanto, é preciso pesquisar, ler o contrato e buscar todas as informações necessárias.

    A parcela vai aumentando conforme aumenta o valor do carro novo, então é interessante começar com um carro popular, sem muitas pretensões para não ter surpresas.

    Consórcio de imóvel já é um pouquinho mais complicado, mas já ouvir falar de pessoas que ganharam muito dinheiro com a carta de crédito. O que acho complicado é o prazo por exemplo de dez anos e ter que aguardar esse tempo todo em caso de não ser sorteado ou não dar lance. Quanto aos reajustes, os índices do contrato tem que ser analisados.

    Apartamento na planta, por exemplo, não tem juros e é reajustado pelo INCC... se o INCC estourar em razão da inflação podemos ficar em apuros.

    ResponderExcluir
  3. Ziula minha querida!!!!! Obrigaaaaada pelo post!!!Muuuuito obrigada por compartilhar suas experiências!!!!!

    Coisas da vida, coincidências que confirmam que estamos no caminho certo: estou cotando um Consórcio Volkswagen justamente pela segurança...

    E o meu objetivo realmente é o de me forçar a investir o meu dinheiro, não me dar chance de sair gastando loucamente com supérfluos que por impulso acabo comprando...sou iniciante e ainda preciso me forçar a economizar...isso mesmo que vc disse!!!

    Meu carro está velhinho (foi adquirido tbm por um consórcio - Bradesco) e nunca tive problemas com este consórcio...só que fiz na época em 60 meses, e olha, esse prazo eu nuuuuuunca mais faço! 5 anos com uma prestação é insanidade!!!!
    E é verdade: como fiz consórcio de um carro popular, as prestações não aumentavam muito...

    Agora não tenho pressa por carro novo, o meu está bom ainda, a manutenção dele é baixa, tranquila...o que penso mesmo é investir meu dinheiro e daqui uns 2 ou 3 anos (um bom prazo para consórcio)eu ter outro carro que não me dê problemas ...e não traga dívidas, c juros altíssimos, por exemplo de um financiamento...se eu pudesse escolher, queria ser a última a ser sorteada...rsrsrs

    Também não teria coragem em me arriscar num consórcio de imóveis, pelo alto valor, e pela desvalorização do valor em relação ao bem no final...tenho receios, e talvez não saberia lidar com o momento certo de dar um lance e negociar a carta de crédito...enfim...

    Mais uma vez obrigada (Ziula e Adriana) pelas dicas preciosas que me deram!!!!

    Bjs


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, sempre penso que empresas desse tamanho não causam dor de cabeça e ainda é nacional, mas sempre é bom pedir todas as informações necessárias para não ter surpresas...

      Vamos conversando por aqui e trocando experiências, tenho aprendido muito.

      Beijos

      Excluir