quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Minha vida sem facebook...

Em 31 de agosto desse ano escrevi o post onde contei que havia desativado meu facebook e tirado o jogo das bolhas do celular: aqui.

Pois bem. Trinta dias depois venho dar notícias, mesmo porque a Carol mandou e-mail pedindo isso.

Ela pediu há dias e eu realmente não sabia o que dizer, mesmo porque não há muito a ser dito.

Confesso que baixei o joguinho novamente. Adriana é só ir no app store, buscar "jogo das bolhas" e baixar gratuitamente, não sabendo eu como faz em celulares com outro sistema. Baixei porque há situações de espera em que o tempo passa mais rápido com o joguinho, mas estou jogando muito pouco.

Quanto ao facebook não estou sentindo a menor falta e eu pensava que não poderia viver sem ele.

Uma comida diferente, check-in em todos os lugares que ia, fotos dos cachorros, relato de tudo que acontecia... eu não tinha limites! E para quem não tem limites como eu, a melhor solução é não entrar em redes sociais.

Penso também que ter uma página em rede social e não alimentar o local é outra coisa que não faz sentido, melhor não ter do que ser mero voyeur da vida das outras pessoas.

O que me incomodava mesmo é quando chegava ao trabalho ou mesmo entrava no elevador do prédio já via pessoas rindo para mim, intimamente e muitas vezes perguntando coisas sobre minha cada, minha vida e meus relacionamentos, ou seja, eu alimentava a imaginação das pessoas e elas gostavam de ser alimentadas dessa forma. Fico imaginando o que comentavam...

A sensação que eu tinha é de que eu colocava todas essas pessoas, algumas amigas e outras meras conhecidas, dentro da minha casa, participando de tudo que acontecia comigo.

Dessa forma, só posso dizer quanto ao facebook é que não estou sentindo a menor falta e, pelo menos por enquanto (considerando a dinâmica da vida e dos pensamentos), não pretendo voltar.

Sinto falta de algumas pessoas com quem convivia por lá e isso não me traz tristeza. Ora, elas sabem onde me encontrar tanto pessoalmente quanto virtualmente.

E você, qual o relacionamento que tem com a rede social?

10 comentários:

  1. "... eu não tinha limites! E para quem não tem limites como eu, a melhor solução é não entrar em redes sociais."

    Assino embaixo. Sem contar que eu me sentida obrigada a ler todo o feed, responder mensagens e participar de "discussões" que não acrescentavam nada de bom à minha vida, só desgosto.

    Eu me sinto sufocada com redes sociais (menos com o Skoob <3). Até o whatsapp, eu cancelei minha conta. E foi alívio também!

    Tenho colocado em prática que nem sempre preciso ocupar minha mente, que posso muito bem ficar em uma fila, por exemplo, apenas estando na fila. (Isso porque antes eu tinha aquela OBRIGAÇÃO de sempre ter um livro em mãos e imagina sair de casa sem um!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, a gente vai criando "manias" pela vida... e vai criando também obrigações desnecessárias como responder posts no facebook, mensagens do whats e por aí vai... viver sem isso está sendo muito bom!

      Excluir
  2. Eu gosto e em geral só tenho amigos/parentes que moram longe, fica prático para comunicação, convites etc. Não tem essa chance de encontrar com pessoas na rua sabendo dos meus assuntos porque no geral eu bloqueio colegas/conhecidos já para evitar ter que recusar convites. Esses podem me achar facilmente na cidade, então não vejo a necessidade de ter em rede social. Realmente não dá para ficar postando/manifestando toda hora, enche o saco próprio e dos outros, não faço isso e evito tópicos como política e religião para não dar confusão. Mas nem tudo é perfeito, já perdi uns três amigos virtuais por postagens que colocaram para mim, paciência. Também não eram superamigos, quem é já saberia o meu estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensava na praticidade, mas verifiquei que os parentes/amigos que realmente convivo estão no whats e enviam mensagens quando precisam e vice-versa...

      Excluir
  3. Essa intimidade que a pessoa acha que pode ter é uma coisa bem inconveniente mesmo. Mistura amigos de verdade, família, parentes, colegas de colégio, de infância, com colegas de trabalho, de aula ou pior, conhecido de conhecido.

    Uma vez no meu emprego anterior tive alguns problemas por tal rede. Entrou para trabalhar uma sobrinha do sócio e queridinha da sócia mor. Antes eles eram casados e as brigas só por Deus, uma vez fiquei numa sala com os dois e só pensava onde eu ia me enfiar pois parecia que ia rolar umas cadeiras por lá, enfim, voltando ao assunto, essa guria, nem tão guria assim, tinha se criado com eles e depois foi morar no MS e acabou retornando, dai acharam uma coisa pra ela fazer lá que era alimentar o banco de dados.

    Eu não fui com a cara dela. Tudo que tu tinha ela ia no "aiiiiiii, vc tem isso, aiiiiiiiii deve ter custado caro, aiiii bolsa disso" uma coisa tão insuportável que só o que saia do meu pensamento era um "ai", mas seco e grosso.

    Ela por ser quase uma filha para os sócios então era de aceitarem mesmo ela sendo chata pra caramba. Eu até falava normal com ela quando resolveu me achar no facebook e querer me adicionar. Recusei, e ela ficava, "te adicionei, me adiciona" e eu falei um não bem desinteressada, pra ficar menos chato disse que não usava e por isso nem adiantava adicionar. Mas claro que não colaria pois ela sabia por outras que tinha, dai uma falou "adiciona ela e bloqueia" e eu disse que bem capaz, que era só o que faltava eu não ter liberdade nem de aceitar ou recusar as pessoas, "mas ela é a sobrinha do fulano, praticamente criada pela fulana" e nada disso me intimidava, disse que então me demitissem mas eu não iria adicionar e ponto final.

    Foi a melhor coisa, parou, ela ficava meio de fofoquinhas mas era ela num canto e eu no meu. Não sei porque cargas a sócia mor queria me por numa sala só com essa guria pois achava que seria o ideal, pois ela ficaria fazendo a função dela e eu no meu que exige concentração, seria mais silencioso, o que fez outras darem uma risadinha e eu incrédula no "era só o que faltava" só fiquei pensando no quão divertido seria, mas ficou decidido isso por ela mesma, uma vez que não me perguntou se queria ou não, a sorte é que sai antes e infelizmente não tive esse prazer..rs, então uma recusa no facebook rendeu tudo isso.

    Eu só entrei nessa rede social para jogar farmville na época era um vício, depois passei pela parte de odiar exposição, para a de ficar postando coisas e locais e qualquer bobagem, hoje uso ela quase nada, olho mas eu mesma colocar, a última vez faz 15 dias, uso mais outras bobagens que poucos usam, quase ninguém vê, no facebook ficou mais um local com pouca coisa, mas mesmo assim não fico adicionando pessoas que acho que podem ficar só invejando e fuçando a vida.

    Uma colega de trabalho, de 21 anos, se sente ainda criança embora com essa idade eu era hiper mega extra responsável, até com bem menos que isso, irresponsável é uma coisa que nunca fui, mas essa guria resolve ficar falando com desconhecidos e passar telefone de outras, usar telefone de outras, usar fotos de outras, na única rede que tenho ela é meu whats de SP, dai um dia ela disse "cadê sua foto Adriana, vc me bloqueou?" e eu com o celular aquele na bolsa dizendo que não e nem estava com tempo de ver isso, ela insistiu "me bloqueou sim, não consigo ver", peguei o tal celular, mudei minha foto para uma turbina de avião, uma foto que achei muito legal aliás tirando num vôo pra poa, pegou o mar, a turbina, a asa do avião. Assim também alertei essa guria na frente do pai dela que ela estava proibida de ficar brincando com meu celular, de uma outra colega ela passou para um cara do ônibus que nem conhecia e o cara infernizando a outra, dai o pai dela também brigou com ela. Tem vezes que não dá pra dar liberdade, porque se dá...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, suas histórias reforçam minha intenção de ficar longe do facebook...

      Excluir
  4. Adriana: só rindo das tuas colegas!
    Coloquei o Whatsapp por influência daqui do blog e não durou 5 minutos. Na hora que instalei apareceram um monte de "rostinhos" que já tinha bloqueado no FB e fiquei desesperada sem conseguir achar um botão para bloquear e então desinstalei na mesma hora!!! deu crise de pânico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqueles "rostinhos" só interagem se você responder... rs

      Excluir
  5. kkkkk
    Identificação total...
    Fiz um face em fevereiro deste ano, nunca tinha me interessado antes, mas desativei menos de dois meses depois. Me estressou. Muita exposição, muita xeretação, muitos pedidos de adicionar gente que eu nunca vi na vida. Não deu...rs
    O Whatsapp eu tenho, mas com incriveis 8 contatos...rsrs.
    Prefiro dedicar o pouco tempo livre que tenho nos grupos de tradução/revisão/leitura e nas leituras em si, e nas séries e filmes on-line...Face é muito fofoqueiro e criador de intrigas...rsrsrs
    Bjo
    Samara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me sentindo mais livre para tudo... rs... e minha filha fala "nossa, não dá para levar celular, como vou fazer check in nos lugares???"... agora dou risada por não ter mais face, mas antes eu fazia check in até no banheiro... rs

      Excluir