sábado, 7 de junho de 2014

Mais do mesmo consumo...

Algumas pessoas perguntam porque fiz o "ano sem compras" e outras acham engraçado pagamentos à vista ou mesmo a poupança programada: valores que são poupados antes do pagamento das contas mensais. Ouço frases do tipo "tinha que ser você para comprar no boleto", "não consigo fazer isso", "quem sabe um dia", tudo acompanhado de um sorrido de acomodação e vontade de ficar na zona de conforto.

Talvez as pessoas se conformem ao consumismo desenfreado em razão de ser muito difícil sair ou agir fora do sistema adotado pela maioria das pessoas. Difícil porque fomos acostumados a consumir sem pensar. Difícil porque parecemos estranhos aos olhos do mundo. Difícil porque achamos que temos necessidade de coisas supérfluas. Difícil porque devemos acompanhar as inovações tecnológicas e caí nessa com a televisão, mas ainda bem que minhas escorregadas tem sido poucas. Difícil porque sai do lugar comum.

A lógica do mundo atual é consumir mais a cada vez mais. Já viram a propagando da lava-louça? Lavar loucas a mão é o mesmo que cortar grama com um carneiro ou coisa assim, vi de relance. A maioria das pessoas não gosta de lavar louça, não posso dizer que gosto, mas faço de bom grado somente para ver a pia limpa e a cozinha organizada. Não consigo imaginar ir colocando a louça na maquina após limpar com guardanapo e depois esperar encher para somente a partir daí lavar, somado a isso o fato de que é uma tarefa muito rápida, nao levo mais do que quinze minutos para deixar tudo do jeito que gosto. Está bem! A pessoa tem uma família de dez pessoas e aqui em casa são somente três pessoas: aí que entra o bom senso e no caso de uma família imensa talvez seja uma boa e consciente pedida.

Mas... eu preciso de uma lava-louça sob pena de ser considerada pré-histórica pela propaganda. Não, definitivamente não quero uma máquina dessas no meu momento atual.

Viver com menos. Consumir o essencial. Caminho árduo e que para ser seguido depende de muita perseverança e também de muita coragem.

Tantos equipamentos desnecessários, tanto espaço que se faz necessário para guardar tudo, tanta coisa para limpar, muito trabalho para ganhar todo esse dinheiro que vai ralo abaixo.

Semana passada em um grupo do facebook discutiam as donas de casa sobre a forma de guardar potes, sobre os duendes comedores de tampas e lá pelas tantas uma postou que queria saber como as pessoas que moram naqueles apartamentos minúsculos que da porta de entrada até a área de serviço tem um corredor que "chamam" de cozinha fazem para organizar as coisas. Ora, é muito simples... basta ter o essencial e o que é usado, ou será que preciso de uma casa imensa para deixar todas as tralhas guardadas?

Nesse caminho todo e importante encontrar os seus limites, suas reais necessidades e isso varia muito de uma pessoa para a outra.

Seguidamente vejo pessoas mudando para uma casa maior. Preciso de mais espaco. Preciso de mais conforto. Será que se dão conta de que terão mais despesas, mais lugar para juntar tralhas, mais espaço para limpar? 

Dia desses uma pessoa que está vendendo uma enorme casa em um Alphaville da vida mencionou sobre esse sonho da casa grande. O que sera que passa na cabeça das pessoas quando querem uma casa grande e realizam esse sonho? Nem mesmo sei o que passou na minha cabeça quando realizei esse sonho, foi algo repentino, embora não tenha me levado a financiamento e não tenha tido esse incômodo para resolver.

Um lugar menor está me trazendo maior clareza, mais tempo, menos despesas e está sendo uma forma de enxergar algumas coisas erradas que eu estava fazendo sem sequer perceber em termos de assumir algumas coisas que não eram minhas ou não deveriam mais ser minhas.

Precisei radicalizar com o "ano sem compras" para poder desautomatizar hábitos há muito arraigados, para poder enxergar o que realmente era importante, mas a maioria das pessoas não precisa chegar a tanto, basta começar a olhar a sua volta de uma forma diferente, retirando o que incomoda, retirando o que não é usado, deixando somente o essencial, coisas que também fiz durante o primeiro ano sem compras, somente esse passo de retirar as coisas ja traz bastante clareza e se torna uma constante, mesmo porque perfeição não existe.

Depois e preciso avançar para aquelas coisas que tem um apelo emocional forte e penso que é a parte mais difícil, embora não impossével, e a parte mais demorada, sendo que estava meio "estagnada"  nela e melhorei bastante nos últimos meses.

Tão fácil falar para os outros que determinado item não importa e deve ser descartado! Difícil é fazer isso quando a coisa nos pertence, dai os papéis invertem e as pessoas é que não nos entendem.

Assim, no início do caminho temos que traçar um plano mesmo que mentalmente e descobrirmos porque queremos uma vida uma mais simples e o que isso trará para nosso dia a dia.

Normalmente as pessoas que escolhem esse caminho pensam que ele é o melhor e tentam impor para as pessoas próximas o mesmo comportamento em atitude completamente incorreta. Ora, se eu decidi ser minimalista ou tem uma vida simples não quer dizer que minha família tenha obrigação de pensar da mesma forma, talvez aprendam e decidam por isso pelo exemplo, jamais pela imposição.

Seguindo esse caminho terminei por descobrir que alguns relacionamentos não valiam a pena, outros precisavam ser fortalecidos, alguns compromissos devem ser evitados e outros precisam que realmente um tempo deve ser reservado. Assim, tenho todo tipo de lixo a ser trabalhado e devagar as coisas vão ficando claras.

Ora, se a vida mais simples está sendo vivida menos dinheiro será necessário e mais tempo sobrará para ser dedicado ao que realmente se gosta e dá prazer.

Procure um caminho, tente, persevere e seja feliz!!!

11 comentários:

  1. Adorei o post, bem reflexivo.
    E duendes comedores de tampas é ótimo! rsrs
    Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também existem máquinas de lavar comedoras de pé de meia... rs... comem um único pé que some para sempre... rs... beijos

      Excluir
  2. Bah gostei dessa propaganda da máquina de lavar louças que falastes, achei bem real, que canal que passa? preciso ver...kkk

    É e sempre foi difícil resistir a uma propaganda né... a diferença é que parece que a qualidade das coisas diminuiu, reduziu a vida útil e lançam coisas com maior velocidade, parecendo a que a gente adquiriu ser da idade da pedra e se vai ver não tem 1 ano de diferença.

    Fora isso tem o círculo social em que vivemos que de uma forma ou de outra acabamos querendo ter as mesmas coisas, e tem também as coisas mais apelativas que `as vezes acabamos cedendo... um amigo postou ontem no facebook - "Supercontente, o tio querendo vender pano de prato me chamou de gurizinho... ",rs, até que ele tem cara de guri, mas gurizinho.... era pra vender mesmo..kkkk, enfim, quase comentei que era pra comprar todos..kkkkkkk, mas só ri do Joel... é uma figura. Me diz, tem como resistir num caso desses? kkkk, chega a ser diferente de uma loja porque dá a impressão que foi expontâneo..kkkk

    Quanto ao tamanho de casas, eu conheço pessoas que falam da dificuldade de manter, pois exige pagar uma pessoa no mínimo, dai as pessoas acabam querendo coisas menores. Uma professora da pós vendeu a casa dela de 600m e comprou um apto de 180m, e disse que o filho não estava se adaptando ao local menor, só que ela não estava conseguindo manter a casa grande em ordem...

    É necessário viver de acordo com as posses, é legal ter uma casarona e tal, mas tem que ter renda segura que sustente isso se não... por outro lado muito pequeno também é um stress, o ideal é uma coisa média que dê para manter.

    Minha cunhada construiu uma casa no alphaville lá no RS e perto das outras a dela parecia pequena, lá tu entra e é cada palácio e a dela era normal, 2 andares mas pequena. Hoje eu acho um tamanho ideal... e eles conseguem manter limpo, organizado quando não tá a senhora da limpeza não fica aquela cara de bagunça.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah... nem sei o canal, devo ter visto na casa de alguém, pois os canais que assisto tem pouquíssimas propagandas desses itens...

      Acho que os únicos produtos que "resistem" um tempo sem assistência técnica e em questão de tecnologia são os da apple... meu notebook comprei em 2010 e nunca precisei de assistência... tem também a tv que era panasonic e acredito estava com sete anos... precisamos observar melhor... agora, é verdade que se formos muito preocupadas certamente já teríamos achado obsoletos antes... rs

      Essa coisa de vendedor para mim é meio irritante, até havia achado o vestido semana passada, mas o vendedor começou a me chamar insistentemente de "amiiiiiiigaaaa", "darling", dizer "style" (sic iiisssttaiiooolll) que desisti da compra porque começou a me dar dor de cabeça... ainda bem que achei em outra loja sábado pela manhã....

      Casa grande ... só quem teve a experiência ... e não quero repetir ... a manutenção em geral é muito cara e não dá realmente para ficar sem empregada, eu pelo menos não teria saúde para isso... aqui no apartamento consigo fazer sozinha porque é tudo muito próxima, mas se tivesse que subir e descer escadas para cada coisinha não iria sobreviver... meu filho e minha norinha estão sobrevivendo maravilhosamente bem e aqui temos que levar em consideração a diferença de idade e o preparo físico: eles correm pra caramba, vão na academia... outra realidade!

      Excluir
  3. Ziula, fiquei refletindo sobre os objetos eletrônicos e cheguei à conclusão q o essencial pra mim hoje é só o computador.
    Ele falhou esses dias dai mandei arrumar mas não é uma opção ficar sem, pq uso pra tudo.
    Qto à TV, mas vc se arrependeu de ter comprado outra pq? Tava quebrada a antiga não é?
    A minha é um modelo mais antigo, e pega poucos canais.
    Daí eu estava esses tempos pensando em colocar uma tv nova e com tela mais fina na lista de projetos mais para frente.
    Mas após ler seu post refleti muito...puxa, mas eu não preciso de uma tv nova! Eu quase não vejo tv! Tudo q qro ver vejo pela internet mesmo, inclusive os canais que não pegam na tv.
    Assim, o que peciso de essencial mesmo é o computador e celular ...sendo q o celular não precisa ser de ultima geração. E vc falou sobre o tempo de vida util programada desses ites, ja notou q os celulares mais antigos duravam mto mais do q os novos? O meu mais novo quebrou...pra trocar a peça custava cem reais...daí estou com um bem antigo q funciona perfeitamente pra fazer e revceber chamadas e mandar msgs.
    Bjssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem computador é impossível para mim hoje em dia...
      A tv não me arrependi, só que o Pedro não acostumou para jogar, aliás acho que nem tentou muito, diz que o 3D deixa tonto e que para jogar a tela é muito grande... rs... afora isso é uma maravilha e a minha estava ruinzinha mesmo... e, mais, falei que a antiga teria que ter um uso e o Renato conseguiu achar onde ela será usada e muito...
      Se você quase não vê televisão não há porque ter uma maior ou com tela mais fina, aqui até que assistimos bastante... um pouco cada um de cada vez... rsrsrsrsrs...
      Nossa, verdade, os celulares antigos duravam muito mais!!!!

      Beijos

      Excluir
  4. Para completar o comentario anterior, então, se a sua estava quebrada teria q ser trocada mesmo não é?
    E pensando que a tv no seu caso não é só pra vc, e pra toda familia, mesmo assim se arrependeu?
    Pq lendo vi que vcs utilizam bastante, fiquei com a impressão que não foi um gasto desnecessario.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, não foi um gasto desnecessário... de maneira alguma!!! Só pensei que seria usada para jogo e não será... rs

      Beijos

      Excluir
    2. Agora entendi...não tinha entendido pq escreveu "caí nessa com a televisão".
      Esse negócio do consumo e aparências é fogo. O celular q quebrou e aquele branquinho (q eu estava qdo te encontrei), ele ja funcionava só com a bateria ligada na tomada, fora da tomada ficava no maximo umas 3, 4 horas e pifava. Mas tinha uma aparencia de novo né. Daí esse q eu estou é bem antigo (para padrões de celular, deve ter uns 5 anos), não tem tela, bem simples mesmo, mas caiu e não quebrou, bem mais resistente, esses mais novos qq coisa quebra.
      O branco qdo eu levei no conserto o rapaz disse que era comum quebrar aquela peça (esqueci o nome da peça), q qdo quebra ninguém conserta, já compra um novo. Parece q são feitos pra quebrar.

      Vou aproveitar e escrever aqui pq sempre esqueço: vi um post antigo onde vc pedia dicas de livro pro Pedro. Não sei se ele já leu Ricky Riordan...as aventuras de Percy Jackson? É mto bom, mto legal, uma amiga me emprestou e eu nessa idade vibrei rs. Indico.

      Ahahah, duendes comedores de pés de meia, rsrsrs...existem mesmo! Ontem mesmo estava intrigada pq tenho várias com um pé só, tá explicado!!

      Bjs, semana abençoada pra vcs.

      Excluir
  5. poxa, a máquina de lavar louças é minha companheira desde que casei... se ela quebrar hj amanhã compro outra! mas qto ao resto... comcordo com tudo: menos é sempre mais!
    gostei do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magali, longe de mim criticar quem gosta de máquina de lavar louça... rs... inclusive fiz a ressalva no post... certamente tenho coisas que considero essencial e para outras pessoas pode parecer supérfluo... rs...
      Apareça sempre!!!

      Excluir