quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Experiência compartilhada - orçamento sob controle ou não...

Mais um comentário, dessa vez da Keila no post "sobre compras parceladas":

"Olá!
O que me ajuda: orçamento mensal, ter uma lista das coisas que quero comprar e planejamento das contas anuais. Não adianta comprar um monte de roupas com o 13º e depois não ter dinheiro para pagar o IPVA.
Uso cartão de crédito para o que preciso comprar. Já que preciso comprar algo, faço no cartão onde posso acumular milhas. As vezes parcelo compras maiores que vão constar no orçamento dos próximos meses. E NUNCA pago somente o mínimo do cartão. É uma regra de ouro para nós.
Ah! Tenho um costume um pouco engraçado: as parcelas não podem passar de dezembro do ano atual. Detesto entrar janeiro com dívida! :)
Parece tudo muito perfeitinho, não é? Mas as vezes falha. E falha mesmo! Aí tem que analisar o que aconteceu e voltar para os trilhos. Mas se não tiver um plano fica difícil voltar para os trilhos. Planejamento é fundamental.
Bjs,
Keila"

Isso me fez lembrar de algumas vezes em que a coisa não funcionou tão perfeitamente e como é possível, quando há o efetivo controle, identificar rapidamente onde "pisamos na bola" e voltar a ter o equilíbrio com a reposição desses valores na poupança se de lá saíram para cobrir a conta ou voltar a economizar aquele valor que sequer foi para a poupança e deveria ter ido.

A provisão para pagamento de contas anuais também é necessária porque dificilmente conseguimos encaixar no salário mensal, sem parcelar, IPTU, IPVA, matrícula na escola dos filhos, material escolar, tudo isso somado às despesas das festas de final de ano e eventuais férias. 

Quanto à essas despesas anuais somente consigo pagar no início do ano, à vista e com desconto, graças ao esforço feito especificamente para esse fim durante o ano todo.

Pagar o mínimo do cartão é o primeiro passo para a insolvência considerando os juros exorbitantes cobrados, por isso falo: se não pode comprar à vista, não compre parcelado, espere e faça uma economia. Acaso precise efetivamente do bem até compre parcelado, isso é muito pessoal, mas tenha claramente delineado se isso cabe no seu orçamento mensal e evite compras por impulso.

Você faz um controle de despesas e receitas? Nesse controle estão incluídas as contas anuais?


Um comentário:

  1. Eu não tenho contas anuais pois não tenho bens. O que chega mais perto disso são as contas fixas, que pago todo mês, e sempre constam na planilha, lá no topo. Aliás, essas planilhas são feitas 6 meses antes do ano começar porque normalmente já tenho parcelas que ultrapassam o ano corrente (bendito cartão de crédito!).

    "O que me ajuda: ter uma lista das coisas que quero comprar"
    Quando puder voltar a comprar, quero fazer isso. Escrever e esperar no mínimo 1 mês. Se ainda quiser o produto, vou juntar o dinheiro pra comprá-lo. Mas como dizem, muita coisa você acaba até esquecendo o motivo de tanto querê-lo depois de algum tempo.

    Pra resumir o que tem me ajudado: todos vocês com dicas. <3
    Obrigada pela blog, Ziula.

    ResponderExcluir