sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Mudei o ritual...

Não sei se só eu mantenho rituais e se você também mantém, por favor, compartilhe comigo!

Rituais que falo são aqueles para arrumação da casa, mas vou verificar se tenho em outras áreas da vida.

Ontem acordei e pensei: vou fazer tudo diferente! Ao invés de colocar o leite para esquentar para tomar com café, resolvi guardar a roupa e secar a louça, por aí a coisa foi, fiz tudo em ordem trocada e totalmente de outra forma. Pasmem! Foi tudo mais rápido e até sobrou tempo para fazer esse post.

Fiquei abismada até a casa ficou mais ajeitada, nunca havia levado o lixo lá para baixo de manhã e até isso deu tempo e as lixeiras do banheiro ficaram limpinhas.

Estou ainda pensando nesse fenômeno, pois sempre achei que a gente fazia as coisas de forma mais rápida se tivesse um "modus operandi" e daí mudando isso tudo foi até mais fácil.

Alguém já passou por uma situação dessas?

10 comentários:

  1. Também faço isso de vez em quando e o resultado é parecido! Às vezes acho que a própria ideia de mudar o ritual já indica que acordei mais disposta, o que explicaria a maior "eficiência". Mas penso também que, pelo fato de não estarmos fazendo no piloto automático e sim com mais atenção (justamente por estar atenta à nova ordem), acabo fazendo tudo mais rápido. Seja qual for a explicação, tenho a mesma sensação de produtividade que você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elen, pode ser mesmo sinal de disposição, não tinha pensado nisso!

      E tem funcionado muito mudar que nem sei mais o ritmo automatico que seguia antes... rs

      Excluir
  2. A gente tende a seguir por caminhos mais suaves. Acaba por "pegar" o jeito.
    Se repararmos bem, tudo tem uma receita. E quando a gente muda ou adiciona algum ingrediente, o resultado é outro.
    Gosto de variar os rituais, detesto rotina e ouso muito fazer diferente.
    Um dos meus lemas é: "Não se estressar."

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai ai queria um lema desses!!! Quem sabe um dia chego lá!!! rs
      Beijos

      Excluir
  3. Oi Ziula, eu tenho vários rituais, bons e maus, e estou tentando mudar os maus. Orientação médica para parar de fumar é justamente modificar os rituais, as horas em mais tenho vontade de fumar.
    Já li em vários locais que mudar os rituais é sempre benéfico, mesmo nas coisas mais simples: fazer um novo trajeto para ir ao mercado, comer numa mesa diferente no restaurante q frequenta, mudar horario/local q faz caminhada.
    Qualque rpequeno gesto que quebre a mesmice e traga coisas novas. Tudo é fluxo e movimento.
    Tenho tentado fazer isso, mas com dificuldade, pois tenho resistência a mudanças, mas qdo consigo, é mto bom.
    Bjs
    Deus te abençoe, ótima semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, rituais terminam por tornar a vida monótona e acho que em relação aos ruins terminam por fazer com que gastemos mais tempo do que o necessário.
      Sou resistente a mudanças também, mas tenho tentado me policiar muito.

      Beijos

      Excluir
  4. Realmente quando faço as coisas de outra forma parece que tudo anda mais rápido mas confesso que não tenho colocado essa mudança de rotina em prática tantas vezes quanto poderia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, penso que habituamos com certas coisas em uma certa ordem e depois terminamos por fazer sem tanta boa vontade.

      Excluir
  5. Eu mudei o ritual a contra-gosto, pois preciso estar no escritório 7h, assim muita coisa que fazia de manhã passou pra noite do dia anterior ou depois das 17h, e tenho tentado dormir antes para ter as horas de sono completas, consegui hoje isso e espero implementar para os dias da semana que são quando preciso ter dormido bem!

    Geralmente eu não me incomodava com a rotina, já li que pessoas do meu signo são assim, embora nem leve muita fé nisso, mas como me perguntam o signo e fazem a cara de pavor que é teimosa e tal, dai tentei ver se tinha alguma virtude além das coisas que assustam os outros e achei mais defeitos ainda..rs, gostar de rotina. Ou não se adaptar muito facilmente com mudanças. Mas quando é o único jeito não tem farol e nem lendas que impeçam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, acordando cedo!!! Tudo na vida muda mesmo!!!

      Tenho dificuldades com mudanças... muitas... quem sabe com muito exercício eu consiga mudar coisas que me incomodam...

      Excluir