sexta-feira, 29 de novembro de 2013

"A gente reflete o que está na alma"

Ontem uma colega voltou das merecidas férias, descansada, radiante, sorrindo e sem o peso do estresse do trabalho que realmente não é fácil, aliás todo trabalho depende uma energia mental ou mesmo física somente mensuráveis quando desfrutamos de algum descanso.

Beijou todo mundo e brinquei que ela estava mesmo era com cara de férias. Nesse momento ela fez uma observação que me deixou pensando:

- A gente reflete o que está na alma!

O que está na minha alma? O que estou refletindo? Como estou devolvendo para o mundo e para as pessoas o que se passa no meu interior?

Final de ano é comum encontrar pessoas exaustas. Pessoas que se queixam do cansaço e dizem não estar mais dando conta das atividades diárias.

Nesse ponto acontece o milagre. Alguns param no final do ano em razões de recesso e férias coletivas. Outras apenas diminuem o ritmo para preparar a ceia de Natal e Ano Novo. Todos voltam nos primeiros dias de janeiro renovados, com novo ânimo e sempre cheios de planos ou intenções para o ano que se inicia.

Estranho mistério. A vida continua. Também temos problemas no final de ano. E o que é o final do ano senão alguns dias entre um mês e outro? Mesmo assim o efeito psicológico é benéfico, mesmo para as pessoas que ficam deprimidas no Natal e são muitas, mesmo essas pessoas recebem um novo sopro de esperança no ano que se inicia.

Estranho mundo! Estranhas reações! Reações e comportamentos comuns! E assim a vida vai passando!

4 comentários:

  1. "Olha, tenho uma alma muito prolixa e uso poucas palavras.
    Sou irritável e firo facilmente.
    Também sou muito calmo e perdoo logo.
    Não esqueço nunca.
    Mas há poucas coisas de que eu me lembre."

    * Clarice Lispector*

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É o efeito psicológico mesmo... seja natal, férias, feriado, Ano Novo...

    Eu embora não entendesse muito isso, nossa empregada se não desse as férias no carnaval ela ficava outra... sempre véspera de algo parece que o pessoal trabalha mais animado, salvo algumas exceções que pioram e muito. Mas teve uma vez que me vi assim, e como aos 48 do segundo tempo tudo mudou e tive que ir trabalhar, mesmo nada abrindo e etc, eu que não sou de reclamar e prefiro trabalhar a ficar de conversa fiada e coisa do tipo, estava que se minha alma falasse, eu não me responsabilizaria por ela.

    E eu já ouvi isso referente ao coração, estava dirigindo com a mãe no carona e um caminhão cortou a minha frente e eu buzinei e fiquei furiosa com a irresponsabilidade dele. Dai ela disse que o coração estava cheio das palavras pouco simpáticas ditas pelo ato irresponsável do motorista. Mas não sei. E se juntar a empregada que dizia que quando eu ficasse velha seria rabugenta, acho que devo pensar mais nisso... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coração peludo!!! Às vezes brinco com meu filho mais velho que está precisando depilar o coração!!! rsrsrsrs

      Excluir