terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Quer parar de gastar em roupas e sapatos?


Vamos para o seu quarto. Abra as portas do roupeiro, olhe bem. Nossa! Lá está a blusa da sua tataravó toda manchada e que nunca mais será usada! Será que você não tem uma foto da velhinha com essa blusa? Mas tem valor sentimental! Ocupa espaço, nunca será usada e distrai sua mente na hora de vestir!

E aquela outra peça furada, manchada, com rasgos, cheia de bolinhas? Pois é, não será mais usada! Mas foi muito cara! Novamente, essa peça terminou, tudo tem uma validade até mesmo a vida! Cabides e mais cabides com coisas não usadas.

Agora abra as gavetas. Ishi! Nem vou entrar em detalhes das peças, apenas retire o que não é usado e o que está estragado, também retire tudo aquilo que não condiz mais com seu momento. Sabe aquele espartilho vermelho de rendas que você usou com um ex-namorado e não pode mais nem imaginar colocar de novo? Desapegue!

E os sapatos! Ah, os sapatos! Gastos, altos demais, apertados, fora de moda, feios, desconfortáveis, largos, enfim, todos aqueles que estão lá porque um dia achamos que vamos usar, mas toda vez que colocamos nos pés tiramos rapidinho. Retire e deixe somente aqueles que realmente podem ser usados.

Lembre sempre de não retirar tudo do roupeiro ou de todas as gavetas ou de todas as prateleiras. Vá com calma! Uma prateleira por vez, uma porta do roupeiro por vez, uma gaveta por vez, assim quando cansar pode parar após ter feito apenas uma pequena parte e tudo continuará organizado.

Adoro caixas e a Adriana sabe disso!!! Separe em caixas o que deve ir para o conserto, o que será doado, o que será vendido e o que não tem jeito mesmo, só não fique tropeçando nas caixas o resto da vida, dê o destino devido a cada uma delas que sobrar.

Depois de tudo isso que pode durar algumas horas ou alguns finais de semana, cuidado com o que compra novamente e estabeleça um plano para usar tudo que sobrou. Pode fazer uma "capsule wardobre" ou mesmo tentar o "Projeto 333" ou ir usando as peças e separando as usadas até usar todas ou colocar os cabides ao contrário, mudando a posição assim que a peça for usada e depois de um tempo retirar as peças cujo cabide não mudou de posição.

Meu projeto 333 apareceu aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui.

Com alguma atitude conseguimos perceber o que realmente vale nossa atenção, nosso olhar diário, o estresse da arrumação, o atrapalho na hora de se vestir.

Assim você fez a primeira limpeza e um projeto no sentido de usar tudo que tem vai ajudar na segunda limpeza das coisas que você achava que ia usar, mas que não tem jeito mesmo. Passa a fase é só manter e cuidar com o que coloca de novo na sua vida.

11 comentários:

  1. Muito bom o post!! Estou na fase de usar tudo o que tenho no armário, doei muita coisa e o que sobrou é o que realmente uso. O mais bacana é o quanto ficamos mais seletivos depois para comprar novamente. Dou uma olhada no produto, penso, olho a qualidade X preço e decido. Sem impulso, sem desespero achando que não terá amanhã. Ainda tem algumas coisas que uso só para acabar mesmo, resquício de uma época que comprava bastante. Apesar desta fase de grande consumo ter acabado há quase 3 anos, vejo que tem muita coisa. Por exemplo, não compro calça jeans mais pois onde moro é quente demais, mas ainda faltam 9 delas para acabar. nove calças? muita coisa né. Provavelmente tinha mais de 20 e fui usando até acabar. Uma técnica interessante que faço para usar todas as roupas é: quando coloco uma blusinha mais novo, alterno com um sapato ou calça mais velha. Pois observei que temos uma tendência maior de usar tudo que é mais novo e deixar os velinhos meio de escanteio. Por enquanto tem funcionado. Abraços e continue escrevendo dessa maneira gostosa de ler para nos inspirar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecilia, vemos muitas pessoas desesperadas em liquidações, dizendo que se não comprarem naquele exato momento aquilo que não precisam nunca mais vão achar por aquele preço quando precisarem... rs... será que um dia vão precisar!
      Adorei essa idéia de mesclar as peças, vou tentar!
      Abraços

      Excluir
  2. Ziula, me ajude numa equação... estou na dúvida e a fórmula é: Vermelho + Caixas = ??? kkkkk

    Cediço que seguir comprando roupas e sapatos sem parar, tendo um entulho em casa, de nada adianta. Mas parar de gastar com roupas e sapatos, só no que caracteriza desnecessário né, pelo menos eu acho que devemos manter um equilíbrio. Ir trocando quando a peça está feia, etc.

    Antes de conhecer teu blog e alguns semelhantes, eu destralhava assim:

    tirava tudo de uma vez, colocava na minha cama e "me mudava" pra sala que tinha sofá cama, período quase ad eternum. Ficava um tempão sem frequentar meu quarto, dai quando enchia o saco e dormir em sofá cama muito tempo enche o saco, pelo menos pra mim, dai separava algumas coisas e colocava numa sacola de viagem ou mala e colocava no roupeiro do meu irmão.... demorava muito pra ele perceber..kkkkkkk.

    E lendo agora lembrei de uma coisa que tenho numa gaveta em poa. Uma tia, certa vez fez uma touca com o símbolo do inter pra eu ir no beira-rio e não passar frio...kkkk, entretanto o símbolo estava invertido...rs e dai ficava lá , está lá. Deu pena, deve ter dado um trabalhão. Ficarei com pena de tirar e de momento vai ficar, quando eu te passar o endereço pra fazer que nem dos acumuladores vou trancar meu quarto...kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vermelho + caixas = lindas caixas vermelhas???

      Quando eu era adolescente fazia isso de tirar tudo do armário e como tinha uma bicama dormia na parte de baixo e cobria com um lençol as tralhas da parte de cima... rs... hoje nem sonho em fazer isso, ou melhor, quando faço me arrependo tipo quando tirei tudo do maleiro do meu ex-quarto e do cantinho do Ricardão, fiquei duas semanas olhando aquilo e quando fui arrumar não demorei mais de vinte minutos.
      Se passar o endereço essa touca vai esquentar alguma cabecinha no frio de Porto Alegre!

      Excluir
  3. Lendo essa postagem me dei conta que quase nunca compro roupa. Geralmente eu ganho de primas consumistas ou da minha mãe, mas o problema é que nessa brincadeira eu tenho uma infinidade de camisas para poucas partes de baixo rsrs. No fim do ano doei aproximadamente 40 blusas, entre coisas que não cabem mais, coisas que nunca couberam mas minha tia mandou das minhas primas e roupas que cabem mas eu nem usava. É incrível quanto espaço ocupava do meu armário com coisas boas entretanto sem uso para mim e que devem ter aliviado muitas famílias necessitadas (a chuva castigou muita gente por aqui) e tenho certeza que se procurar ainda encontro mais coisa que poderiam ir para outras pessoas. Agora sapatos eu não compro mesmo, se pudesse só teria tenis e havaianas e mesmo assim os meus duram muito, a última vez que comprei um tênis foi em 2006 e ele está bom até hoje :D, já sandália ganhei uma de natal e tenho mais 3 que vou revezando e tem me servido bem, mais que isso é exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, na infância usei muitas roupas das minhas primas e ficava sonhando com o dia em que iam descartar alguma coisa, cheguei a enxergar o vestido amarelo bem clarinho, amarrado no pescoço, que eu usava tão feliz por ter vindo delas.
      Estou me encorajando para um destralhe dessas coisas boas para levar para uma pessoa querida dia 20... estou adiando... mas sei que não uso mais... até o final do prazo cumpro com minha meta.

      Excluir
  4. Tirei sete sacolas do tamanho de embrulho de edredom de roupas para dar desde dezembro de 2013 e melhorou muito o meu closet. O problema é a gente sempre achar que precisa de algo, compra, mas segue usando as mesmas coisas de sempre. Ultimamente tenho ido com roupas inéditas para o trabalho e o povo está estranhando. Vou fazer assim até ter usado cada roupa inédita umas três vezes e aí vou decidir se vou dar mais roupas e quais serão. Também tenho a técnica de a roupa ir sendo desqualificada: para festa, para sair, para trabalho, para o supermercado, para ficar em casa....e morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, dia desses minha filha tirou uma sacola com maquiagem e bijouterias que não usava, imediatamente levei para uma pessoa que sei iria aproveitar e somente fiz uma observação quando ela entregou a sacola para doação: você já imaginou quanto dinheiro tem dentro dessa sacola?
      Quanto dinheiro colocamos em coisas que não usamos! E quanto precisamos trabalhar para manter coisas que não nos fazem falta!

      Excluir
    2. Pois é, isso é uma desgraça, mas é uma coisa compulsiva que tem que ser combatida. Vou passar 10 dias das minhas férias em Foz...aí já estou antevendo um estrago pois um "passeio" turístico é ir ao Paraguai. Deixei de ir para Ushuaia porque o marido reclamou do preço do pacote +/- 4mil por cabeça, Foz é barato para ir, 20% desse valor, mas tenho medo dessas "compras". Vou fazer uma lista só do que posso precisar esse ano, como filtro solar, roupa de ginástica, roupa de natação e espero não fugir disso. Em Ushuaia só tinha pinguim e farol para ver, era mais seguro não gastar!

      Excluir
    3. Compras em viagens... é preciso muito controle, pois podemos deslumbrar!!! E o Paraguai é uma perdição, estou ensaiando, mas confesso que estou com medo... rs

      Excluir
    4. Esqueci de falar... sua descrição das ocasiões para as roupas chegando até a morte me levou a usar no dia que li meu melhor brinco.. rs... não deixei para a morte e aliás foi até um golpe de sorte porque ele soltou uma argola, quase o perdi e já mandei arrumar... rs

      Excluir