sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Para a Joy - siga firme...

A Joy deixou o seguinte comentário:

"Eu adoro vc!!! Meu comentário talvez não tenha cabimento, mas quero muito fazê-lo. Nem sei como cheguei aqui, talvez o destino, e desde que cheguei, nunca passo mais de um dia sem ler alguma das suas postagens, mesmo que as antigas. 

Como sou "quase do ramo", vou prestar o exame da Ordem e me tornarei advogada, gostaria de alguns conselhos de Vossa Excelência. 

Ziula, me acho totalmente incapaz de um dia chegar a ser Juíza, sempre foi um sonho, mesmo que pequenino, mas sempre foi um sonho. Ocorre que este sonho começou a diminuir a partir do momento em que comecei a tentar o exame e não obtive exitos. Me formei há 3 anos e até agora ainda não passei no Exame da ordem e por conta disso, meu sonho de um dia ser Juíza, esvaiu-se. 

Sinceramente, me acho incapaz, meio burrinha sabe, na faculdade tinha que estudar muito mais, e como sempre trabalhei para pagar a faculdade, não tinha o tempo que os demais tinham pra estudar, eu perto das provas, levantava as 04h da manhã, estudava até as 06h e logo ia trabalhar, permanecendo no local de trabalho até às18h, e de lá seguia para a Faculdade de Direito. 

Minha vida sempre foi difícil, nunca nada foi fácil, tanto que como meus pais não tinham possibilidade e custear meus estudos, demorei a entrar na faculdade, pq precisava ganhar o suficiente para pagar o curso. Me formei com 31 anos de idade, hoje atualmente me encontro com 35, continuo naquela mesma empresa que na época me pagava bem pois pagava minha faculdade. 

Ocorre que o tempo está passando, estou me frustrando e o Sonho...aquele sonho de um dia tomar posse como Juíza, está indo embora, pq a idade vai chegando, o tempo vai passando e acabo me achando incapaz de estudar tanto para um dia chegar la.Poderia compartilhar comigo como fez para chegar onde está? Bjs de coração, Joy

Estava por aqui pensando... na vida nada é fácil... são muitos caminhos... muitos sacrifícios... muita energia que escolhemos onde gastamos...

Necessário se faz tirar algumas palavras do dicionário que usamos, tais como, incapaz, burrinha, difícil... porque não existem pessoas com esse perfil... todos somos capazes, temos inteligência suficiente e o difícil se torna fácil quando temos um foco.

Essa semana marquei de almoçar com a Izabel porque quase não nos vemos em casa... a coisa no trabalho está "punk"... chego às 08h00 e saio às 19h00 ou mais... reestruturação administrativa... servidores saindo... cada vez menos material humano... e por conta de tudo isso ainda extrapolei o prazo de cinquenta dias em três sentenças e isso pode gerar processo administrativo... esclarecendo que hoje resolverei as duas que faltam porque uma já fiz... e que não extrapolaram o prazo ainda tem umas vinte... rs... mais audiências, despachos, atendimento, execução... e por aí vai...

Confesso que me perdi de propósito em devaneios no parágrafo anterior... talvez para mostrar que também essa vida daqui não é fácil...

Bem, voltando ao almoço, chegamos ao restaurante e de repente entrou uma colega que é a segunda vez que encontro. Uma vez em Curitiba fomos conversando no caminho a pé para um restaurante depois de um curso e ali no restaurante ela entrando sozinha porque foi designada para quinze dias em Londrina.

Impressionante como tem pessoas que nem precisamos conhecer a fundo e já temos uma sintonia imensa. Conversamos como se fôssemos amigas de infância, a Izabel ficou encantada com a moça (bem mais nova que eu!) e até está cogitando de estudar para concurso.

Voltando novamente! Essa moça contou que trabalhava o dia todo e fazia faculdade à noite. Terminada a faculdade, trabalhava o dia todo e ainda dava aulas à noite e fazia mestrado e fez concursos durante anos e focou nesses concursos e chegou em um ponto em que determinadas matérias já eram automáticas, mas sempre "rodava" na sentença porque nunca trabalhou com isso e não achava quem corrigisse o que ela fazia, exceto esporadicamente...

Chegou em um ponto em que a família "interditou" a moça e colocou alguns dias em um sítio e sem livros e sem internet... para que depois ela voltasse renovada...

Izabel saiu encantada e a moça está feliz porque todo o esforço agora está recompensado com o exercício do cargo que sempre sonhou, a remuneração, as férias e, principalmente, as atividades diárias do trabalho que lhe causam muita felicidade.

Joy, deixe de lado os pensamentos de impossibilidade. Faça um cursinho para a OAB - meu filho só passou depois de fazer cursinho... pegue o edital do concurso que você sonha e vai "matando" um a um dos tópicos... vagarosamente até entender tudo... vá fazendo concursos e mais concursos para acostumar com pegadinhas... assista vídeos on line - no youtube há muita coisa... persista e insista... só depende de você!!!

7 comentários:

  1. Incrível a sua generosidade. Parabéns pela pessoa que você é, independentemente da função que exerce.

    ResponderExcluir
  2. Joy... concordo com a Ziula! Comece fazendo o cursinho para OAB. Passei na OAB logo após a faculdade com muita tranquilidade. Segredo: cursinho! Sempre costumo falar que até se eu não tivesse feito direito, mas tivesse feito cursinho passaria fácil na OAB, que eu aprendi mais em 3 meses de cursinho que em 5 anos de faculdade. Rs.

    Na faculdade, infelizmente somos mais novos e imaturos e, pelo menos eu, apesar de ser uma boa aluna, estudava para me "livrar" da prova, tirar nota e passar de ano. Somado a isso, os professores que são até dedicados, mas em sua maioria fraquinhos. Conto na ponta dos dedos os professores que realmente fizeram a diferença, aqueles que ensinavam, inspiravam e encantavam.

    O cursinho que fiz, era o LFG, telepresencial. Totalmente diferente dos professores da faculdade. Os professores do cursinho são muito bons, animados, inteligentes, usam de vários métodos, dinâmicas para o aprendizado. Era prazeroso ir ao cursinho. Adorava. Vale a pena entrar em um.

    Porém parei na OAB, pois em seguida fui fazer faculdade de Administração, já que tenho uma empresa familiar e escolhi estar com a família ao invés de seguir a carreira jurídica. Mas mesmo assim, advogo para "família", fazendo inventários, etc...e vez ou outra uma diligência para colegas da faculdade. Assim, o direito se tornou o plano "B".

    Para a magistratura ( e outros concursos), segundo amigos que passaram, o segredo é: cursinho direcionado para seu concurso + longos estudo diários: 8,9,10,12 horas:depende da cada um (tem gente que "absorve" mais em menor tempo), por no mínimo uns 3 anos. Tem casos raros de gente que estuda 1 ano e passa, porém, a maioria que conheço, foram no mínimo 3 anos.

    Faça também um bom curso de oratória. Vale a pena o investimento.

    Entre em fóruns de concurso, você aprende muita coisa ali.

    E o mais interessante: conforme você vai passando as fases dos concursos, o número de aprovados torna-se bem menor, os candidatos vão se conhecendo e você acaba fazendo vários amigos, que prestam o mesmos concursos, o que faz com que vocês estejam sempre se encontrando. Isso é muito bom, pois além de ter amigos no "mesmo barco", vocês estudam juntos, tiram dúvidas juntos. Isso é valioso num momento desse.

    E não desistir e tentar...e tentar e tentar... pois o caminho é sofrido, mas vale a pena.

    Beijos!
    :)

    ResponderExcluir
  3. Cursinho é uma boa mesmo. Também concordo.

    Eu na primeira vez que fiz, foi sem cursinho, passei na primeira fase e não passei na segunda. Fiquei muito preocupada com o que ia fazer e comentei pra mãe e pra ficar mais sereno o assunto disse que o Ivan também não tinha passado. Ele era um amigo desde a 3 série do colégio, ela era professora e já teve ele de aluno e só ouvi: "ele é bem teu amigo", dai mandou fazer cursinho e eu fui num e o Ivan no outro. Não que tinha só dois, devia ter uns 3. rs, mas fizemos diferente, dai passamos na primeira fase e até ai não era muita preocupação, a preocupação era rodar na outra de novo e dai com o cursinho, o que explicar..., no dia da prova, fui pegar ele com a mala de livros enchendo meu porta-malas e ele me desce com uma mala quase o dobro da minha, não sei de onde achou tal tarugo, chegou a balançar o carro ao acomodar no banco de trás, dai chegamos na puc e tinha tanta gente de mala que é uma cena pra nunca esquecer, e no fim se usa 3 livros é muito. Não sei se hoje é assim, a nossa, ou melhor, as nossas (rs) foram em 2005, na época era assim. E na segunda vez passamos. Eram provas práticas diferentes, eu tinha insistido na mesma prática da primeira que resultou no meu insucesso, ele tinha mudado por via das dúvidas. Eu tinha mais medo de me ferrar e ainda ser zoada por ele dizendo que me avisou.

    Na faculdade a gente tem uma coisa de se livrar logo mesmo como falado acima, eu pelo menos era assim. Depois que senti falta do melhor aproveitamento que tinha que ter tido, e no cursinho para a prova prática tinha um professor que falava que quando advogado, a casa dele pegou fogo, na primeira audiência foi até Santa Rosa, processo que conseguiu ganhar e o cliente recebeu e ficou com o dinheiro todo sem pagar ele, eram só desgraças que até dava pra pensar que não passar não seria tão desgraça assim... rs

    O ruim é conciliar isso com trabalho e os custos que não são com conversa que se paga. Meu irmão passou num e abdicava de bastante coisa, mas se recusava a pagar altos preços e estudou em casa comprando livros e apostilas, deu certo pra ele, pra mim nunca deu, eu preciso estar sentada com alguém falando se não nada feito e conciliar isso com trabalho é preciso muita força de vontade. mas nunca vi ninguém dizer que não valeu a pena.

    ResponderExcluir
  4. Bom ler isso pra me animar, vai ter um monte de concurso esse ano, obrigada pela força.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ziula!! O que dizer depois de tudo isso? Somente Gratidão??? pela sua existência, pelas suas palavras que foram encorajadoras, a colocação do exemplo da moça para me encorajar!!! Muti, muito grata pelas palavras. Fazia um tempinho que não vinha aqui no blog, desde que escrevi e puxa vida, fiquei muito emocionada!!!!
    Aos amigos que tb dedicaram um tempo para comentar, só tenho gratidão por vcs. Não preciso dizer o quanto chorei lendo tudo isto né e ao invés de ficar envergonhada pela minha postura de derrota, levanto a cabeça mais encorajada que nunca!!Estou muito disposta a tomar as rédeas da minha vida e começa pela Ordem! Não vou desistir, vou persistir e se eu cair, vou me levantar e tentar novamente! E após a provação na ordem, vou entrar no cursinho e tentar o meu grande sonho!!

    Amigos, muito obrigada, pessoas desconhecidas, mas que conseguem tocar no nosso coração com tanta delicadeza!!!! A vcs minha gratidão Eterna!!!
    Bjs, Joy

    ResponderExcluir