sexta-feira, 1 de novembro de 2013

E o reino tão tão distante está aqui...

Queria muito uma mesa de jantar para seis pessoas porque aquela do apartamento está pequena. 

Havia escolhido a tal mesa, toda de vidro e ela estava na categoria "tão tão distante". Além de cara, não era uma prioridade. Teria que fazer uma baita economia e com certeza, ao ter o dinheirão que ela custa, eu aplicaria em outra coisa ou deixaria na poupança. Inacessível!

Um dia meu vizinho convidou para um churrasco na laje. No prédio esses encontros são comuns, mas eu nunca tinha conseguido ir. 

Cheguei no apartamento lindo dele e o que vejo? A dita mesa tomando conta da sala de jantar. Comentei com um amigo em comum sobre meu "sonho" e que eu achava que não ia passar disso. Surpresa! Indicação da vidraçaria e 1/4 do valor pedido pela loja.

Não posso mais mexer na reserva e também não poderia perder a oportunidade, então aceitei atuar como professora-observadora na próxima semana.

Para completar faltavam as cadeiras e lá vieram os preços absurdos novamente.

Estava no shopping com as crianças e pedi para me acompanharem em lojas de decoração, somente ver as vitrines. Ao chegar na última antes de ir embora encontro meus dois amigos, um fica conversando e o outro entra na loja. Fomos para a loja também encher a paciência dele e ele começa a escolher cadeiras com a Izabel, negociar preço, definir o tecido e a cor dos pés. Eu só olhando e rindo! Quando os dois resolvem passar o preço verifico que era metade do valor das outras lojas e até da internet.

Meu amigo, arquiteto, ainda falou: 

- Ela vai fazer para você o preço à vista em dez vezes sem juros!
- Tenho pânico de prestação, vamos fazer para o vencimento do cartão mesmo!

Cheguei a ter enjôo quando ele falou em parcelamento porque se não pudesse comprar à vista certamente iria esperar até juntar todo o valor necessário.

Sala de jantar pronta e agora estou no final da minha maratona. Só não coloco fotos porque vai demorar quarenta e cinco dias para chegar.

É fantástico saber que existe uma reserva que até poderia ser utilizada, mas não será. Muito bom ter feito o primeiro "ano sem compras" e ele ter me levado à uma vida em que posso realizar sonhos sem comprometer o orçamento. Ótimo estabelecer prioridades e poder deixar minha casa, lugar onde passo mais tempo, exatamente como quero, embora possa parecer desncessário para outras pessoas para mim é muito importante.

Para quem está começando nesse caminho do consumo consciente só tenho uma coisa a dizer: tenha paciência, persevere, equilibre seu orçamento, reserve valores para os sonhos, faça uma poupança, corra atrás da carreira que você quer e o tempo lhe devolverá tudo de melhor exatamente como você sempre sonhou!

4 comentários:

  1. Gostei de ler esse texto hoje...como é bom ter uma reserva garantida né? Parece que quando a temos, valorizamos ainda mais onde vamos gastá-las, umas vez que sabemos como foi trabalhoso para juntá-la!

    Parabéns!

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca imaginei ter essa tranquilidade que tenho hoje e só é possível em razão de muito controle anterior quando deixei de atender a desejos imediatos que depois se mostraram desnecessários.
      Abraços

      Excluir
  2. É um hábito bem difícil e no início dá muita vontade de desistir, mas depois que criamos esse hábito é muito bom mesmo!

    Parabéns por dar prioridade às tuas prioridades, é isso que devemos fazer, de nada basta só economizar e ter algo que não gosta sempre sonhando com algo... algo "impossível" e tal, temos que tentar realizar, pelo menos tentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, lembra que no início tive até crise de abstinência? rs Hoje vejo que valeu muito a pena.

      Excluir