sábado, 8 de fevereiro de 2014

Achar o foco... manter o foco...

Às vezes temos problemas para resolver, vamos falar do consumo e dos problemas financeiros que ele pode trazer.

Pensamos que precisamos de algum item. Não, não temos paciência. Na velocidade que as coisas andam atualmente parece que se esperarmos um mês, dois meses ou um ano vamos morrer. Parece tempo demais para esperar. E o paradoxo: o tempo voa e quando vemos um ano já passou e as coisas poderiam ser aguardadas sem muitos traumas.

Exercitar a paciência parece um bom começo. Posso esperar. Vou esperar "x" dias. Vou aguardar para ver se realmente é necessário. 

Alguém por aqui lembra do peep toe amarelo (sim! pasmem! amarelo!) que sonhei no primeiro "ano sem compras"? Hoje olho aquela postagem e aquela fotografia e concluo que a paciência e a espera são ótimos remédios para boas escolhas. Certamente aquele sapato já teria ido para a doação sem dó nem piedade.

Em determinadas fases, quando identificados determinados problemas, é preciso separar aquele mais importante, o que mais incomoda e trabalhar nele com afinco e vinte e quatro horas por dia. Colocá-lo como objetivo e manter o foco nas soluções encontradas. Minha solução foi um ano sem compras mesmo e só a partir daí consegui enxergar o que estava fazendo, onde estava indo meu dinheiro e quanta porcaria estava trazendo para casa.

Felizmente eu não tinha dívidas e hoje vejo pessoas afundadas viajando por locais fantasiosos. Por exemplo, com imenso valor mensal pago de juros, pensando em se desfazer de algumas coisas e ao mesmo tempo, tudo, agora, pensando em mudar para um local menor para depois mudar para um local maior.

Vamos por partes! Façamos como Jack, o Estripador! Uma coisa de cada vez para não cairmos no mesmo buraco!

O que deveríamos fazer nesse caso? Focar na quitação da dívida, encontrar meios para sair do vermelho. Mudar, sim, para um local um local menor, restabelecer a saúde financeira. Ótimo! Conseguiu isso? Agora é relaxar e depois traçar outras estratégias! 

Quando criamos planos mirabolantes tudo fica mais difícil e a frustração vem porque não conseguimos realizar tudo. Esquecemos que tudo é impossível. Ninguém pode ter tudo o que deseja. Há um limite para os desejos e assim eles devem ser realizados um de cada vez.

Manter o foco nos ajuda a alcançar tudo que nos for possível!

Lembrei de outra situação: a pessoa está desempregada e quer resolver seu problema. Qual é o foco? Conseguir um emprego e ponto final. Não, não importa se na própria área ou em outra área ganhando menos. Quanto mais atividades temos menos tempo sobra para pensar nos problemas e a depressão não se instala. Não adianta, embora fosse nosso "ótimo", ficar incessantemente buscando o emprego ideal. Ele surgirá e isso eu tenho certeza, mas é preciso ocupar a mente com outras atividades. Quanto mais atividades temos mais contato temos e mais coisas conseguimos realizar.

Manter o foco e ceder para o universo! Aceitar o que é oferecido para o momento e esperar que o melhor aconteça mesmo que demore um tanto mais do que achamos que poderíamos suportar!


6 comentários:

  1. Verdade, foco é o segredo do sucesso. Ultimamente andava muito aborrecida com problemas que não eram meus e com pessoas que apesar de desabafarem comigo nunca mudam de atitude, não adianta quantas pessoas deem o mesmo conselho. Resolvi parar e focar em mim, nos meus sonhos e anseios e a vida tem sido muito mais leve e prazerosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, tudo isso é um aprendizado e realmente por vezes focamos no outro quando mal damos conta da própria vida. Focar diretamente nos nossos problemas leva a uma vida melhor.

      Excluir
  2. É isso aí, não é fácil mas é o meio mais rápido de realizar as coisas que se quer.

    E para compras, o postergar um pouco pode ser muito bom para não ter três problemas: uma dívida, um arrependimento e um entulho!

    Quanto ao trabalho não ficar parada é fundamental. Mesmo que se faça coisa diferente ou que não receba exatamente o que imagina. Eu fiquei um período assim quando da mudança e achei válido, já retornei a condição anterior e ganhando mais. Nisso uma amiga me chamou na mensagem do google + dizendo que estava desesperada, que tinha perdido o emprego no escritório e tal. Disse pra ela fazer umas coisas que eu fiz quando tive que sair do meu, embora muito a contra-gosto e que foi fundamental para ter tranquilidade para hoje estar nesse que estou. Espero que ela faça isso, chorumingar não resolve nada. Tem que se mexer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o trio: dívida, arrependimento e entulho!

      Realmente ficar parada é uma porta aberta para a depressão e eu sou craque em não ficar parada, já vendi avon, natura, fiz comida congelada para vender, tricô sob encomenda, tive restaurante, fui sacoleira, fazia torta fria (agora deu vontade!) e bombons também para vender... rs... e sempre achei ótimo, sempre fiz tudo com amor e dedicação!!!

      Excluir