terça-feira, 21 de abril de 2015

"Jardim Secreto"... antiestresse?

Ontem fomos ao shopping: lanchar, encomendar óculos de grau e comprar um livro de direito de família para a prova que a Izabel vai fazer.

Chegando na livraria mostrei para meus filhos um senhor de seus oitenta anos e observei que era um dos maiores advogados criminalistas de Londrina.

Não conseguíamos concluir qual livro comprar e me dirigi a tal senhor.

- Professor, boa noite! O que é melhor Washington de Barros Monteiro ou Caio Mário da Silva Pereira?

- Bem, os dois estão mortos e os livros estão sendo atualizados por outras pessoas, mas continuam ótimos. Washington mais didático e Caio Mário mais consistente.

Ele fez faculdade na década de 60 e eu na década de 80 e em pleno 2014 estamos falando dos mesmos autores... não é pura nostalgia! É qualidade técnica!

Ele lembrou de mim. Já fizemos audiência em Cornélio. Recordou inclusive meu nome. Foi um ótimo reencontro e um belíssimo exemplo. Ouvir ele dizer para a gente que no direito precisamos estudar para sempre e que ainda trabalha tendo pego um caso novo e estava na livraria a procurar doutrina. Lindo! Hoje em dia é tudo "control c" "control v"... encontrar alguém procurando livros é maravilhoso!

Pois bem. Comprei o livro da Izabel e aproveitei para comprar o famoso e comentadíssimo antiestresse "Jardim Secreto" acompanhado de uma linda caixa de cor faber castell com doze lápis. Izabel reclamou porque seria meu presente de Dia das Mães. Ponderei que ela poderia dar outro do mesmo estilo.
 
 

Cheguei em casa. Arrumei a mesa para "pintar" e comecei... Pensem numa pessoa que não diz palavrões, ou melhor, quase não os diz, dizendo impropérios e agradecendo não ter ganho o tal livro de presente.

Desenhos lindos! Lindos! Em preto e branco! Comecei a pintar e começou a ficar horrível. Perfeccionista que sou comecei a ficar irritada.

Pedacinhos pequenos que devem ser coloridos. Lápis que não tem a ponta nem a consistência necessária para pintar. Papel horrível de pintar que não deixa sobressair a cor. ESTRESSEI... rs... e o que era para relaxar virou um pesadelo.

Ok! Pode ser total falta de talento! Não tenho dom para essas coisas pequeninas, nem mesmo bordados pequeninos, nem qualquer coisa que precise ser pequenina para fazer, por exemplo, bijouterias...

Então, se você tem paciência de Jó, algum talento e muita, muita paciência, aceita não fazer uma obra de arte, não é detalhista, não surta quando pinta fora do desenhinho... o livro é para você!!!

Para mim... se isso é terapia... décadas passarão até que eu veja algum resultado... rs... coisa chata do caramba!

E depois desse discurso todo... fiquei até uma da manhã pintando e não conseguia parar... esse livro deveria vir com tarja preta "proibido para pessoas compulsivas"...

6 comentários:

  1. ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM PENSA COMO EU!!!
    Dar um livrinho desses para um perfeccionista é tortura!!!
    Eu sempre falei isso, mas meus amigos riram de mim. /:
    Que bom que você entende!
    Adorei o blog, btw!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hahahaha também achei a ideia péssima, mas já tive aulas de aquarela e óleo, então acho pueril isso daí.
    Mas, tenta usar lápis de cor aquarelável, que pelo menos dá para misturar mais as cores. A qualidade do lápis pode estar influenciando no resultado...

    ResponderExcluir
  3. A compra deste livro está no meu planejamento para o próximo mês. Depois de suas colocações vou repensar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk adorei a opinião. e foi assim que decidi que não quero um desses, mas minha mãe vai ganhar no dia das mães!

    ResponderExcluir
  5. Dentre esses livros eu me entendia melhor com Caio Mario, mas os professores gostavam muito da Maria Helena Diniz, era ela e Silvio Rodrigues. Mas estranho direito de família no início da faculdade, no meu tempo era mais para o final, mas também eram 6 anos, hoje é só 5, uma sacanagem pra quem fez 6!!

    Mas te irritaste a toa no livro de pintura!! E até que ficaram direitinho... rs

    Eu já tinha ouvido falar em alguma coisa de livro de colorir para adultos mas não sabia que era tão detalhado. Mas lápis de 12 cores?? Eu quando criança odiava esses de 12 cores, tinha que ser 36, 48... e quando adulta mas uns quase 10 anos mais jovem, muito pintava com o filho da nossa ex-empregada, ou com as revistas que a mãe comprava pra ele colorir ou que eu pegava desenhos da internet, afinal sou mais mão de vaca e dai tinha todos tipos de homem aranha e super heróis que ele gostava, e usava os restos dos meus lápis rolando das gavetas, pra ele a mãe comprava novo, mas mesmo assim não eram bonitos como os de antigamente e no fim ele acabava usando os meus também, pois tinha mais variedade, mas não me irritava com detalhes não, se bem que esse livro ai é cheio de coisinha pequena né, talvez ele possa causar uma irritação e depois calmar de vez.. vai saber? Já testou mais?

    Eu acho que ia me irritar com tanta coisa pra pintar numa folha só e tudo pequenininho, mas talvez com uma continuidade fosse sendo uma coisa de tirar o stress, uma folhinha por vez...rs

    Também sou pouco talentosa, na aula de educação artistica no colégio tinha que fazer ponto cruz e só enrolava, dai levava pra terminar em casa, na outra aula a professora elogiava. O segredo é que eu dava pra mãe fazer...rs, quando a professora descobriu me deixou de recuperação, era eu e um guri em recuperação, ele pelas faltas, ou seja, todas as outras passaram nos ponto cruz, já eu...

    ResponderExcluir
  6. Querida, faz tempo que não venho aqui e lendo esse seu post, morri de rir kkkkkk. A minha opinião sobre esses livros, é que é uma verdadeira loucura, não é antistress, é modinha. Cada qual deve procurar o seu jeito de relaxar, eu por exemplo me vi em vc, não conseguiria pintar, nunca tive jeito pra fazer desenhos, desde a escola. Agora me coloca dentro de uma academia, ou em algum lugar pra correr, volto como se tivesse feito horas de meditação, completamente relaxada e ao mesmo tempo com pique pra fazer mil e umas coisas.

    Bjos minha Juiza predileta.

    ResponderExcluir